Balé/DançaLateralNotíciaRio de JaneiroTecnologia

Sagração da Primavera – a construção do ballet na era moderna

“Sagração da Primavera – a construção do ballet na era moderna” é o tema da Campanha #AulaEmCasa com a coreóloga, bailarina e professora Cristina Cabral e Vera Aragão, ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, a Campanha #AulaEmCasa traz dois nomes com uma longa trajetória na dança: a coreóloga, bailarina e professora, Cristina Cabral e a ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Vera Aragão.

Com o patrocínio Ouro Vale e Petrobras, elas vão abordar a criação inovadora e revolucionária, tanto de Nijinsky quanto de Stravinsky, com destaque na remontagem de 1996 e 1997 para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A live será às 14h, através do instagram (@theatromunicipalrj). Aproveite para ampliar o seu conhecimento com a Campanha #AulaEmCasa.

Cristina Cabral

Escola Estadual de Dança Maria Olenewa ( 1970) e certificada pela Royal Academy of Dance, de Londres ( 1973). É coreóloga formada pelo The Benesh Institute of Choreology, hoje Benesh International de Londres (1985) e Membro Associada do Benesh Institute (1987), com apresentação da notação original em master copy do Ballet “Gabriela” Edu Lobo/ Gilberto Motta.

Ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como bailarina em 1974 e, desde 1983, é coreóloga do TMRJ. Desde 2017 é professora de Comportamento e Atitude Profissional na Dança e de Coreologia na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO).

Vera Aragão

Ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Vera Aragão é formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Foi integrante do Corpo de Baile do Municipal de 1967 a 1982. Professora universitária no curso de licenciatura em dança há 24 anos, é Pedagoga e Doutora em Memória Social.

É também coautora de dois livros: o Programa de Ensino de Ballet e o livro infantil “Anna Pavlova”. Foi contemplada com o Troféu Personalidade do Rio, concedido pela Prefeitura RJ, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

 

SERVIÇO


Campanha #AulaEmCasa com Cristina Cabral, coreóloga, bailarina e professora e Vera Aragão, ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em “Sagração da Primavera – a construção do ballet na era moderna”

Dia 21 de setembro, segunda-feira – Live / Aula on-line às 14h

Plataforma: Instagram @theatromunicipalrj
Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.