InfantilLateralNotíciaRio de JaneiroTecnologia

#Sala Digital – OPES e o Blim-blem-blom

A série #SalaDigital apresenta na Sala Cecília Meireles, espaço FUNARJ, no dia 28 de novembro, sábado, ao meio-dia, o PROGRAMA BLIM-BLEM-BLOM, transmitido ao vivo pelo Canal YouTube da Sala Cecília Meireles.

Com direção e apresentação de Tim Rescala, e participação da menina Betina Fonseca, o programa faz parte da série CONCERTOS PETROBRAS PARA TODA A FAMÍLIA.

A Orquestra Petrobras Sinfônica é a convidada para o programa, que apresentará vinte canções do Guia Prático de Heitor Villa-Lobos, com arranjos de Víttor Santos.

O Guia Prático de Heitor Villa-Lobos é uma coletânea de 137 arranjos criados pelo compositor nos anos 1930 para a nossa música folclórica. Ao recolher, sistematizar e dar vida nova ao folclore brasileiro, com arranjos e adaptações de extremo bom gosto e inventividade, Villa-Lobos solidificou um legado essencial da nossa herança cultural.

 Ao longo da transmissão serão arrecadadas doações para o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos do Rio de Janeiro SATED-RJ, que auxilia profissionais de teatro e música duramente atingidos pela interrupção de concertos, óperas e peças de teatros por causa da pandemia de Covid-19.

A Sala Cecília Meireles segue o Protocolo de Segurança Sanitária da Funarj e o palco foi preparado para que os músicos se apresentem com segurança.  Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no YouTube da Sala Cecília Meireles e no da FUNARJ.

 

PROGRAMA

 Villa-Lobos (arranjos)

Os Pombinhos
A Dança da Carranquinha
Cai, Cai Balão
Capelinha de melão
Vamos, Maninha

Bezuntão da Lagoa
Uma, Duas Angolinhas
Viva o Carnaval
Os Escravos de Jó
Hei de Namorar

 
Padre Francisco
A Praia
O Pião
Cachorrinho
A Cotia

 
Machadinha
Pai Francisco
Olha Aquela Menina, Meninas
Ó Meninas
Garibaldi Foi à Missa.

Blim-Blem-Blom

É um programa criado e produzido por Tim Rescala, com a intenção de apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil. O nome vem de uma suíte composta por Tim, de mesmo nome. A proposta é tratar a linguagem musical como uma brincadeira. A série já passou por algumas temporadas, com diferentes formatos, mas sempre com a participação de crianças na equipe. A temporada atual conta com a participação da musicista Betina Fonseca. Betina e Tim entrevistam, apresentam e comentam as obras e compositores interpretados pelos artistas convidados do programa.

 

O link para a transmissão é https://www.youtube.com/c/salaceciliameireles.

(+55) 21 2332-9224

www.salaceciliameireles.rj.gov.br

https://www.facebook.com/salaceciliameireles/

Twitter: @SalaCeMeireles

Instagram: @salaceciliameireles

Podcast da Sala Cecília Meireles: https://spoti.fi/2SuTfrg

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.