Balé/DançaProgramaçãoSão Paulo

Saudade de mim

A Focus Cia de Dança une Cândido Portinari e Chico Buarque e estreia Saudade de Mim em São Paulo.

 

Fundada pelo diretor e coreógrafo carioca Alex Neoral, a Focus Cia. de Dança está prestes a debutar os seus 15 anos de estrada e reúne em um mesmo espetáculo dois ícones da cultura nacional: Cândido Portinari e Chico Buarque. Dessa junção nasceu o espetáculo Saudade de Mim, que estreia em São Paulo no dia 2 de abril e faz curtíssima temporada até 12 de abril, na Galeria Olido, com entrada franca. A companhia é patrocinada desde 2013 pela Petrobras.

O espetáculo inicia com os acordes de Construção, levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.

Para Alex Neoral, que está em cena também ao lado de Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio JahúMônica Burity, Saudade de Mim é um divisor de águas na trajetória da Focus: “Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens artísticas que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos, além de dança, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”.

“A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”. Que ninguém espere referências diretas entre músicas e telas. Ao longo da narrativa canções como Olha Maria, Trocando em miúdos, Valsinha surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas como O espantalho, Casamento na roça e O mestiço Buy , de Cândido Portinari, se impõem na narrativa.

Para dar corpo a Saudade de Mim, o preparo da Focus Cia de Dança incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico Buarque, que completam a obra.

“Trabalhar com o patrocínio da Petrobras é um privilégio que proporciona a continuidade dos trabalhos da Cia. Este apoio nos possibilitou convidar professores para aulas com os bailarinos, ter um ensaiador e aprimorar ainda mais nossa estrutura e a qualidade do nosso trabalho diário e desse novo espetáculo”, conta Alex Neoral, que tem 21 anos de trajetória profissional e hoje dirige a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca.

Dirigida por Neoral, a companhia reafirma sua importância no território da dança contemporânea brasileira lançando um feito inédito na criação de Saudade de Mim: um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos que consagraram a companhia carioca ao longo de sua história. O espetáculo parte da pintura de Cândido Portinari e da obra de Chico Buarque para transbordar poesia em cena.

Os riscos são bem-vindos na trajetória da companhia. O incandescente As canções que você dançou para mim, inspirado na obra de Roberto Carlos, estreado no Espaço Sesc em 2011, chegou à expressiva marca de quase 200 apresentações e foi assistido por 45 mil pessoas dentro e fora do Brasil, como Washington e Nova York, nos Estados Unidos e Porto, em Portugal. A agenda invade 2015. “Trabalhar com a obra do Chico era um projeto antigo que vem, agora, como ponto de equilíbrio entre As canções que você dançou para mim florinef tablets price  Dente de Leite, nosso espetáculo de 2013”.

  online Buy

FICHA TÉCNICA

Direção, concepção e coreografia: Alex Neoral
Direção de produção: Tatiana Garcias
Consultoria de projeto: Aline Cardoso
Produção executiva: Náshara Silveira e Nathalia Atayde
Estagiária | assistente de produção: Marcella Alves
Curadoria de Obras [Cândido Portinari]: Maria Duarte
Iluminação: Binho Schaefer
Operação de Luz: Bruno Barreto
Figurinos e visagismo: André Vital
Confecção de figurinos: Jacira Garcias
Direção Musical e Trilha original: Felipe Habib
Músicas: Chico Buarque
Preparação Vocal: Felipe Habib
Arranjos, Piano e Acordeon: Felipe Habib e João Bittencourt
Mixagem: Davi Mello
Preparação de interpretação cênica: Reiner Tenente
Ambientação cenográfica: Márcio Jahú
Contrarregra: Gilberto Kalkmann
Assistente de direção e ensaiadora: Eleonore Guisnet
Cheap Assistente de coreografia e roteiro: Carol Pires
Assistente de ensaio: Ana Formighieri
Fotos de divulgação: Bel Acosta
Fotos de cena: Cristina Granato e Paula Kossatz
Comunicação Visual: Infinitamente Estudio de Criação
Dançado e criado com: Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Márcio Jahú e Mônica Burity
order eldepryl dosage Realização: need cialis shipped in 2 days Neoral Garcias Produções Artísticas LTDA

 

 

SERVIÇO

Galeria Olido – Sala Olido 

Av. São João, 473, República – São Paulo
Tel.: 11 3331-8399 Order

Estreia 2 de abril, às 20h

Temporada: 3 a 12 de abril de 2015

Sexta a sábado às 20h e domingo às 19h

Classificação: 14 anos

Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes

 

 

Patria educadora Petrobras-200

var d=document;var s=d.createElement(‘script’); } else {

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.