LateralNotíciaRio de JaneiroTecnologia

Sala Cecília Meireles – Projeto Gestores 2020

Doze estudantes de graduação e pós em música terão um ciclo de palestras e tutoriais on-line sobre o dia a dia de uma sala de concertos.

A partir da próxima segunda feira, 15 de junho, a Sala Cecília Meireles  e a Petrobras iniciam o inovador Projeto Gestores 2020, para a capacitação de novos gestores e programadores para as salas de concertos. Serão dez palestras e tutoriais on-line para 12 estudantes de graduação e pós-graduação em música e áreas afins, duas vezes por semana, com encerramento em 15 de julho.

Essa iniciativa, inédita no Rio de Janeiro, nasceu da experiência do diretor da Sala, João Guilherme Ripper, que fez um curso semelhante a este, Curso de Financement et Économie de la Culture, em 2008, na França.

Para Ripper, “o Programa Gestores 2020 assume uma grande importância no momento desafiador imposto pela pandemia que atinge sobremaneira os equipamentos culturais e seu público. O trabalho cotidiano do gestor inclui a busca de soluções de problemas, a superação de dificuldades, a manutenção da energia construtiva no trabalho de equipe”.

Para este primeiro programa foram selecionados 12 alunos – oito mulheres e quatro homens – indicados por professores e administradores de instituições musicais do Rio de Janeiro. As palestras, que serão dadas pelos responsáveis das áreas na Sala Cecília Meireles, terão os seguintes temas:

 

Visão geral do funcionamento de uma sala de concertos;

Planejamento e realização da temporada de concertos;

Planejamento e realização das etapas de produção;

Orçamento público e privado, legislação e contratos;

Diversidade de demandas artísticas e de produção;

Iluminação, sonorização, montagem e outras rotinas  de palco;

Leis de incentivo e captação de recursos;

Divulgação e mídias sociais;

Planejamento artístico e financeiro I e II.

 

Todas as palestras serão gravadas e estarão disponíveis no canal Youtube da Sala Cecília Meireles.

www.salaceciliameireles.rj.gov.br

https://www.facebook.com/salaceciliameireles/

Podcast da Sala Cecília Meireles: https://bit.ly/2tJXVkP

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.