FestivalMúsica de câmaraMúsica sinfônicaProgramaçãoRio Grande do Sul

Violoncelistas rumo ao sul

Porto Alegre sedia 17º Encontro de Violoncelos do RS, cuja abertura ocorre no dia 27 de junho.

 

O segundo Ecarta Musical de junho, no dia 27, é especial: marca a abertura do 17º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, que prossegue até 5 de julho em Porto Alegre, e conta com a parceria da Fundação Ecarta. No recital de sábado, a flautista Fabiane Oliveira e o violoncelista Neemias Santos prestam homenagem aos compositores J. S. Bach ( order reminyl medication Sonata em mi menor, BWV 1034, para flauta e basso, e Suíte n. 1 para violoncelo solo), F. Danzi (Três duetos para flauta e violoncelo, Op. 64) e H. Villa-Lobos (Assobio a jato, para flauta e violoncelo). O recital realiza-se na sede da Fundação Ecarta, às 18h, com entrada franca.

 

Sobre os músicos

Fabiane Oliveira, bacharel em Flauta pela UFRGS (2003), é uma instrumentista versátil e passeia por diversos estilos musicais. Impressiona pelo virtuosismo no chorinho, pela clareza no erudito e pelo refinamento e pela musicalidade no jazz e na MPB. De 2003 a 2005 atuou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob a regência de maestros como Issac Karabtchevsky, Giuseppe Marotta e Kyiotaka Teraoka. Em 2005, foi contemplada com uma bolsa do governo suíço para especialização em flauta e piccolo no Conservatório de Lucerna. Como camerista, já se apresentou na Europa e em diversas cidades brasileiras, colaborando com músicos de vários estilos e em diferentes combinações instrumentais.

Order Neemias Silva Santos é bacharel em Violoncelo pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Violoncelo pela Pensylvania State University (EUA). Em 2003, a convite da Fundação Ernst Widmer, participou da turnê Inspiration Brasil por toda a Suíça como violoncelista e arranjador. Em 2005 e 2006, estudou na Suíça. Foi violoncelo principal convidado da Altoona Symphony, nos Estados Unidos. Trabalhou também como violoncelo coprincipal da Pennsylvania Centre Orchestra. O violoncelista também desenvolve um extenso e diversificado trabalho como compositor e arranjador.

A colaboração entre Fabiane e Neemias existe há mais de uma década. Eles já se apresentaram em países da América do Sul e da Europa, participaram da produção de discos e gravaram para muitos outros artistas. O primeiro CD da dupla será gravado este ano.

Neemias Santos e Fabiane Oliveira (foto de Carla Ruaro)
Neemias Santos e Fabiane Oliveira (foto de Carla Ruaro)

 

heital Sobre 17º Encontro de Violoncelos do RS

O Encontro de Violoncelos do RS, realizado anualmente desde 1999, é coordenado pela professora de Violoncelo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Milene Aliverti, e visa possibilitar o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais com docentes que são referência no instrumento. Os mestres convidados, além de Milene, são David Evenchick (EUA), Dennis Parker (EUA), Cheap Hans Twitchell (EUA/BR) e Romina Monsanto (Venezuela). Além das aulas, os participantes terão a oportunidade de tocar na Orquestra de Violoncelos, que fará o concerto de encerramento, no dia 5 de julho. Informações e inscrições pelo e-mail encontrocellos@ufrgs.br.

 

Confira a programação completa do Encontro de Violoncelos (mais detalhes na fanpage do evento no Facebook):

27 de junho

18h – Recital de abertura – Fabiane de Oliveira (flauta) e Neemias Santos (violoncelo) – Fundação Ecarta

20h – Concerto de abertura – Orquestra de Câmara Theatro São Pedro – Theatro São Pedro (solistas: Dennis Parker, Ney Fialkov e Moisés Cunha)

 

Pills 28 de junho

18h – Concerto de abertura – Orquestra de Câmara Theatro São Pedro – Theatro São Pedro (solistas: Dennis Parker, Ney Fialkov e Moisés Cunha)

 

29 de junho

9h – Início das aulas – Salão de Atos da PUC-RS

20h – Concerto com a Orquestra Jovem do RS – Salão de Atos da PUC-RS

 

purchase feldene 20mg 30 de junho

20h – Recital do professor Hans Twitchell – Instituto de Artes da UFRGS

 

1º de julho

12h30 – Recital Quatricelli – Theatro São Pedro

 

2 de julho

20h – Recital Talentos da Terra com Trio Knob-Sell-Mayer – Instituto de Artes da UFRGS

 

3 de julho

19h – Recital de Alunos do 17º Encontro de Violoncelos do RS – Instituto de Artes da UFRGS

 

4 de julho Buy

20h – Recital das Orquestras de Violoncelo do 17º Encontro de Violoncelos do RS – Salão de Atos da PUC-RS

 

5 de julho

11h – Recital Duo Santoro – Instituto Ling

18h – Concerto de encerramento – Orquestra do 17º Encontro e Orquestra Filarmônica da PUC-RS – Salão de Atos da PUC-RS (solista: Romina Monsanto)

 
sale mentat

SERVIÇO:

 

Recital de abertura do 17º Encontro de Violoncelos do RS

Fabiane Oliveira, flauta

Neemias Santos, violoncelo

 

27 de junho, sábado, às 18h

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre. Tel.: 51 4009-2970)

Entrada franca

}

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.