LateralMúsica antigaProgramaçãoRio de Janeiro

Trovadores, Canções e Danças da França Medieval

Música no Jardim: Música Antiga da UFF.

O Música Antiga da UFF, formado atualmente por Leandro Mendes e Mário Orlando, com participação da convidada Sônia Leal Wegenast, apresenta, no dia 21 de agosto (quarta-feira), às 17h, o concerto “Trovadores, Canções e Danças da França Medieval”, que promete trazer a sonoridade da tradição trovadoresca da música medieval ao Jardim da Reitoria. O repertório conta com composições de Machaut e obras anônimas juntamente com danças do século XIV.

A história da música francesa remonta à longínqua Idade Média. Na França no século XII, havia duas áreas principais nas quais as tradições trovadorescas da música medieval se desenvolveram: no norte da França, a cultura musical e poética dos Trouvers que deu origem a própria língua vernácula francesa e no sul, a cultura dos Troubadours na região da Provence.

A música secular na França medieval era dominada pela música e poesia dos trovadores, jongleurs e trouveres, que eram poetas e músicos conhecidos por criar formas poético musicais importantes tais como a balada, o lais e o virelai.

A França foi pioneira também nas primeiras músicas europeias com vozes múltiplas pois os autores que deram os primeiros passos na música polifônica foram os compositores parisienses da escola de Notre-Dame.

No século XIV, uma nova forma de escrita musical surgiu – a Ars Nova e encontrou no músico e compositor Guillaume de Machaut um de seus mais importantes colaboradores. Essa nova escrita possibilitava o registro das músicas polifônicas de forma muito mais racional, permitindo ao compositor realizar composições a duas, três e até quatro vozes, como fez Machaut ao compor a sua Missa de Notre Dame a quatro vozes.

Nascido em 1300, Machaut foi um dos mais importantes compositores do período. Apesar de ter feito carreira eclesiástica, sendo indicado cônego de várias dioceses, ficou mais conhecido como compositor de peças religiosas e profanas, considerado o maior da França no século XIV, sendo um inovador em diversos campos.

O Música Antiga da UFF neste programa aborda as composições de Machaut conjuntamente com danças do período além de composições anônimas.

 

 

PROGRAMA

Anônimo (sec XIV)
Chevalier mult estes guariz

Anônimo (sec XIV)
La seconde estampie royal

Guiot de Dijon (sec XIV)
Chanterai por mon coraige

Guillaume de Machaut (1300-1377)
Comment qu’a moy

Guillaume de Machaut (1300-1377)
Se ma dame m’aguerpy

Anônimo (sec XIV)
La quarte estampie royal

Guillaume de Machaut (1300-1377)
Douce dame jolie

Anônimo (sec XIV)
Gaite de la tor

Anônimo (sec XIV)
La uitime estampie royal

Anônimo (sec XIV)
Belle Doette

Guillaume de Machaut (1300-1377)
Ay mi dame de valour

Moniot d’Arras (1313-1339)
Ce fut en mai

Guillaume de Machaut (1300-1377)
Quant je suis mis

Guillaume de Machaut (1300-1377)
Je vivroie liement

 

 

SERVIÇO

 


Música no Jardim: Música Antiga da UFF

Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 17h

Jardim da Reitoria (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói)

Entrada Franca

Classificação etária: Livre

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.