ConcursoLateralNotíciaSão Paulo

Teatro Sérgio Cardoso abrigará Maria Callas 2021

19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas ocorre no Teatro Sérgio Cardoso com público e transmissão online.

Toda a programação do concurso é gratuita e aberta ao público. A sala Paschoal Carlos Magno está seguindo as novas normas de segurança para garantir a melhor experiência e segurança ao público, com lotação máxima limitada a 30% da capacidade total. A gravação da semifinal será veiculada na plataforma #CulturaEmCasa.

 

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe a partir do dia 6 de junho, domingo, às 10h, a abertura oficial do 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

O Festival Callas – Concurso Maria Callas é realizado pela Cia Ópera São Paulo e Amigos da Ópera de Jacareí, com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do  Estado de São Paulo, através da Amigos da Arte e Prefeitura Municipal de Jacareí, por  meio da Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”.

Neste ano, 118 cantores se inscreveram para entre 2 de janeiro e 5 de fevereiro. Entre os inscritos, 90 são brasileiros e  representam 17 estados diferentes. Os demais latino-americanos somam seis países com 28  cantores entre argentinos, chilenos, colombianos, mexicanos, porto-riquenhos e  uruguaios. No México, país importante do panorama internacional da ópera, contou com 13 candidatos, seguido pela Colômbia, com seis.

As inscrições funcionaram por meio de envio de vídeo do candidato cantando uma ária de ópera, opereta ou zarzuela. Em fevereiro, foi realizada a fase eliminatória, quando foram divulgados os 45  selecionados para a semifinal, que acontece em junho no Teatro Sérgio  Cardoso.

Esta primeira fase remota marca o novo formato do Festival Callas – Concurso Brasileiro  de Canto Maria Callas. A etapa final será realizada na cidade de Jacareí, em seguida à fase  semifinal.

Segundo Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo e do Festival  Callas, “foi uma surpresa e satisfação o número de inscritos, devido às dificuldades e o  momento difícil no qual convivemos com a Covid-19, que parece não querer nos deixar tão cedo. Isso mostra a força da música, da ópera e, demonstra uma vez mais a  credibilidade de nosso projeto e traz a certeza de que fazemos pelo propósito de  incentivar e alavancar a carreira do jovem cantor lírico”.

O júri desta fase será formado por Maestro Abel Rocha como presidente da banca, Robson  Tirotti (presidente da Amigos da Cia Ópera São Paulo), a soprano Adélia Issa, uma das  principais vozes da ópera no Brasil, que também irá ministrar masterclass, Flávia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera), Jorge Coli que é professor de artes,  libretista, diretor cênico e articulista da revista Concerto e do jornal A Folha de São Paulo e  ainda, Carlos Rauscher que integra o Conselho Deliberativo da Cultura Artística, principal  entidade privada de música clássica no Brasil.

 

Programação oficial 

Dia 6 de junho de 2021 (domingo): São Paulo 

Às 10h – Abertura Oficial do 19º Festival Callas
Às 10h30 – Fase Semifinal

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

 

Dia 7 de junho de 2021 (segunda-feira): São Paulo 

Às 10h – Fase Semifinal

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

 

Dia 8 de junho de 2021 (terça-feira): São Paulo
Master classes e conferências

 

Dia 13 de junho de 2021 (domingo): São Paulo 

Às 11h – Recital de Vencedores

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Teatro Sérgio Cardoso: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo Atualmente, com lotação máxima de 30% da capacidade total.

 

Redes Sociais COSP Oficial 

Facebook e Instagram 

 

Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Lícia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato.

A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro. Em 2020, o TSC cumpriu 40 anos de atividades, tendo recebido temporadas importantes de todas as linguagens artísticas e em novos formatos de transmissão, se consolidando como um dos espaços cênicos mais representativos da cidade de SP.

 

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Museu da Diversidade Sexual e o Teatro Estadual de Araras.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.