LateralMúsica de câmaraNotíciaRio de JaneiroTecnologia

#saladigital: começa o festival Bach

A série #SalaDigital apresenta na Sala Cecília Meireles, espaço FUNARJ, no dia 13 de outubro, terça-feira, às 19 horas, pelo Canal YouTube da Sala Cecília Meireles, o primeiro concerto do Festival Bach, com a Orquestra Johann Sebastian Rio, com regência de Felipe Prazeres. A série #SalaDigital tem o patrocínio da PETROBRAS.

No programa, o Concerto de Brandenburgo nº 1 em Fá maior, o Concerto para dois violinos em Ré menor e o Concerto de Brandenburgo nº 4 em Sol maior. O Festival Bach continua nos dias 20 e 27 de outubro, sempre com a Orquestra Johann Sebastian Rio recebendo convidados.

Ao longo da transmissão serão arrecadadas doações para o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos do Rio de Janeiro SATED-RJ, que auxilia profissionais de teatro e música duramente atingidos pela interrupção de concertos, óperas e peças de teatros por causa da pandemia de Covid-19.

A Sala Cecília Meireles segue o Protocolo de Segurança Sanitária da Funarj e o palco foi preparado para que os músicos se apresentem com segurança. Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no YouTube da Sala Cecília Meireles e no da FUNARJ.

O link para a transmissão é https://www.youtube.com/c/salaceciliameireles


PROGRAMA

Os Concertos de Brandenburgo são uma coleção de seis peças musicais compostas por Johann Sebastian Bach entre 1718 – 1721, dedicados ao Marquês Cristóvão Ludovico de Brandemburgo-Schwedt em 1721. São considerados como expoentes da música do período barroco, além de estar entre os clássicos mais populares. Estas peças foram esquecidas na biblioteca do marquês até sua morte em 1732. Os concertos foram descobertos nos arquivos de Brandenburgo no século 19, sendo publicados em 1850.

Johann Sebastian Bach
Concerto de Brandenburgo nº1, em Fá maior, BWV 1046
– Allegro Moderato
– Adagio
– Allegro
– Menuetto
Trio I
Menuetto da capo
Trio II
Menuetto da capo

Johann Sebastian Bach
Concerto para 2 violinos em Ré menor, BWV 1043
– Vivace
– Largo ma non tanto
– Allegro
Tomaz Soares, violino e Luísa Castro, violino

Johann Sebastian Bach
Concerto de Brandenburgo Nº4, em Sol maior, BWV 1049
– Allegro
– Andante
– Presto
Priscila Rato, violino

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.