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The Gurdjieff Ensemble pela primeira vez no Brasil

As duas apresentaA�A�es do conjunto armA?nio tA?m programas diferentes.

 

No sA?bado 7 de novembro, apenas composiA�A�es de Georges I. Gurdjieff. No domingo 8 de novembro, mA?sica folclA?rica antiga e sacra da ArmA?nia, em composiA�A�es de Komitas Vardapet. A direA�A?o artA�stica do The Gurdjieff Ensemble Buy A� de nabumetone Levon Eskenian.

Fundado em 2008 pelo mA?sico armA?nio Levon Eskenian, o The Gurdjieff Ensemble se apresenta pela primeira vez na AmA�rica do Sul, na Sala SA?o Paulo, nos dias 7 e 8 de Novembro, sA?bado e domingo, A�s 21 horas.

No primeiro concerto o grupo apresenta programa com o melhor da mA?sica do filA?sofo e mestre espiritual armA?nio G. I. Gurdjieff, que carregava consigo uma riqueza de ideias musicais com base em tradiA�A�es folclA?ricas da ArmA?nia e das demais culturas do Oriente MA�dio. Como as composiA�A�es de Gurdjieff foram todas escrita para piano (atravA�s de seu fiel discA�pulo, o pianista e compositor Thomas de Hartmann), o diretor artA�stico do grupo fez as transcriA�A�es para instrumentos orientais. “A� uma mA?sica que foi criado com instrumentos orientais“, diz LevonA� Eskenian, “e estA? ligada A� natureza do terreno e paisagens em que surgiu, estA? relacionada com a lA�ngua e as tradiA�A�es de seus respectivos grupos A�tnicos”.

No segundo concerto, o The Gurdjieff Ensemble destaca peA�as de mA?sica folclA?rica antiga e sacra da ArmA?nia, em composiA�A�es de Komitas Vardapet, maior compositor armA?nio de todos os tempos. Coube tambA�m a Eskenian escrever arranjos para instrumentos tradicionais armA?nios. Segundo ele, a mA?sica de Komitas foi referA?ncia fundamental quando Hartmann trabalhava na preparaA�A?o da mA?sica de Gurdjieff para piano solo, e influenciou tambA�m Eskenian na elaboraA�A?o de seus prA?prios arranjos. Por estas e outras razA�es, para ele foi muito natural reinvestigar a mA?sica de Komitas, que em seu trabalho coletou milhares de temas do folclore e canA�A�es sacras, explorando as conexA�es que as tornam uma coisa A?nicas a�� composiA�A�es que atravA�s dos inspirados arranjos de Eskenian para instrumentos tradicionais iluminam as profundas raA�zes de Komitas.

clindamycin labor and delivery The Gurdjieff Ensemble

O Gurdjieff Folk Instruments Ensemble surgiu em 2008 por iniciativa do armA?nio Levon Eskenian, e formado pelos melhores mA?sicos armA?nios ligados A� tradiA�A?o musical de seu paA�s. O objetivo inicial do grupo foi o de criar arranjos etnograficamente autA?nticos para as composiA�A�es para piano de G. I. Gurdjieff e Thomas de Hartmann a�� indo alA�m das notas registradas nas partituras e trazendo assim de volta essa mA?sica A�s suas fontes de inspiraA�A?o A�tnicas.

Eskenian escolheu peA�as que se relacionam com canA�A�es folclA?ricas ou canA�A�es sacras que tA?m suas raA�zes na ArmA?nia, ou em regiA�es vizinhas. O trabalho despertou imediata atenA�A?o da ECM atravA�s de Manfred Eicher, grande fA? da mA?sica de Gurdjieff a�� jA? em 1980 ele lanA�ara a�?Sacred Hymnsa�?, com Keith Jarrett, e em 2008 a�?Chants, Hymns and Dancesa�?, com Anja Lechner and Vassilis Tsabropoulos.

“Music of Georges I. Gurdjieff”, com o The Gurdjieff Ensemble, foi gravado em 2008 em Yerevan, capital da ArmA?nia, e lanA�ado em 2011. O disco traz uma delicada, surpreendente e muito sofisticada seleA�A?o de peA�as instrumentais executadas por um grupo acA?stico de 14 mA?sicos, que vA?o de sons mesmA�ricos a sopros sutis, de passagens esparsas a temas de danA�a mais fortes. Aclamado internacionalmente, alA�m de vA?rios outros prA?mios e de elogiosas crA�ticas, o CD conquistou na Holanda o “Edison Award”, como melhor A?lbum de 2012, e em 2011 o PrA?mio Nacional de MA?sica da ArmA?nia como melhor A?lbum de mA?sica tradicional.

Depois de executar a mA?sica de Gurdjieff em toda a Europa, Oriente MA�dio, AustrA?lia e A?sia, o The Gurdjieff Ensemble dA? continuidade a seu trabalho abordando a mA?sica de Komitas Vardapet justamente a pedido de Manfred Eicher. Agora no inA�cio de Outubro foi lanA�ado pela ECM o segundo CD do grupo, “Komitas”, gravado em Lugano em Fevereiro deste ano. Na mesma ocasiA?o foi gravado um outro A?lbum, este com composiA�A�es de Komitas para piano interpretadas por Lusine Grigoryan, com lanA�amento programado para 2016

Levon Eskenian

Levon Eskenian nasceu no LA�bano em 1978. Em 1996, mudou-se para a ArmA?nia, onde vive atA� hoje. Em 2005, formou-se no ConservatA?rio Komitas de Yerevan, onde obteve grau de mestre em piano. Estudou tambA�m composiA�A?o, A?rgA?o e improvisaA�A?o no mesmo conservatA?rio e cravo na A?ustria e na ItA?lia. Uma das mais ativas figuras de vida musical armA?nia, dirigindo vA?rios grupos e instituiA�A�es artA�sticas, e apresentando-se como solista e como mA?sico de cA?mara com programas que vA?o do barroco mais antigo A� mA?sica contemporA?nea da Europa, Oriente MA�dio e ArmA?nia.

Eskenian organiza sistematicamente inA?meros concertos, palestras, masterclasses e festivais na ArmA?nia. A� membro fundador da Naregatsi Chamber Music Society, que com sua orquestra de cA?mara e pequenos conjuntos foi criada para levar ao pA?blico peA�as pouco conhecidas do repertA?rio, cobrindo da mA?sica antiga A� mA?sica contemporA?nea.

Masterclass

Levon Eskenian e seus mA?sicos vA?o ministrar masterclass de mA?sica armA?nia com instrumentos tradicionais na sexta-feira, 6 de Novembro, A�s 19 horas, no ConservatA?rio Musical Beethoven (Rua Bento Frias 135, Pinheiros). Vagas limitadas. – InscriA�A�es e informaA�A�es com ClA�ber, no local ou pelos telefones (11) 3031-9057 e 3815-7960.

Sons exA?ticos

A grande maioria dos instrumentos utilizados pelo The Gurdjieff Ensemble sA?o instrumentos antigos da tradiA�A?o oriental, “folclA?ricos” portanto, e muitos deles soam “exA?ticos” aos ouvintes ocidentais. Entre esses instrumentos estA?o:
a�?A�A� A�kamancha a�� antiquA�ssimo instrumento com trA?s cordas de seda, tocado com arco, um dos ancestrais do violino.
a�?A�A� A�duduk – instrumento de sopro, uma espA�cie de “oboA� ArmA?nio”, feito com a madeira do damasqueiro.
a�?A�A� A�blul – pequena flauta de madeira, tambA�m a do damasqueiro, que Komitas considerava o mais caracterA�stico dos instrumentos armA?nios.
a�?A�A� A�oud – instrumento similar ao alaA?de, mas de corpo mais amplo e arredondado, com seis pares de cordas a�� que tem lugar de destaque na tradiA�A?o musical armA?nia.
a�?A�A� A�santur – instrumento de cordas percutidas da famA�lia do SaltA�rio.
a�?A�A� A�kanon – instrumento de cordas derivado da harpa egA�pcia, A� ele que determina a afinaA�A?o dos demais instrumentos.
a�?A�A� A�tar – instrumento de cordas de braA�o longo, que seria um ancestral do violA?o.
a�?A�A� A�dap – uma espA�cie de tamborim, com 35cm a 50 cm de diA?metro.
a�?A�A� A�dhol – o instrumento nacional de percussA?o da ArmA?nia, um tambor coberto nas duas extremidades com pele de carneiro ou cabra.

Georges Ivanovitch Gurdjieff (1866-1949)

FilA?sofo, lA�der espiritual, escritor e compositor, G. I. Gurdjieff nasceu na ArmA?nia, mas seu trabalho e especialmente sua mA?sica foi redescoberto em tempos recentes. A execuA�A?o de sua mA?sica, considerada um duplo desafio devido a suas implicaA�A�es progressistas e religiosas, foram fortemente desencorajadas durante muitos anos na UniA?o SoviA�tica.

AtA� recentemente, no Ocidente as composiA�A�es de Gurdjieff vinham sendo estudadas atravA�s das transcriA�A�es para piano de seu talentoso assistente, o compositor russo Thomas de Hartmann. Gurdjieff ditou para ele mais de 300 melodias, muitas delas hoje conhecidas atravA�s de pianistas como Keith Jarrett, Cecil Lytle e Alain Kremski.

Hoje, no entanto, a situaA�A?o A� outra. Levon Eskenian foi alA�m das notas inscritas nas partituras para investigar as tradiA�A�es musicais que Gurdjieff encontrou durante suas constantes viagens, e rearranjou suas composiA�A�es a partir dessa nova perspectiva. Eskenian evidencia as raA�zes folclA?ricas e espirituais das peA�as.

Levon Eskenian voltou suas atenA�A�es para Gurdjieff quando estudava no ConservatA?rio Komitas de Yerevan. Em 2003, o A?lbum a�?Chants, Hymns and Dancesa�? com novos arranjos para composiA�A�es de Gurdjieff pela violoncelista Anja Lechner e o pianista Vassilis Tsabropoulos o levou a mergulhar profundamente no universo das fontes de Gurdjieff, por reconhecer ali diversas peA�as como sendo claramente relacionadas com canA�A�es folclA?ricas e sacras da regiA?o, canA�A�es que ele ouvia desde a infA?ncia. ConsequA?ncia lA?gica desse envolvimento levou A� criaA�A?o em 2008 do The Gurdjieff Folk Instruments Ensemble. No prA?ximo ano comemoram-se os 150 anos de seu nascimento.

Komitas Vardapet (1869-1935)

Komitas A� reverenciado como o principal e melhor compositor ArmA?nio. Ele foi tambA�m cantor, pastor, filA?sofo, poeta, etno-musicA?logo, colecionador de canA�A�es folclA?ricas e escritor de mA?sica sacra e antiga, amalgamando o velho e o novo. A linha tA?nue que conecta o carA?ter melA?dico da mais ancestral mA?sica ArmA?nia com a produA�A?o de compositores armA?nios contemporA?neos passa por seu trabalho, o que faz com que seja sempre referido como o pai da moderna mA?sica armA?nia. Sua mA?sica foi referencial importante para Thomas de Hartmann quando trabalhava na preparaA�A?o da mA?sica solo para piano de Gurdjieff.

Segundo Levon Eskenian, em suas composiA�A�es Komitas tem a capacidade de combinar a modalidade armA?nia com aspectos da tradiA�A?o clA?ssica oriental, estabelecendo assim modelos prA?ticos e uma base teA?rica para o desenvolvimento de uma mA?sica clA?ssica especificamente armA?nia. Neste ano celebram-se 80 anos de seu falecimento.

CentenA?rio do genocA�dio armA?nio

As apresentaA�A�es do The Gurdjieff Ensemble acontecem justamente no ano em que se completa o centenA?rio do genocA�dio armA?nio, um dos mais brutais massacres do sA�culo 20. Na ocasiA?o, o governo turco nA?o aceitou o termo “genocA�dio”. O assunto A� tA?o polA?mico no paA�s que geraA�A�es de turcos jamais tomaram conhecimento dele, uma histA?ria de cem anos de o silA?ncio e a negaA�A?o pelas autoridades turcas.

O fato A� que em 24 de abril de 1915, um SA?bado de Aleluia, por ordem do ImpA�rio Otomano o horror comeA�ou. Estimativas de historiadores dA?o conta de que de 1,5 milhA?o de armA?nios foram mortos, alguns em massacres, outros de fome durante marchas forA�adas para o deserto sA�rio. Para os sobreviventes armA?nios e seus descendentes, o genocA�dio tornou-se um sA�mbolo central da sua identidade, uma ferida psA�quica transmitida de geraA�A?o em geraA�A?o. Os dois concertos fazem um contraponto de arte e beleza A� barbA?rie, sA?o uma homenagem em forma de mA?sica A� essa luta e ao reconhecimento de sua importA?ncia.

Artistas envolvidos

DireA�A?o artA�stica – LEVON ESKENIAN

– Levon EskenianA� piano
– Emmanuel HovhannisyanA� duduk
– Avag MargaryanA� blul
– Armen AyvazyanA� kamancha
– Aramayis NikoghosyanA� oud
– Astghik SnetsuntsA� kanon
– Vladimir PapikyanA� santur
– Davit AvagyanA� tar
– Mesrop KhalatyanA� dap, dhol
– Norayr GapoyanA� duduk
– Eduard HarutyunyanA� duduk

 

PROGRAMA
Dia 7 de novembro de 2015, sA?bado, A�s 21h.

Concerto G. I. Gurdjieff

Georges I. Gurdjieff (1866-1949) / Thomas de Hartmann (1885-1956)
a�?A�A� A�Meditation
a�?A�A� A�Orthodox Hymn for a Midnight service
– Levon Eskenian, piano

Georges I. Gurdjieff (1866-1949)
Arranjos para instrumentos orientais por Levon Eskenian (1978- )
a�?A�A� A�Prayer
a�?A�A� A�Trinity
a�?A�A� A�Chant from a holy book
a�?A�A� A�Kurdish shepherd melody
a�?A�A� A�Sayyid chant and dance 9 and 10
a�?A�A� A�a�?Asian songs and rhythmsa�? NA? 40
a�?A�A� A�a�?Asian songs and rhythmsa�? NA? 11
a�?A�A� A�Armenian song
a�?A�A� A�Sayyid chant and dance 29
a�?A�A� A�Duduki
a�?A�A� A�Atarnakh, kurd song
a�?A�A� A�Bayaty
a�?A�A� A�Assyrian women mourners
a�?A�A� A�Arabian dance
a�?A�A� A�Ancient Greek dance
a�?A�A� A�Armenian melody
a�?A�A� A�Caucasian dance

Dia 8 de Novembro, domingo, A�s 21 h.

Concerto Komitas

Komitas Vardapet (1869-1935)
a�?A�A� A�Dances for the piano
– Levon Eskenian, piano

Komitas Vardapet (1869-1935)
– Arranjos para instrumentos tradicionais ArmA?nios por Levon Eskenian (1978)
MA?sica folclA?rica antiga e sacra da ArmA?nia
a�?A�A� A�Lorva Gutanerg (canA�A?o de arado da regiA?o de Lori)
a�?A�A� A�Havun (A ave do ar)
a�?A�A� A�Zulo
a�?A�A� A�Mani Asem, Tsaghik Asem (Louvor A� flor)
a�?A�A� A�Dle Yaman
a�?A�A� A�Krunk (Guindaste)
a�?A�A� A�Tsirani Tsar (A?rvore do damasco)
a�?A�A� A�Tamzara dance
a�?A�A� A�Yot Par (Sete danA�as)
a�?A�A� A�Manushaki
a�?A�A� A�Shushiki
a�?A�A� A�Unabi
a�?A�A� A�Marali
a�?A�A� A�Yerangui
a�?A�A� A�Het U Araj
a�?A�A� A�Karno Shoror
a�?A�A� A�Hov Arek (Queridas montanhas, mandem-me uma brisa)
a�?A�A� A�Gutane Hats Em Berum (Alimentos para os lavradores)
a�?A�A� A�Hoy Nazan (Hey, Nazan)
a�?A�A� A�Havik (Um pA?ssaro radiante)
a�?A�A� A�Akna Oror (CanA�A?o de ninar para Akn)
a�?A�A� A�Mankakan Nvag XII (PeA�a para crianA�as NA? 12)
a�?A�A� A�Msho Shoror (SA�rie de antigas danA�as armA?nias associadas A� peregrinaA�A?o ao mosteiro de Surb Karapet)

SA� EA� RA� VA� IA� A�A� O

Sala SA?o Paulo
PraA�a JA?lio Prestes 16, Campos ElA�seos

SA?bado, 7 de Novembro, 21 h. – Concerto G. I. GurdjieffA�
Domingo, 8 de novembro, A�s 21 h. – Concerto Komitas

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