Música de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Série “Música clássica dos Santos Anjos” – sétimo concerto

A música de concerto na cidade do Rio de Janeiro a pleno vapor.

 

No sábado, 23 de junho, às 15h30, ocorre o sétimo concerto da série Música Clássica dos Santos Anjos, com entrada franca, na Paróquia Santos Anjos, no bairro carioca do Leblon. Desta vez, quem se apresenta é o Piano-Trio Alceo.

Formado em 2017 pelo pianista Rodrigo Couras e pelo violinista  Marcelo Palhares, professores da Escola de Música Villa-Lobos, e pela violoncelista Vanja Dee, traz o epíteto de origem latina que se traduz por força e coragem. O repertório foi elaborado a partir dos autores aos quais o maestro Alceo Bocchino se dedicava como objeto de estudo e performance, e que tinha na formação piano-trio a sua prática de câmara.

 

Artistas

Rodrigo Couras é pianista graduado pela UFRJ e especializado na École Normale de Musique, em Paris. Teve como principais mestres Henri Barda, Sonia Goulart e Josivé Candido. Trabalhou como intérprete do compositor Antonio Santana, dando concertos no Brasil, na França e na Alemanha. Atualmente, é professor da Escola de Música Villa-Lobos, do projeto Pianista do Amanhã e presidente da Associação Rodrigo Couras de Incentivo à Cultura.

Marcelo Palhares é violinista, graduado e mestre em Música pela UniRio/UFRJ. Foi bolsista do CNPQ e da Capes em estudos musicológicos em poética da música contemporânea. É musicólogo com trabalhos sobre o barroco e em especial sobre o barroco mineiro. É pesquisador e violinista-regente da Symphonia Brasil Barroco. Possui pós-graduação em Filosofia Moderna e Contemporânea com extensão em Retórica, Latim, Língua e Cultura Gregas, Livros Proféticos e Iluminuras Medievais pela Faculdade de São Bento. Atua como violinista e regente em concertos de câmara. É professor de morfologia e regência instrumental na Escola de Música Villa-Lobos. Foi aluno, assistente e colaborador do Maestro Alceo Bocchino.

Vanja Dee é violoncelista, tendo estudado na UFRJ, graduado pela UniRio e feito curso de extensão na University of Miami. Estudou com Watson Clis, Alceu Reis e Ross Haurbar. Participou de vários cursos e festivais no Brasil. Tocou nas Orquestras Jovem do RJ e Petrobras Pró Musica, no grupo de câmara Brasil Barroco com apresentações no Brasil e em Portugal, e na Orquestra de Câmara da UniRio. Também se dedica ao programa Orquestra nas Escolas da Prefeitura do Rio.

 

PROGRAMA:

Gabriel Fauré (1845-1924)
Trio em ré menor, Op. 120

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Trio n. 4 em si bemol maior, Op. 11

 

 

SERVIÇO:

 

Piano-Trio Alceo

 

23 de junho, sábado, às 15h30

Paróquia Santos Anjos (Av. Afrânio de Melo Franco, 300, Leblon – Rio de Janeiro)

 

Entrada gratuita

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.