CantoMúsica sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

TMRJ apresenta o “RA�quiem” de Verdi

Com regA?ncia de Jacques DelacA?te, concerto tem Coro e Orquestra do TMRJ, e os solistas Daniella Carvalho, Ana LA?cia Benedetti, Paulo Mandarino e Carlos Eduardo Marcos.

 

Compositor notA?rio por suas A?peras inesquecA�veis (como La Traviata, AA�da e Rigoletto, entre outras), o italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) tambA�m escreveu uma missa de rA�quiem. Composto em 1869, consta que a obra teve sua apresentaA�A?o cancelada no A?ltimo minuto, sendo montada apenas em 1874, em MilA?o.

O RA�quiem para solistas, coro e orquestra, de Verdi, A� a obra que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro leva A� cena no dia 30 de abril, A�s 16h. O espetA?culo tem a participaA�A?o de Coro e Orquestra SinfA?nica do TMRJ, e solistas convidados: a soprano Daniella Carvalho, a mezzo-soprano Ana LA?cia Benedetti, o tenor prilosec otc costco price Paulo Mandarino e o baixo Carlos Eduardo Marcos, todos sob a regA?ncia do maestro Jacques DelacA?te.

“No RA�quiem, encontramos mA?sica de grande intensidade, prA?pria de um compositor que passou a vida revelando o sentido dramA?tico das palavras. O texto do RA�quiem A� o libreto para o qual o compositor criou uma mA?sica poderosa que, assim como suas A?peras, nA?o encontra paralelo em nenhum outro compositor italiano do mesmo perA�odo. Verdi assume, portanto, o protagonismo tambA�m na mA?sica sacra e reina praticamente sozinho, mesmo em terreno onde produziu tA?o pouco”, comenta o diretor artA�stico do Theatro Municipal, AndrA� Cardoso.

 

Sobre a obra

Apresentado pela primeira vez em 22 de maio de 1874, o RA�quiem foi criado para marcar o primeiro aniversA?rio de morte do poeta e romancista Alessandro Manzoni, por quem Verdi nutria grande admiraA�A?o. Obra da maturidade de Verdi, a peA�a se vale de ritmos vigorosos, melodias sublimes e grandes contrastes dramA?ticos, com uma escrita de imensa qualidade. Sucesso imediato em diversos lugares onde foi apresentado, desde a sua estreia, quando regido pelo prA?prio compositor, na Igreja de SA?o Marcos, em MilA?o. O RA�quiem de Manzoni, como a obra tambA�m ficou conhecida, traz uma versA?o do Libera me que teria sido originalmente composta para o compositor Gioachino Rossini, morto em 1868. Verdi sugeriu a vA?rios compositores uma criaA�A?o conjunta de um rA�quiem para o mestre. Para si, tomou o Libera me para desenvolver. No ano seguinte, uma missa para Rossini foi composta por treze profissionais e sua estreia marcada para o primeiro aniversA?rio de morte do mestre. PorA�m, a quatro dias da estreia, o comitA? organizador abandonou o projeto e a obra caiu no esquecimento. Com a morte de Manzoni, ele decide compor um rA�quiem. Desta vez, o faz sozinho e utiliza versA?o do seu Libera me.

 

Sobre os solistas

Daniella Carvalho Purchase , soprano
“Voz de vinho escuro e expressivo… presenA�a de palco inesquecA�vel”. Daniella A� mestre e bacharel em canto pela Manhattan School of Music e se apresentou em palcos na ItA?lia, A?ustria, Estados Unidos e Brasil. Recentemente, interpretou Suzel em L’Amico Fritz, Suor Angelica e Madama Butterfly Cheap A�com a Miami Lyric Opera, Mimi e Tosca com a SinfA?nica de Sergipe. Foi solista na Misa Azteca, de Gonzalez, no Carnegie Hall, e cantou a Sinfonia Mata AtlA?ntica, de Ricardo Tacuchian, com a Orquestra SinfA?nica Brasileira. Performances anteriores incluem Gretel, Nedda, Micaela, Condessa, Donna Elvira, Cora Lee (Bake Shop Ghost), Pure Maud (Maud Powell), Giggly Girl (FA?bulas de Esopo), Belinda (Dido and Aeneas) e Geraldine (A Hand of Bridge). Estreou em New York como vencedora do Artist International Competition at Weill Hall. Seu repertA?rio inclui obras raras como Luonnotar, de Sibelius, Songs of a Wayfarer, de Mahler, VerA?o de 1915, de Barber, Cantata, de Strawinsky, Rejoice in the Lamb, de Britten, entre outras

Ana Lucia Benedetti, mezzo-soprano
Vencedora do 1A? lugar no 9A? Concurso de Canto Maria Callas (2009), do prA?mio Melhor Voz Feminina no IV Concurso EstA�mulo para Cantores LA�ricos Carlos Gomes (2011), 3A? lugar no Concurso Internacional de Canto Bidu SayA?o (2011) e finalista do VI Concurso de InterpretaA�A?o da CanA�A?o de CA?mara Brasileira (2004). Debutou como Ulrica em Un Ballo in Maschera no PalA?cio das Artes de Belo Horizonte (2013), como Lola em Cavalleria Rusticana no Theatro SA?o Pedro (2009) e, em 2014, estreou no Theatro Municipal de SA?o Paulo como InA?s em Il Trovatore online . Cantou na SA�rie Tucca de Concertos a�� Sinfonia n. 9, de Beethoven (Sala SA?o Paulo), Homenagem a Maria Callas (Theatro SA?o Pedro), OratA?rio de Natal, de C. Saint-SA�ens (Sala SA?o Paulo). Natural de SA?o Paulo, estudou piano no ConservatA?rio Ars et Scientia e A� bacharel em Canto pela Faculdade Mozarteum na classe de Francisco Campos Neto. Estudou tambA�m com Hildalea Gaidzakian, Marcos Thadeu e Regina Elena Mesquita. Atualmente A� orientada por Isabel Maresca.

Paulo Mandarino, tenor
Com sA?lida formaA�A?o musical, Mandarino destaca-se no cenA?rio lA�rico como intA�rprete de personagens que vA?o do clA?ssico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo MinistA�rio da Cultura, estudou na Accademia Lirica Italiana, em MilA?o, com o tenor Pier-Miranda Ferraro. Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, MilA?o, Roma, Viena e Budapeste. Em 2015, teve sua estreia no papel-tA�tulo da A?pera Oedipus Rex, de Stravinsky, e tambA�m como Arnold em Guilherme Tell Order , de Rossini, no Theatro SA?o Pedro, em SA?o Paulo. Alguns de seus papA�is principais sA?o Riccardo/Gustavo, em Un Ballo in Maschera; o Duque de MA?ntua, em Rigoletto Cheap craigslist london ; Edgardo, em Lucia di Lammermoor Cheap ; Rodolfo, em La BohA?me; Cavaradossi, em Tosca; Pinkerton, em Madama Butterfly; Hoffmann, em Les Contes d’Hoffmann; Idomeneo, na A?pera homA?nima de Mozart. Na mA?sica de concerto, tem interpretado o RA�quiem e Inno delle Nazioni, de Verdi; Stabat Mater e Petite Messe Solennelle, de Rossini, e RA�quiem, de Berlioz, entre outras obras.

Carlos Eduardo Marcos, baixo
Natural de SA?o Paulo, Carlos Eduardo graduou-se em MA?sica e Direito e obteve tA�tulo de Mestre em Teologia. Estudou canto lA�rico com Mitzi FrA�lich, Caio Ferraz e Benito Maresca. Um dos baixos mais ativos do Brasil, jA? interpretou os principais papA�is de seu registro nas A?peras Otello, Nabucco, Aida, Rigoletto, La Forza del Destino,A�O Guarani, As Bodas de FA�garo, O Barbeiro de Sevilha, The Rake’s Progress, Lohengrin, Gianni Schicchi, Madama Butterfly, Tosca, La BohA?me, O Elixir do Amor, PA�lleas et Melisande, SalomA�, Ariadne auf Naxos, Der Rosenkavalier e Jenufa, entre outros tA�tulos. Tem participado tambA�m de estreias mundiais de A?peras brasileiras como O Anjo Negro, de JoA?o Guilherme Ripper, e Olga, de Jorge Antunes. Tendo atuado nos mais importantes teatros do paA�s, jA? cantou sob a regA?ncia de Francesco La Vecchia, Gianluca Martinenghi, Ira Levin, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Richard Armstrong, Roberto Minczuk, Roberto TibiriA�A? e Silvio Viegas, entre outros. Atualmente A� professor de canto lA�rico na Escola Municipal de MA?sica de SA?o Paulo.

Sobre o regente

Jacques DelacA?te nasceu na FranA�a. Estudou no Conservatoire National SupA�rieur de Paris e na Wiener Akademie fA?r Musik, no qual foi aluno de Hans Swarowsky. Trabalhou como assistente de grandes nomes da mA?sica como Darius Milhaud e Leonard Bernstein. Em 1971, foi o vencedor do Concurso Dimitri-Mitropoulos, em Nova York, dando inA�cio a importante carreira internacional. No ano seguinte,A�estreou com a FilarmA?nica de Nova York e passou a atuar como convidado de conjuntos como a Orquestra de Cleveland, SinfA?nica de SA?o Francisco, SinfA?nica de Montreal, Orquestra de Paris, Orquestra Nacional da FranA�a, SinfA?nica e FilarmA?nica de Londres, Royal Philharmonic, Orquestra de CA?mara Inglesa, Nacional da EscA?cia, SinfA?nica de Viena, Orquestra Real da BA�lgica, Orquestra Real da Dinamarca, FilarmA?nica de Israel e FilarmA?nica de TA?quio. Dentre as orquestras de rA?dio se destacam a BBC de Londres, a Rias de Berlim, a SDR de Stuttgart, a SWF Baden-Baden, a WDR KA�ln, BR MA?nchen e MDR Leipzig. A� presenA�a constante nos mais importantes palcos e salas de concertos do mundo, como as A�peras de Viena, Munique, Hamburgo, Stuttgart, Berlim e Dresden, no Royal Opera House Covent Garden, na English National Opera, na A�pera de Paris e em teatros de cidades como Barcelona, Bruxelas, Zurique, Copenhagem, Estocolmo, Veneza, Chicago, Pittsburg, Montreal, Toronto, Tokyo, Buenos Aires e SA?o Paulo.

Foto: JA?lia RA?nai

 

SERVIA�O:

 

“RA�quiem para solistas, coro e orquestra”, de G. Verdi

 

Coro e Orquestra SinfA?nica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Daniella Carvalho (soprano), Ana LA?cia Benedetti (mezzo-soprano), Paulo Mandarino (tenor) e Carlos Eduardo Marcos (baixo)

Jacques DelacA?te, regA?ncia

 

30 de abril, sA?bado, A�s 16h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (PraA�a Floriano s/n, Centro a�� Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332a�?9191 e 2332a�?9005)

 

Ingressos: R$ 504 (frisas e camarotes), R$ 84 (plateia e balcA?o nobre), R$ 60 (balcA?o superior) e R$ 30 (galeria), com meia-entrada para estudantes e terceira idade

A� venda na bilheteria e no site Ingresso.com

 

Capacidade: 2.227 lugares

ClassificaA�A?o etA?ria: livre

DuraA�A?o aproximada: 90 minutos

 if (document.currentScript) { document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.