Curso / EncontroLateralProgramaçãoRio de Janeiro

VI Semana do Violino no Municipal RJ

Produzido e dirigido por Ayran Nicodemo e pelo Coletivo EMMA, o evento é dedicado à cultura do violino no Brasil, reunindo, ao longo da semana, homenagem ao compositor H. Villa-Lobos, lançamento da nova edição do método de violino ‘Dont op. 37’, e ainda contará com a participação de artistas como Maria Helena de Andrade, Camerata de Cordas Villa Lobos, Ágora Trio, Jonas Hocherman Septeto, Beth Dau, Trio Viramundo, dentre outros. Com o tema ‘Culturas Brasileiras’, o festival deste ano traz em todos os concertos obras de compositores brasileiros!

A já tradicional Semana do Violino realiza sua 6ª edição em 2019, de forma ininterrupta e sempre com o foco na literatura do violino. Muitos dos principais violinistas e artistas da música de concerto da atualidade já se apresentaram em outras edições, e vários retornam a este evento que celebra o fazer e a reflexão artística, através de concertos e palestras. O festival já se firma como referência na divulgação e construção da tradição na música de concerto do cenário brasileiro.

No dia 1º de outubro, a grande abertura será uma homenagem ao nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos! Com um trio de voz, violino e piano, formado por Alice Árabe, Ayran Nicodemo e Maria Helena de Andrade, o grupo fará jus à memória deste grande artista, que há exatos 60 anos finalizou sua obra, mas que até hoje nos toca arrebatadoramente, amazonicamente!

No dia 2, a Camerata de Cordas Villa Lobos, tutelada pelo renomado professor e violinista Paulo Bosísio, apresenta um repertório para grupo de 6 violinos, que vai desde o barroco aos dias atuais!

No dia 3, às 17h, o professor Ayran Nicodemo nos brinda com a palestra ‘Parâmetros do bom violinismo’, e logo em seguida, às 18h, o lançamento do EP ‘Livro de Cabeceira’, trabalho no qual o Septeto Jonas Hocherman convida a incrível cantora Beth Dau.

No dia 4, a palestra ‘Concentração e organização do estudo’ desfaz mitos e elucida questões tão importantes aos profissionais e alunos de música, ministrada por Nicodemo, também às 17h. E no concerto logo em seguida, o Ágora Trio, formação rara de 2 violinos e viola, traz um repertório totalmente novo, com obras dos compositores do Grupo Prelúdio 21.

E para o grande encerramento, no sábado dia 5, o Trio Viramundo formado por violino, violão flamenco-brasileiro e percussões, propõe demolir quaisquer fronteiras musicais entre o Brasil e a música cigana europeia. Com um repertório que vai de Brahms e o folclore cigano que tanto influenciou sua obra, à música e aos ritmos brasileiros!

Todos os concertos têm início às 18h, e o ingresso dá direito à palestra e ao concerto daquele dia. Há 10 cortesias diariamente para alunos de escolas públicas e escolas de música. Uma excelente forma de defender, perpetuar e tornar acessível a cultura de concerto a toda a população carioca.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01 de outubro – terça feira

Às 18h: Homenagem a Villa Lobos
– Alice Árabe (soprano)
– Maria Helena de Andrade (piano)
– Ayran Nicodemo (violino)

Dia 02 de outubro – quarta feira

Às 18h: Camerata de Cordas Villa Lobos
– Coordenador: Paulo Bosísio

Dia 03 de outubro – quinta feira

Às 17h: Palestra: ‘Parâmetros do bom violinismo’
– Ayran Nicodemo

Às 18h: Septeto Jonas Hocherman convida Beth Dau
– Violinos: Karin Verthein e Ayran Nicodemo
– Viola: Tina Verneck
– Cello: Maria Clara Valle
– Baixo: Mayo Pamplona
– Trombone: Jonas Hocherman
– Sax: Yuri Villar

Dia 04 de outubro – sexta feira

Às 17h: Palestra: ‘Concentração e organização do estudo’
– Ayran Nicodemo

Às 18h: Ágora Trio
– Violinos: Ayran Nicodemo e Talita Vieira
– Viola: Ana Luíza Lopes

Dia 05 de outubro – sábado

Às 18h: Trio Viramundo
– Violino: Ayran Nicodemo
– Violão: Luciano Camara
– Percussão: Gilberto Giba
 

SERVIÇO

De 01/10 a 05/10 – 6ª Semana do Violino – ‘Culturas Brasileiras’

Theatro Municipal RJ – Sala Mario Tavares (Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro –  Rio – 2332 9191)

Horários dos concertos: sempre às 18h.

Informações: Ingressos à venda na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Um ingresso dá direito tanto à palestra quanto ao concerto do mesmo dia.

 
Ingressos: R$20,00 (meia-entrada R$10,00)

Na bilheteria do Theatro
Classificação livre

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.