FestivalMúsica de câmaraNotíciaProgramaçãoRio de Janeiro

Uma semana para quem gosta de violino

De 22 e 28 de junho, no TMRJ, palestras e concertos diários com violino no lugar central.

 

Uma semana inteira com palestras e concertos realizados por violinistas. Assim é a proposta da II Semana do Violino, que ocorre de 22 de 28 de junho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A produção e a direção artística são do violinista Ayran Nicodemo (na foto do post), que também integra a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.

Este ano, o evento vai se debruçar sobre o gênero sonata, cujo processo de nascimento e transformação se deu muito próximo ao desenvolvimento do repertório violinístico. O evento vai traçar um breve panorama das histórias da música e do violino, começando com os compositores barrocos até a ampliação dos horizontes por Ludwig van Beethoven, a consolidação do Romantismo com Niccolò Paganini, Felix Mendelssohn e Johannes Brahms, e finalmente em seus desdobramentos, aqui no Brasil, com Leopoldo Miguez, Ernst Mahle, César Guerra-Peixe e Heitor Villa-Lobos.

Os encontros ocorrerão diariamente no Teatro B, no Prédio Anexo, com ingressos a R$ 10, oferecendo concertos precedidos por palestras de uma hora ministradas por compositores e intérpretes como Paulo Bosísio, Paulo Dantas Cheap , Ricardo Amado, Pills Luís Otávio Santos Order , Edson Queiroz, Leonardo Lacerda e Adonhiran Reis.

“A Semana do Violino possui dois objetivos muito bem definidos: promover a cultura violinística e aproximá-la do dia a dia das pessoas. E é com o foco didático que as palestras antes de cada concerto têm sua razão de ser. É necessário compartilhar seu universo, seu contexto, concomitantemente à prática musical, permitindo assim que os cariocas possam usufruir e se apropriar do tesouro que é este patrimônio secular da humanidade”, declara o produtor Nicodemo. O projeto foi viabilizado por crowdfunding pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria.

 

Programação intensa

No dia 22, segunda-feira, a programação musical começa com as intensas e pouco executadas sonatas Desesperance, de Villa-Lobos, por Ricardo Amado (violino) e Flávio Augusto (piano). Na terça, dia 23, o concerto de Leonardo Lacerda (violino) e Celso Faria (violão) trará sonatas escritas para estes dois instrumentos, enquanto na quarta, dia 24, o Duo Queiroz Gazire (formado pelo violinista Edson Queiroz e pela pianista Valéria Gazire) interpreta a integral das três sonatas do grande mestre do Romantismo, Mendelssohn. Na quinta, dia 25, o violinista Adonhiran Reis e a pianista Kátia Baloussier executam sonatas de Leopoldo Miguez e César Guerra-Peixe, além de algumas peças do violinista brasileiro Manuel Joaquim de Macedo. Na sexta, Paulo Bosísio (violino) e Order Flávio Augusto (piano) apresentam as arrebatadoras e apaixonantes sonatas de Brahms, auge do Romantismo alemão. No sábado, dia 27, Luís Otávio Santos e João Rival executarão as sonatas barrocas com cravo e violino barroco, instrumentos de época que possui diferenças significativas em relação ao violino moderno. No domingo, dia 28, o Duo Stretto (composto por Ayran Nicodemo e Pablo Panaro) interpreta duas das mais conhecidas sonatas de Beethoven, a Sonata Primavera e a famosa A Kreutzer.

 

http://convergente.pt/buy-kamagra-in-australia/ SERVIÇO:

 

II Semana do Violino

De 22 a 27 de junho: palestra às 19h, concerto às 20h

chinese viagra 50 mg Cheap online Dia 28 de junho: palestra às 17h, concerto às 18h

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Teatro B – Prédio Anexo (Praça Floriano, s/nº, Centro – Rio de Janeiro. Acesso pelo Boulevard da Avenida Treze de Maio. Tel.: 21 2332-9191)

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 22 de junho:

Palestra: Professor Paulo Dantas

Concerto: Ricardo Amado e Flávio Augusto – Villa-Lobos e Grieg

 

Dia 23 de junho:

Palestra: Ricardo Amado

Concerto: Leonardo Lacerda e Celso Faria – violino e violão

 

Dia 24 de junho:

Palestra: Leonardo Lacerda

Concerto: Duo Queiroz Gazire (Edson Queiroz e Valéria Gazire) – Felix Mendelssohn

 

Dia 25 de junho:

Palestra: Edson Queiroz

Concerto: Adonhiran Reis e Kátia Baloussier – Leopoldo Miguez, César Guerra-Peixe, Manuel Joaquim de Macedo

 

Dia 26 de junho:

Palestra: Adonhiran Reis

Concerto: Paulo Bosísio e Flávio Augusto – Johannes Brahms

 

Dia 27 de junho:

Palestra: Paulo Bosísio

Concerto: Luís Otávio Santos e João Rival – Sonatas Barrocas

 

Dia 28 de junho:

Palestra: Luís Otávio Santos

Concerto: Duo Stretto (Ayran Nicodemo e Pablo Panaro) – Beethoven

 

Ingressos a R$ 10, à venda na Bilheteria, no site Ingresso.com ou pelo telefone (21) 4003-2330

Classificação etária 5 anos

Capacidade: 159 lugares

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);}

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.