Música de câmaraProgramaçãoRio Grande do Sul

"SESI Catedrais" em Porto Alegre

Integrando a programação dos 15 anos de atividades, a Orquestra de Câmara Fundarte – OCF  apresenta concerto na Igreja Mont Serrat.

SERVIÇO
Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat
Rua Anita Garibaldi, 1121

Dia 26 de junho às 20h.

Entrada franca

Informações: www.fundarte.rs.gov.br e  www.sesirs.org.br


Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, tendo como solista um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas realizado pela OCF,  o violista Emmanuel Caramaschi, 23 anos, na interpretação do Concerto para viola e orquestra de Béla Bartók, com Orquestração para cordas de Vagner Cunha, completam o programa obras de  Heitor Villa-Lobos, Piotr Ilich Tchaikovsky e Carlos Gomes.

PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos ( 1887 – 1959 )
Bachianas Brasileiras nº 9
– Prelúdio
–  Fuga

Béla Bartók (1881-1945)
Concerto para viola e orquestra
– Moderato
– Adágio religioso
– Allegro vivace
Orquestração para cordas: Vagner Cunha
Solista: Emmanuel Caramaschi

Piotr Ilich Tchaikovsky ((1840-1893)
Serenata – Valsa

Carlos Gomes (1836-1896)
O burrico de pau


Orquestra  de Câmara Fundarte

Iniciou suas atividades em março de 1996, a partir  da parceria entre o Serviço Social da Indústria-SESI/RS e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE, com os objetivos de contribuir para o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional e levar a música orquestral para as populações das  cidades do interior do Rio Grande do Sul e Capital, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.

É formada por 15 músicos profissionais, tendo como Diretor Artístico e Regente Titular, o maestro Antônio Carlos Borges Cunha e, como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona

.

Seleciona, anualmente, jovens de até 25 anos para serem solistas nos concertos agendados.Nesses quase 15 anos de atividades, realizou mais de 500 concertos em 100 cidades do Estado, atingindo um público aproximado de 250.000 mil clomid online in the us pessoas diretamente.

É a orquestra que realiza a verdadeira democratização da cultura, levando a música de concerto regularmente ao interior gaúcho, através das Gerências do SESI e da Fundarte, em teatros, Igrejas e Espaços alternativos de arte.

Antônio Borges-Cunha

Compositor e regente, é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Borges-Cunha tem participado como convidado em eventos nacionais e internacionais. Como regente tem contribuído para a atualização permanente do repertorio e renovação do interesse do público orquestral. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório tradicional com as múltiplas tendências da música atual.

Borges-Cunha é Doutor em Música pela Universidade da Califórnia, San Diego, onde estudou com Roger Reynolds, Harvey Sollberger e Brian Ferneyhough. No New England Conservaory, Boston, estudou composição com Robert Cogan e regência orquestral com Pascal Verot. No Brasil, seus principais professores foram: H. J. Koellreutter, Armando Albuquerque, Arlindo Teixeira e Milton Masciadri.

Borges-Cunha recebeu o título de Mestre em Música no New England Conservatory com dois títulos honoríficos: Academic Honors and Distinction in Performance


Emanuel Caramaschi

Cursando a Graduação em Música com ênfase em Viola na UFRGS, já participou de várias orquestras do sul do Brasil, entre as últimas, Orquestra Unisinos e Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre. Ministrou aulas no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e do Conservatório Musical Unisinos, em São Leopoldo-RS.

Participou de inúmeros Cursos, Festivais e Masterclasses de Violino e Viola, com renomados professores nacionais e internacionais. Tem desenvolvido trabalhos de gravação de CDs e trilhas sonoras para curta-metragens gaúchos, assim como também, participado como músico convidado em orquestras, grupos de câmara e outras formações camerísticas na região sul do Brasil.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yqQBelzaUCQ&feature=related[/youtube]

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.