LateralMúsica sinfônicaProgramaçãoSão Paulo

Sinfônica de Piracicaba recebe pianista Fábio Luz

O artista é considerado um dos mais talentosos intérpretes de piano na atualidade

Radicado na Europa há mais de 30 anos e aclamado pela crítica internacional como um dos mais talentosos intérpretes de piano na atualidade, Fábio Luz é o solista da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) no 9º concerto da Temporada 2018. As apresentações gratuitas acontecem no sábado, 27, às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho. O programa tem como regente convidado Gabriel Rhein-Schirato, reconhecido como um dos principais nomes da nova geração de maestros brasileiros.

 

PROGRAMA

Richard Wagner
Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”

W. A. Mozart
Concerto para piano e orquestra nº 20

Modest Mussorgsky 
Uma noite no Monte Calvo
– Rearranjada por Leopold Stokowski para o clássico desenho de animação Fantasia, da Disney

 

Fábio Luz – piano

Fábio Luz

Mestre em Música Francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris, Fábio Luz reside na Itália, onde coordena o Departamento de Piano da Escola Superior Città dela Musica e del Teatro. Preside a Fundação Franz Liszt, com sede na França. Atuou como diretor artístico do Instituto Municipal de Música Giuseppe Verdi. Mantém intensa agenda de recitais e concertos no país em que está radicado e também nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Grécia.

A apresentação em Piracicaba é a última de Fábio Luz em solo brasileiro em 2018. Desde o início de outubro, ele fez recitais em sua cidade natal, Sorocaba, e em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Depois disso, segue para Milão e Lisboa. “Seu cuidado na execução de uma obra transcende em muito o de uma simples e correta execução, para se transformar em uma instigante interpretação“, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, que também é regente da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo.

 

Gabriel Rhein-Schirato – regência

Gabriel Rhein Schirato

Coordenador do Opera Studio, do Theatro Municipal de São Paulo, na Escola Municipal de Música da capital paulista. Paulistano formado na USP (Universidade de São Paulo), ele fez especialização e pós-graduação em Stuttgart e Bremen, na Alemanha. Entre 2011 e 2014, Gabriel foi maestro-assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. No ano passado, atuou como regente convidado da OSP, em outubro de 2017, no concerto com a soprano Eliane Coelho.

 

 

Orquestra Sinfônica de Piracicaba

As ações da Temporada 2018 da OSP são realizadas pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. São patrocinadoras, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo, as empresas Hyundai, Caterpillar, Oji Papéis Especiais e Raízen, e copatrocinadores Grupo Pizzinatto e Indústrias Marrucci. A OSP conta também com o apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

Integram a Temporada 2018 quatro projetos pedagógicos, que somam 36 mil pessoas contempladas desde 2015, quando a OSP passou por total reestruturação. O projeto ABC do Dó, Ré, Mi tem duas sessões mensais no Teatro do Engenho, para crianças da rede municipal de ensino. O espetáculo é ancorado na linguagem de humor, em que se fundem música e teatro. São 18 músicos, um maestro e um ator.

Já no projeto Música nas Escolas, quartetos de cordas, madeiras e metais visitam três escolas da rede municipal por mês para demonstrar aos alunos que qualquer gênero musical pode ser executado por uma orquestra. A OSP oferece ainda ensino de instrumento musical na Escola Municipal Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, para 25 crianças entre 7 e 11 anos. O projeto começou de forma experimental no segundo semestre de 2017 e se consolidou em 2018. As aulas são semanais, no contraturno escolar, ministradas pelo violinista Denis Usov.

Além disso, antes dos ensaios gerais abertos ao público, às 16h30, a OSP oferece as palestras O Meu Concerto de Hoje, concebidas para que o público amplie sua visão sobre os múltiplos aspectos que cercam a música erudita, o contexto das composições, as conexões históricas importantes e o significado de grandes obras musicais.

 

SERVIÇO 

Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Dia 27 de outubro, às 17h30 e às 20h

Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho (Avenida Doutor Maurice Allain, 454, Vila Rezende)

Entrada gratuita
Mais informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e (19) 3413-5212.

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.