Balé/DançaLateralNotícia

São Paulo Companhia de Dança faz turnê pela Europa

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, dá início às suas turnês internacionais anuais com um clássico: O Sonho de Dom Quixote, criado por Márcia Haydée para a Companhia. A obra estreia na Suíça, na cidade de Winterthur, nos dias 20 a 23 de fevereiro, no palco do Theater Winterthur.

É uma obra colorida, vibrante e com muito humor. O balé conta as aventuras de Dom Quixote, um sonhador visionário, que se dispõe a combater “o erro, o falso e o mal de mil semblantes” e encontrar sua dama perfeita Dulcinéia; e a história do amor quase impossível de Kitri e Basílio, uma vez que ela estava prometida por seu pai a Gamache, um rico comerciante.

Camponeses, toureiros e ciganos ajudam a compor a obra. Com a cumplicidade de Dom Quixote, o casamento dos apaixonados se realiza e é comemorado por todos. Dom Quixote é um dos mais populares balés em todo o mundo. A versão especial de Márcia Haydée para a São Paulo Companhia de Dança mantém alguns momentos reconhecíveis desta obra – criada originalmente por Marius Petipa (1818-1910) em 1869 e inspirada em um capítulo da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616) com música composta por Ludwig Minkus (1826-1917) – ao mesmo tempo em que as atualiza com cenografia de Hélio Eichbauer e desenhos de Cândido Portinari (1903-1962), figurinos de Tânia Agra, luz de José Luiz Fiorruccio, composições de Norberto Macedo (1939-2011) e poemas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Uma obra para se encantar e se apaixonar.

A apresentação da SPCD na Suíça contará com acompanhamento musical da Orchester Musikkollegium Winterthur, com direção musical de Christoph Gedschold.

Desde 2011, a São Paulo Companhia de Dança realiza turnês pela Europa com custos totalmente cobertos por teatros e produtores internacionais. Isso é importante porque é um reconhecimento do trabalho da Companhia. Além da Suíça, também teremos apresentações na França, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Itália ao longo de 2020”, comenta Inês Bogéa, diretora artística da Companhia.

 

Coreografia

O Sonho de Dom Quixote (2015)

Coreografia: Márcia Haydée

Músicas: Ludwig Minkus (1826-1917) e Norberto Macedo (1939-2011), executadas pela Orchester Musikkollegium Winterthur, com direção musical de Christoph Gedschold

Iluminação: José Luiz Fiorruccio

Figurino: Tânia Agra

Cenário: Hélio Eichbauer, com imagens de oito desenhos de Candido Portinari*

Poemas: Carlos Drummond de Andrade

Consultoria da leitura dos poemas: Márcio Aurélio

Voz off: Leopoldo Pacheco

*Os direitos de reprodução das obras foram gentilmente cedidos por João Cândido Portinari

 

São Paulo Companhia de Dança
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.

A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho.

A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações.

Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva

Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte).

Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

 

Este release está disponível para download no site da SPCD em www.spcd.com.br em Comunicação | Releases.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.