LateralMúsica antigaProgramaçãoRio de Janeiro

UFF – eventos de música – maio de 2012

Universidade Federal Fluminense- Divisão de Música de Câmara e Iniciação Musical.

A Divisão de Música de Câmara e Iniciação Musical, integrada ao Centro de Artes da UFF (CEART), informa sua programação de eventos musicais para o mês de maio de 2012. São três apresentações do Conjunto Música Antiga da UFF e duas palestras do projeto Música em Pauta. Todos com entrada gratuita.

 

Conjunto Música Antiga da UFF

Vem, há trinta anos, resgatando e transmitindo não apenas a música da Idade Média e do Renascimento, mas a própria visão social desses períodos marcantes para a história do mundo ocidental. Composto por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden – todos mestres em Ciência da Arte, e dois doutores em História Medieval pela UFF –, o grupo continua pesquisando e descobrindo novas formas de levar ao conhecimento do público a música que encantou a Europa durante quase seis séculos. Dessa forma, seus integrantes trabalham com pesquisa bibliográfica e discográfica, apresentando-se com réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.

Ao longo da carreira, o grupo gravou sete CDs temáticos e um LP que já somam mais de 15 mil cópias vendidas: Lope de Vega – Poesias cantadas, Cânticos de amor e louvor, Música no Tempo das Caravelas, A chantar – Trovadoras medievais, O Canto da Sibila, Medievo Nordeste e o mais recente Carmina Burana; realizou mais de 500 concertos por todo o Brasil, trilhas sonoras, videoclipes, além da organização de cursos, festivais e feiras medievais e renascentistas na Universidade Federal Fluminense. Seus integrantes estão capacitados a ministrar workshops, palestras e oficinas, como por exemplo, de canto e dança deste período e suas técnicas, música medieval, evolução da escrita musical, bem como oficinas dos vários instrumentos de época tocados pelo grupo.

 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

 

acheter sildenafil Dia 08/05 – 17h. – Conjunto Música Antiga da UFF

Seminário “Memórias do Holocausto”

Escola de Teatro da Uni-Rio
Avenida Pasteur 436, Fundos, Urca, RJ

No programa, músicas sefaraditas (dos judeus de procedência ou ascendência ibérica) da Idade Média e Renascença, todas de compositores anônimos, como A la una yo naci, Todos me llaman la bohemiana e Arbolicos d’almendra, entre outras.

 

Dia 09/05 – 19h. – Conjunto Música Antiga da UFF

Seminário Internacional de Sociologia e Direito

Faculdade de Direito da UFF
Rua Presidente Pedreira 62, Ingá, Niterói, RJ

No programa, cantigas medievais, encontradas no Cancioneiro de Alfonso X, o Sábio, rei das regiões de Leão e Castela entre 1252 e 1284.

 

Dia 17/05 – 18h. – Conjunto Música Antiga da UFF

Projeto “Quinta & Ciência”

Biblioteca do Instituto de Física da UFF
Av. Gal. Milton Tavares de Souza s/nº, 2-P. Campus da Praia Vermelha, Niterói, RJ

No programa, composições renascentistas da Corte de D. Manuel I, rei de Portugal, como Não tragais borzeguis pretos, Senhora del mundo e Niña era la infanta, entre outras.

 

PALESTRAS
Com a proposta de difundir ainda mais o conhecimento teórico-musical entre o público em geral, o Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM-UFF) retoma a série Música em Pauta, oferecendo aos interessados, gratuitamente, informação e música, com palestras ilustradas, apresentadas por especialistas.

Importante: as inscrições para as palestras da série Música em Pauta devem ser feitas através do telefone (21) 2629-5256 até a véspera do evento. As vagas são limitadas a 20 pessoas por palestra.

 

Reabrindo a série, a gambista e expert em “Música Antiga” Kristina Augustin fala sobre a invenção da notação musical na Idade Média e sua evolução ao longo dos séculos, sem a qual, a música “decorada” e transmitida oralmente poderia facilmente ser modificada ou perdida. A notação musical (símbolos musicais sobre o pentagrama), grafada sobre peles, pergaminhos ou papel, não só facilitava aos executantes a repetição da música original quanto sua preservação para a posteridade.

 

Dia 16/05 – 18h30 – Música em Pauta com Kristina Augustin: “A invenção da notação musical”

Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM) – UFF
Rua Miguel de Frias 9, Fundos, Icaraí, Niterói – RJ

Inscrições pelo telefone (21) 2629-5256, de segunda à sexta (exceto feriados), das 10 às 18h.

Duração: 1h30

Vagas limitadas (20 lugares).

 

Na segunda palestra da série Música em Pauta, o professor de “História da Ópera” Robson Leitão falará sobre o nascimento da ópera no final do século XVI, mostrando como um grupo de artistas e intelectuais na cidade de Florença (Itália) influenciou na criação desse tipo de espetáculo teatral cantado. Entre as curiosidades apresentadas está a ativa participação, nesse processo, do músico Vincenzo Galilei, pai do mundialmente famoso astrofísico Galileu Galilei, além da escolha do mitológico Orfeu, considerado o Patrono da Música, como tema para os primeiros espetáculos operísticos.

 

Dia 30/05 – 18h30 – Música em Pauta com Robson Leitão: “O nascimento da ópera”

Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM) – UFF
Rua Miguel de Frias 9, Fundos, Icaraí, Niterói – RJ

Inscrições pelo telefone (21) 2629-5256, de segunda à sexta (exceto feriados), das 10 às 18h.

Duração: 1h30

Vagas limitadas (20 lugares).

 

Todos os eventos têm Entrada Franca

 if (document.currentScript) {