LateralNotíciaSão Paulo

Temporada 2020 – Orquestras de Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos apresentou na manhã da última terça-feira (28), a Temporada 2020 das Orquestras de Guarulhos – Gru Sinfônica e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG).

Com o lançamento da Gru Sinfônica, em dezembro do ano passado, a nova temporada configurou-se de forma mais robusta, passando de 10 espetáculos anuais, em 2016, para um total de 55, em 2020, um investimento de mais de R$ 1,7 milhão que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, estados e pela própria União, que têm cortado investimentos em diversas áreas.

De modo ainda inusitado em Guarulhos, a programação anual da Temporada 2020 engloba quatro séries, nas quais promove intensa programação e estabelece rico diálogo entre a música orquestral e suas infinitas possibilidades de apreciação.


Grandes Mestres

Uma das vertentes da temporada é a série Grandes Mestres, que apresenta aos espectadores do Teatro Adamastor obras-primas consagradas com solistas de destaque, reproduzindo na cidade de Guarulhos um modelo tradicional de concertos que pode ser encontrado em qualquer outra grande cidade do mundo.

A abertura da temporada fará homenagem a um dos maiores compositores de todos os tempos, o mestre alemão Ludwig van Beethoven, em comemoração aos 250 anos de seu nascimento. Trata-se de uma oportunidade para que os espectadores entrem em contato ou reencontrem a produção deste criador que transformou não somente a escrita musical, mas a maneira pela qual a plateia entra em contato com o espetáculo musical em si.

No programa, uma série de obras do período central de sua carreira: a sua Sinfonia nº 3, conhecida como Sinfonia Heroica, sua abertura As Ruínas de Atenas e seu último concerto para piano, o Concerto nº. 5, subtitulado Imperador. O solista do concerto será o destacado pianista Christian Budu.

 

No Mundo da Ópera

No Mundo da Ópera é o nome da série que levará ao palco um universo em que música e letra ganham vida em três óperas completas: Rusalka, ópera em 3 atos op. 114, de A. Dvorak (encenada); a ópera Cavalleira Rusticana, de Pietro Mascagni (em forma de concerto); e Dido e Enéas, Ópera em 3 atos, de H. Purcell (encenada).

Esses espetáculos, intensos e inquietantes, contam com a delicadeza e força de cantores líricos e as tradicionais parcerias com os Corais Collegium Musicum e AC Coraleste.

Considerado um dos maiores musicais de todos os tempos, My Fair Lady é o primeiro espetáculo do gênero apresentado na temporada por ambas as orquestras. Inspirado na peça Pigmalião, de George Bernard Shaw, o musical estreou nos Estados Unidos em 1956, com letras de Alan Jay Lerner e música de Frederick Loewe. Trata-se da famosa história do cavalheiro da alta sociedade, o professor de inglês Henry Higgins, que aceita uma aposta: a de que conseguirá transformar uma vendedora de rua, que não tem nenhum gesto refinado, em uma dama da sociedade. A escolhida é Eliza Doolittle.

A música original de Frederick Loewe embala o libreto e a interpretação fica a cargo de Cleyton Pulzi e Lina Mendes, solistas que recentemente brilharam em O Fantasma da Ópera, na produção recente realizada na cidade de São Paulo.

A apresentação de obras desconhecidas é uma preocupação constante na atividade das orquestras de Guarulhos. Em maio, a Série No Mundo da Ópera também apresenta a 1ª audição nacional da ópera Rusalka, a comovente história de uma sereia transformado em espetáculo lírico pelo compositor checo Antonín Dvorak. Sob direção cênica de Pablo Maritano e regência e direção musical de Emiliano Patarra, as orquestras GRU Sinfônica e Jovem convidam ao palco as mezzosopranos Juliana Taino e Ana Lucia Benedetti, a soprano Tati Helene, o tenor Eric Herrero e o barítono Marcelo Ferreira.

 

Série Fronteiras

Outro conjunto de espetáculos da Temporada 2020 que promete oferecer ao público a integração entre diferentes linguagens, como dança e teatro é a Série Fronteiras, que tal qual o nome sugere, propõe a quebra de fronteiras musicais, estéticas e até conceituais. Em 2019, o Adamastor foi palco do espetáculo Hollywood em Concerto, um dos maiores sucessos do ano. A partir do sucesso dos programas Rock em Concerto, Samba em Concerto e Coisas do Brasil, este ano a temporada apresenta ainda o Jazz em Concerto, o show Omindá, de André Abujamra, realizado em parceria com o Sesc Guarulhos, e a criação musical feita para os desenhos animados de ontem e de hoje, no espetáculo Cartoon em Concerto, entre outras aventuras musicais.

 

Série Novos Talentos e Descobertas

Por fim, a Série Novos Talentos e Descobertas apresenta ao público espetáculos em que os novos talentos da música sinfônica têm espaço para se expressar. Nessa Série, a Temporada 2020 retoma o Gru Piano, o 1º Concurso de Piano da cidade de Guarulhos, e inaugura o GruCordas, a grande novidade desta edição, destinado, exclusivamente a instrumentos de cordas.

O espaço para os novos criadores de música sinfônica está garantido com a estreia de Song of the Universal, de Sérgio Molina, em conjunto com o quarteto de violões Quaternaglia, e com o espetáculo GRU 460, um panorama de quatro composições inéditas comissionadas, dedicadas especialmente à cidade.

A Temporada 2020 também oferece apresentações realizadas em parceria com a Companhia Brasileira de Danças Clássicas, que mesclam diferentes linguagens artísticas e conquistam o grande público ao executar obras que surpreendem pela diversidade de estilos musicais.

 

Gru Sinfônica e Projeto Música nas Escolas

A Gru Sinfônica é parte do Projeto Música nas Escolas, que atua nas unidades escolares da Rede Municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música.

Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas atuam na elaboração de atividades pedagógicas nas escolas participantes do programa com uma frequência de seis horas semanais, aos sábados.

Com a criação da Gru Sinfônica, a Prefeitura de Guarulhos está investindo R$ 1,7 milhão, o que significa dotar a cidade de uma orquestra do porte que poucas têm condições de patrocinar. Isso vai impactar, sobremaneira, o atendimento de mais de 5 mil alunos em 10 escolas-polo da rede municipal.

 

Programa Orquestra no Bairro

A Prefeitura de Guarulhos aproveita o lançamento da Temporada da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem para apresentar a nova edição do Programa Orquestra no Bairro. Iniciativa das secretarias de Cultura e Educação, o programa oferece apresentações em escolas da Prefeitura localizadas em regiões periféricas da cidade, com uma programação musical diferenciada e especial.

Desde que foi criado, em 2017, o programa já realizou apresentações mensais em diferentes pontos da cidade em bairros como Jardim Bom Clima, Recreio São Jorge, Parque Continental, Vila Carmela, Jardim Bananal, Jardim Triunfo, Vila Galvão, Jardim dos Cardoso, Jardim Guaracy, Jardim Fortaleza, Jardim Santa Emília, Parque Cecap, Jardim das Nações, entre outros.

Em 2020, além de dobrar o número de espetáculos, as orquestras Gru Sinfônica e Jovem apresentam arranjos especialmente elaborados para o desenvolvimento do programa, que de forma bastante especial e lúdica deseja despertar o interesse das crianças pela música.

 

PROGRAMAÇÃO 2020

Fevereiro

Dia 15
Série Grandes Mestres
Beethoven 250 anos

L. V. Beethoven
Concerto para Piano e Orquestra no. 5 em Mib op. 73 “Imperador”
Sinfonia nº 3 em Mib Maior op.55

Orquestra GRU Sinfônica
Christian Budu, piano
Emiliano Patarra, regência

Dia 29
Série No Mundo da Ópera

Frederick Loewe
My Fair Lady – Highlights do Musical

Orquestra Jovem Municipal
Solistas: Lina Mendes e Fred Silveira
Diego Pacheco, regência

 

Março

Dia 14
Série Grandes Mestres
Descobrindo Copland

Copland
Concerto para Clarinete, Cordas e Harpa
Suíte Appalachian Spring (versão para 13 instrumentistas)

F. Mendelssohn
Sinfonia no. 4 em Lá maior op. 90 “Italiana”

Orquestra GRU Sinfônica
Ovanir Buosi, clarinete
Eliseu Ferreira, regência

 

Abril

Dia 18
Série Fronteiras
Noites de Berlim – As canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht

Orquestra GRU Sinfônica
Solista: Cida Moreira
Emiliano Patarra, regência

Dia 25
Série Grandes Mestres
Brahms e Schubert, Romantismo em 2 tempos

J. Brahms
Concerto Duplo para Violino, Violoncelo e Orquestra em Lá Menor op.102

F. Schubert
Sinfonia no. 3 em Ré Maior D.200

A. Guerra
Guerreiras Amazônicas

Orquestra Jovem Municipal
Daniel Guedes, violino
Fábio Presgrave, violoncelo
Emiliano Patarra, regente

 

Maio

Dia 09
Série Novos Talentos e Descobertas

Sérgio Molina
Song of The Universe – Concerto para 4 Violões, Piano e Orquestra
1a Audição Mundial

Orquestra GRU Sinfônica
Quaternaglia Quarteto de Violões
Rogério Zaghi – piano
Emiliano Patarra, regência

Dia 16
Série Novos Talentos e Descobertas

Omindá
Show/Filme com André Abujamra -SESC Guarulhos

Orquestra GRU Sinfônica
Emiliano Patarra, regência

Dias 30 e 31
Série No Mundo da Ópera

A. Dvorak
Rusalka, ópera em 3 atos op. 114
1a audição nacional

Orquestra GRU Sinfônica
Orquestra Jovem Municipal
Tati Helene, soprano
Eric Herrero, tenor
Marcelo Ferreira, barítono
Juliana Taino, mezzosoprano
Ana Lucia Benedetti, mezzosoprano
Pablo Maritano, direção cênica
Emiliano Patarra, regência e direção musical

 

Junho

Dia 06
Série Fronteiras
Vencedores do Concurso Internacional de Dança do CBDD

Orquestra GRU Sinfônica
Luis Gorelik, regência

Dia 20
Série No Mundo da Ópera

Pietro Mascagni
Cavalleira Rusticana – ópera em Concerto

Orquestra Jovem Municipal
Alan Faria, tenor
Tati Helene, soprano
Vinícius Atique, barítono
Thayana Roverso, soprano
Juliana Taino, mezzosoprano
Emiliano Patarra, regência e direção musical

 

Julho

Dia 04
Série Novos Talentos e Descobertas
Guarulhos 460 anos – retratos da cidade

Quatro autores traduzem a cidade de Guarulhos de forma musical em obras inéditas: obras de Leonardo Martinelli, Matheus Bitondi, André Mehmari e Antônio Ribeiro.

Orquestra GRU Sinfônica
Emiliano Patarra, regência

 

Agosto

Dias 15 e 16
Série Fronteiras

Jean-Madeleine Schneitzhoeffer
Ballet La Sylphide, em 2 atos

Orquestra GRU Sinfônica
Hélio Lima, coreografia
Emiliano Patarra, regência

Dia 29
Série Novos Talentos e Descobertas

GruPiano – Premiação do 1º Concurso de Piano da cidade de Guarulhos

Orquestra Jovem Municipal
Diego Pacheco, regência

 

Setembro

Dia 12
Série Novos Talentos e Descobertas

XVII Concurso Jovens Solistas da OJMG
Concerto de Premiação

Orquestra GRU Sinfônica
Diego Pacheco, regência

Dia 19
Série Novos Talentos e Descobertas

Final do GruCordas – o 1º Concurso de Cordas da cidade de Guarulhos

Orquestra Jovem Municipal
Emiliano Patarra, regência

 

Outubro

Dia 12
Série Fronteiras

Cartoon em Concerto – o mundo da trilha sonora para desenho animado com orquestra ao vivo

Orquestra GRU Sinfônica
Diego Pacheco, regência

Dia 17
Série Fronteiras

Jazz em Concerto – o encontro entre a música sinfônica e o melhor do jazz

Orquestra GRU Sinfônica
Manuela Freua, solista
Erol Erdinc, regência

Dia 24
Série Grandes Mestres
OJMG & Collegium Musicum

W. A. Mozart
Missa em Dó Menor K.139 “Missa do Orfanato”

J. S. Bach
Suíte Orquestral no.3

Collegium Musicum de São Paulo
Orquestra Jovem Municipal
Emiliano Patarra, regência

 

Novembro

Dia 07
Série Grandes Mestres
As Quatro Últimas Canções

Richard Strauss
As Quadro Últimas Canções

A. Borodin
Sinfonia no.2 em Si Menor

Orquestra GRU Sinfônica
Orquestra Jovem Municipal
Tati Helene, soprano
Emiliano Patarra, regência

Dias 27 e 28
Série No Mundo da Ópera

H. Purcell
Dido e Enéas, ópera em 3 atos

Orquestra GRU Sinfônica
Tati Helene, soprano
Vinícius Atique, barítono
Kezia Andrade, soprano
Juliana Taino, mezzosoprano
Marcelo Gama, direção cênica
Emiliano Patarra, regência e direção musical

 

Dezembro

Dia 12
Série Grandes Mestres
Descobrindo Mahler

G. Mahler
Sinfonia no. 3 em Ré Menor

Orquestra GRU Sinfônica
Orquestra Jovem Municipal
Denise de Freitas, mezzosoprano
Emiliano Patarra, regência

Dia 19
Série Novos Talentos e Descobertas

Guarulhos Convida

Sesc Guarulhos
Orquestra GRU Sinfônica
Emiliano Patarra, regência

 

Foto do post: Nicollas Ornelas

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.