ConcursoLateralRio de Janeiro

Rio Dance Festival

Acontece de 07 a 10 de junho der 2012, no Teatro da Universidade Bennett.

TEATRO DA UNIVERSIDADE BENNETT
Rua Marques de Abrantes, 55 térreo
Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

 
A organização do Rio Dance Festival convida todos para participarem da sua terceira edição, que acontecerá em junho próximo. Apoiado pela empresa de mídia AllDance Infok – há oito anos no mercado divulgando a dança nas suas diversas formas de expressão – e tendo à frente da organização operacional a empresa Infok Eventos Culturais, o festival oportunizará aos participantes – dançarinos, professores, coreógrafos – a exibição de seus trabalhos aqui na Cidade Maravilhosa!

Reafirmando a seriedade e a postura ética com que realizam suas atividades, a empresa organizadora do evento e sua principal apoiadora deixam claro que não possuem qualquer tipo de vínculo com escolas ou academias de dança, oferecendo, assim, aos participantes e ao público, um festival sério, ordenado, étnico e de “alto astral”, compactuando com o espírito hospitaleiro e alegre do povo carioca!

O Rio Dance Festival visa a consolidar-se como um momento e um espaço de intensa troca e de disseminação das ações promovidas durante o evento e, nessa busca, as pessoas, ideias e os projetos compõem o corpo principal de interação entre a comunidade local, artistas da dança e todos aqueles que participam do festival. Contribuindo, dessa forma, para a inserção mais dinâmica da dança e das suas atividades relacionadas no cenário do Rio de Janeiro e, por outro lado, trazendo a contribuição dessa arte para a arena cultural.

Aos concorrentes, os organizadores desejam boa sorte e enfatizam, ainda, a importância dos campeonatos de dança para o crescimento de um mercado mais promissor, em todos os níveis, para a dança brasileira.

A partir do seu lançamento, já estão oficialmente abertas as inscrições para os que desejam participar do Rio Dance Festival. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis nas páginas seguintes e também no endereço eletrônico www.alldanceinfok.com.br.

 

REGULAMENTO

 

Introdução

A realização do III Rio Dance Festival se dará nos dias 07 a 10 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, no Teatro da Universidade Bennett (Instituto Metodista Bennett – Colégio e Centro Universitário – Flamengo/RJ, situado a Rua Marques de Abrantes, nº 55, tendo como organizadora a empresas Infok Eventos Culturais e como apoiador a AllDance Infok, revista especializada em dança, que também é responsável pela divulgação do evento por meio de seu veículo impresso, atualmente sendo oferecido ao público através de 30% das bancas de jornais do Rio de Janeiro, sua mala direta (36.000 endereços de e-mail de profissionais de dança) e sua home page, através da qual as inscrições para o festival podem ser realizadas on line (www.alldanceinfok.com).

Diante da grande dificuldade de se obter apoio governamental para eventos competitivos de dança na cidade do Rio de Janeiro, a Infok empresa organizadora, mais uma vez teve arrojo, coragem e determinação de partir rumo à realização desse evento, onde o empreendimento terá como co-empreendedores todos os envolvidos com a dança, em seus diferentes interesses.

 

Objetivo

Estimular e valorizar a dança através das exibições e da confraternização entre bailarinos/dançarinos e grupos participantes, assim como incentivar a troca de experiências, para que antigos e novos talentos tenham espaço para expressar sua arte em nível nacional – fator primordial para o crescimento da dança no Rio de Janeiro e em todo o território brasileiro. Atraindo, assim, não só escolas/instituições de dança cariocas, mas também de outras localidades e estados do país.

Dessa forma, aos bailarinos/dançarinos, coreógrafos e escolas de dança será oferecida a oportunidade de participarem de um notável festival, onde cada participante possa exibir sua dança, ter seu momento de brilho, realizar seu espetáculo! E, ainda, aos empresários da dança, a ocasião para promoverem e divulgarem seus produtos e marcas num evento cujos alvos principais são o engrandecimento da dança e a ampliação do público ligado direta e indiretamente à arte de dançar.

 

Regulamento

I.    Data, Horário e Local

Data: 07 a 10 de junho de 2012
Horário das competições: a partir das 14 horas
Horário dos Workshops: a partir das 9 horas
Horário dos ensaios: de 08 as 13 horas (PALCO OFICIAL)

Local: Teatro da Universidade Bennet
Localização: Instituto Metodista Bennet (Colégio e Centro Universitário)
Rua Marques de Abrantes, nº 55 –Flamengo – Rio de Janeiro – RJ

OBS: Os horários de início estão sujeitos a alterações de acordo com o total geral de inscrições, sendo observado que os participantes serão notificados de possíveis alterações previamente.

 

II.    Inscrições

a)    Poderão ser feitas através do site www.alldanceinfok.com , acionando o link Rio Dance Festival. Neste será disponibilizado on-line a ficha de inscrição, regulamento e a ficha de autorização de imagem e som, necessárias a todos os participantes. Menores de 18 anos deverão ter também a autorização dos seus responsáveis preenchida.

b)    Os grupos que optarem por fazer suas inscrições sem a utilização do sistema on line, deverá encaminhar toda a documentação necessária para Infok Eventos Culturais Ltda, Rua Alcântara Machado, 35 sala 306; Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20081-010, A/C de Lúcia Louzada.

c)     Contatos para maiores informações poderão ser feitos através dos e-mails riodance.infok@gmail.com ou riodance@globo.com; ou através dos telefones (21) 2233-8202 e 9604-1887 (Lúcia Louzada).

d)    Documentos necessários a serem apresentados à organização do festival:
v  Cópia da certidão de nascimento ou identidade de cada um dos integrantes do grupo.
v  Autorização de imagem e som, para todos maiores ou menores de 18 anos. (modelo em anexo)
v  Autorização de imagem e som para a coreografia. (modelo em anexo)
v  Autorização do responsável para menores de 18 anos. (modelo em anexo)
v  Registro Profissional para os bailarinos da categoria Profissional.
v  Comprovante de pagamento.

e)    Cada Grupo/Escola poderá se inscrever em:
v  Até 10 coreografias Solo, Duos, Trios, Pas de Deux, Grand Pas de Deux ou Pas de Trois,  por modalidade e categoria.
v  Até 5 coreografias (conjuntos) por modalidade e categoria.
v  Não serão permitidas inscrições de Solo, Duos, Trios, Pas de Deux, Grand Pas de Deux ou Pas de Trois, na categoria baby.

f)     As fichas de inscrição bem como todos os documentos acima citados deverão ser enviados para organização do evento, inscrições limitadas, estas ficarão abertas até completar todas as vagas, e a data limite para pagamento de taxas será dia 30/05/2012. Caso haja a opção pela inscrição via on line as certidões, identidades e registros profissionais poderão também ser enviados escaneados para o e- mails riodance.infok@gmail.com ou riodance@globo.com. Somente as autorizações para os menores de 18 anos, coreografias, som e imagem deverão ser entregues até 1 hora antes da participação do grupo no evento.  Qualquer integrante do grupo que não apresentar autorização, devidamente assinada e preenchida sem rasuras, terá sua inscrição anulada da competição, bem como a organização não será obrigada a devolver o valor da taxa de inscrição.

g)    As coreografias inscritas no Rio Dance Festival, terão direito ao mesmo valor destas em minutagens, para serem passadas no palco oficial do evento. Os horários de ensaio, só poderão ser agendados, após o pagamento da taxa de inscrição ser confirmado, a escolha dos horários será feita por telefone em contato com a organização do evento.  Terão direito aqueles que tiverem suas inscrições totalmente finalizadas, isto é, taxa e documentação totalmente entregues aos organizadores do evento, e pedirem seus agendamentos até 15 dias antes do início do evento, a preferência do agendamento será de acordo com a ordem de chegada da inscrição finalizada. Após este prazo só serão agendadas as passagem se houver sobra de horário na grade de ensaios.

 

III.    Categorias

a)    Baby – de 05 anos até 07 anos e 11 meses (conjuntos)
b)    Infantil – de 08 anos até 10 anos e 11 meses
c)     Infanto-Juvenil – de 11 anos até 13 anos e 11 meses
d)    Juvenil – de 14 anos até 16 anos e 11 meses
e)    Adulto – acima de 17 anos
f)     Profissional – com registro profissional, em caso de grupo, mínimo de 60% dos integrantes com registro.

OBS: O enquadramento das coreografias de conjunto em cada categoria será feito pela idade da maioria dos integrantes, sendo aceitos até 20% de integrantes com idade fora da especificada. No caso de ultrapassar essa tolerância, a coreografia será enquadrada automaticamente pela organização do festival na categoria adequada.

Casos omissos ao regulamento serão resolvidos pela organização do evento.

 

IV.    Minutagem das Coreografias
a)                      Baby – Conjuntos até 3:30’ (três minutos e trinta segundos).

b)                      Infantil – Solos, Duos e Trios até 03 (três) minutos.
– Conjuntos até 04 (cinco) minutos.
– Conjuntos de Clássico de Repertório até 4:30’ (quatro minutos e trinta segundos).

c)                      Infanto – Juvenil – Solos, Duos e Trios até 3:30’ (três minutos e trinta segundos).
– Conjuntos até 4:30’ (quatro minutos e trinta segundos).
– Conjuntos de Clássico de Repertório até 05 (cinco) minutos.

d)                      Juvenil – Solos, Duos e Trios até 04 (quatro) minutos.
– Conjuntos até 05 (cinco) minutos.
– Conjuntos de Clássico de Repertório até 06 (seis) minutos.

e)                      Adulto – Solos, Duos e Trios até 4:30’ (quatro minutos e trinta segundos).
– Conjuntos até 05 cinco) minutos.
– Conjuntos de Clássico de Repertório até 06 (seis) minutos.

f)                       Profissional – Solos, Duos e Trios até 4:30’ (quatro minutos e trinta segundos).
– Conjuntos até 05 (cinco) minutos.
– Conjuntos de Clássico de Repertório até 06 (seis) minutos.

OBSERVAÇÕES

v Durante as apresentações, os tempos das coreografias serão cronometrados. A escola/grupo que excedê-los TERÁ A MÚSICA INTERROMPIDA NO TEMPO MÁXIMO PERMITIDO PARA A CATEGORIA, será desclassificada/o e não terá direito à devolução da taxa de inscrição, Para Solos, Duos, Pas de Deux, Grand Pas de Deux e Pas de Trois de Repertório será respeitado o tempo da obra.

v Todas as escolas que agendarem com 15 dias de antecedência suas coreografias, terão o tempo igual ao de sua minutagem para uma passagem de ensaio no palco oficial, não serão tolerados atrasos nas entradas de passagem de palco, haverá um representante da organização do evento, responsável pela verificação do cumprimento de tempo em palco.

v Antecedendo a qualquer apresentação, de quaisquer categorias, não serão aceitas as presenças de coreógrafos ou auxiliares dos mesmos, no palco para organizarem os lugares dos participantes, estes deverão aprender suas localizações durante o horário de passagem de palco.

 

V.    Modalidades

a)    Ballet Clássico de Repertório – sendo apresentada com total fidelidade a obra.
b)       Ballet Clássico Livre – coreografias criadas ou remontadas em nossa época, que não pertençam a repertório.
c)    Moderno e Neoclássico – que adotem técnicas das escolas modernas, neoclássicas e seus pioneiros.
d)    Contemporâneo – todas as formas de dança que adotem conceitos da pós-modernidade.
e)    Estilo Livre – que englobem vários estilos e não façam parte definida de nenhuma modalidade.
f)     Jazz – estruturadas na técnica jazz dance.
g)    Sapateado – baseado na técnica do sapateado (todos os estilos).
h)    Dança de Rua – trabalho original dos movimentos de rua, variantes do break, funk, hip-hop.
i)      Dança de Salão – a partir dos estilos e técnicas fundamentadas para dança de salão.
j)     Dança do Ventre – técnicas específicas desta modalidade.
k)    Caráter – fidelidade e técnica ao estilo folclórico proposto. (Ex: Flamenco, Cigana, Russo, Grego,                Danças populares Brasileiros etc…)
l)      Dança Gospel – fidelidade e técnica ao estilo proposto

 

5 horas totais de evento   07/06 – QUINTA-FEIRA    (SEM LINÓLEO)
HORÁRIOS CATEGORIAS MODALIDADES
14:00

ÀS

16:00

BABY

E

INFANTIL

Sapateado

Dança de Salão

Caráter (Folclóricas)

Dança do Ventre

16:30

ÀS

19:30

INFANTO-JUVENIL

E

JUVENIL

Sapateado

Dança de Salão

Caráter (Folclóricas)

Dança do Ventre

20:00

ÀS

22:30

ADULTO

E

PROFISSIONAL

Sapateado

Dança de Salão

Caráter (Folclóricas)

Dança do Ventre

 

 

tidilor loratadine

5 horas totais de evento   08/06 – SEXTA-FEIRA
HORÁRIOS CATEGORIAS MODALIDADES
14:00

ÀS

16:00

BABY

E

INFANTIL

Ballet Clássico Livre

Jazz

16:30

ÀS

19:00

INFANTO-JUVENIL

E

JUVENIL

Ballet Clássico Livre

Jazz

19:30

ÀS

22:30

ADULTO

E

PROFISSIONAL

Ballet Clássico Livre

Jazz

 

 

5 horas totais de evento   09/06 – SÁBADO
HORÁRIOS CATEGORIAS MODALIDADES
14:00

ÀS

16:00

BABY

E

INFANTIL

Ballet Clássico Repertório

Dança Contemporânea

Dança Gospel

16:30

ÀS

19:00

INFANTO-JUVENIL

E

JUVENIL

Ballet Clássico Repertório

Dança Contemporânea

Dança Gospel

19:30

ÀS

22:30

ADULTO

E

PROFISSIONAL

Ballet Clássico Repertório

Dança Contemporânea

Dança Gospel

 

 

5 horas totais de evento   10/06 – DOMINGO
HORÁRIOS CATEGORIAS MODALIDADES
14:00

ÀS

16:00

BABY

E

INFANTIL

Estilo Livre

Moderno / neoclássico

Dança de Rua

16:30

ÀS

19:00

INFANTO-JUVENIL

E

JUVENIL

Estilo Livre

Moderno / neoclássico

Dança de Rua

19:30

ÀS

22:30

ADULTO

E

PROFISSIONAL

Estilo Livre

Moderno / neoclássico

Dança de Rua

 

VI.Taxas

OBS: Serão considerados como conjuntos coreografias que tenham a partir de 4 integrantes.

 

a)    Ballet Clássico de Repertório
Solos R$ 60,00
Duos R$ 80,00
Trios R$ 100,00
Pas de deux R$ 90,00
Grand Pas Deux R$ 120,00
Conjuntos R$ 25,00 para escolas com 01 coreografia. Por bailarino
R$ 20,00 por coreografia (para as escolas com mais de 01 coreografia). Por Bailarino.
R$ 18,00 por coreografia (para as escolas com mais de 02 coreografia). Por Bailarino.

 

b)    As modalidades de b a K, citadas no item V, seguem o critério abaixo:
Solos R$ 50,00
Duos R$ 70,00
Trios R$ 90,00
Conjuntos R$ 20,00 para escolas com 01 coreografia. Por bailarino
R$ 18,00 por coreografia (para escolas com mais de 01 coreografia em qualquer modalidade). Por Bailarino
  R$ 15,00 por coreografia (para as escolas com mais de 02 coreografia). Por Bailarino.

 

v  Essa taxa deverá ser depositada no Banco Itaú, Agência nº 6196, Conta Poupança 10894-5/500 em nome de Lúcia Louzada.

v  Serão considerados inscritos os grupos/escolas que tiverem suas taxas identificadas até a data de 30/05/2012. Para possíveis dificuldades será aceito o documento comprobatório da referida taxa, escaneado por e-mail até a data limite. Quaisquer outros tipos de problemas/considerações serão analisados pela comissão organizadora do festival.

v  A taxa não será devolvida ou transferida a outro participante.

 

VI.    Classificação e Premiação

a)    Classificação:

v  As coreografias apresentadas serão analisadas por um corpo de jurados composto por 03 (três) ou mais integrantes de expressão no meio artístico da dança, que estará observando detalhadamente cada apresentação e considerando os quesitos: coreografia, figurino, desenho coreográfico, criatividade, musicalidade e ritmo, interpretação, fidelidade ao estilo (para obras de Repertório), cronometragem e desempenho técnico.

v  A classificação será determinada da maior para a menor nota definindo 1º, 2º, 3º lugares.

v  Fica a cargo dos jurados, no caso de empate, o critério a ser adotado para desempatar.

v  Não caberá recurso, contra o resultado apresentado pelo corpo de jurados.

v  Ao corpo de jurados é facultado o direito de não premiar nenhum grupo ou participante, caso os concorrentes não correspondam, ao nível de desempenho estabelecido pelo corpo de jurados.

v  Para a classificação serão adotados os seguintes critérios:

·         1º lugar – maior média acima de 09 (nove / 09 a 10)

·         2º lugar – média imediatamente inferior ao 1º lugar e acima de 08 (oito / 08 a 8’99)

·         3º lugar – imediatamente inferior ao 2º lugar e acima de 07 (sete / 07 a 7’99)

v  Para as categorias baby e infantil, ficam classificados os trabalhos com média acima de 06 (seis) para o Baby e média acima de 07 (sete) para o Infantil. As três maiores médias indicarão os 1º 2º e 3º lugares em cada modalidade.

 

b)    Premiação

Para esta edição estão previstas as seguintes premiações:

v  Troféus para todas as modalidades e categorias contempladas com 1º 2º e 3º lugares

v  A premiação do 1º, 2º e 3º lugares serão feitas após cada bloco e em cada dia do Festival.

v  Todos os participantes receberão o Certificado de Participação no festival.

v  Caso o responsável pelo grupo/escola/academia não esteja presente na premiação, o mesmo deverá entrar em contato com a organização para combinar a retirada do troféu no endereço citado no item II, no prazo de um mês.

v  Todas as notas e comentários serão divulgados aos diretores das escolas/grupos após o término de cada bloco.

v  Serão feitas algumas Premiações Especiais em dinheiro e outras, ao término de todo o festival, no domingo, para: Melhor Grupo, Melhor Coreógrafo, Melhor Coreografia, Melhor Bailarino e Bailarina, Bailarino e Bailarina Revelação, Incentivo à Dança e Melhor Figurino, o critério das premiações especiais fica a cargo da organização do evento junto com o corpo de jurados. Prêmio Rio Dance Festival (ofertado pela organização do evento a uma entidades, escola e/ou grupo)

 

VII.    Disposições Gerais

v  É obrigatório o uso da identificação, fornecida pela organização do evento, dentro das dependências do teatro. Bem como, os bailarinos só poderão entrar em cena com o uso da mesma.

v  Somente poderão permanecer na área interna do teatro (camarins e coxias) bailarinos, coreógrafos e dirigentes dos grupos ou escolas devidamente identificados.

§  Não será permitida a entrada no palco de professores e coreógrafos para organizarem seus grupos em cena antes de qualquer coreografia, esta infração desclassificará o grupo.

§  A entrada de pessoal de apoio em cena só será permitida para grupo que apresentarem cenários móveis, sendo permitido no máximo um minuto para montagem dos mesmos (expemplo: uso de cadeiras, caixas, colocação de objetos, etc…

§  No Rio Dance Festival não será permitido o uso de panos de ciclorama de cena, tendo em vistas que o teatro não oferece esta opção, somente cenários móveis serão permitidos.

§  Todos grupo deverão estar prontos nas coxias, apresentando ao representante da organização dois números antes de sua apresentação.

v  Os componentes das escolas/grupos deverão chegar com 01 (uma) hora de antecedência e deverão estar prontos, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes de suas apresentações. O grupo que não estiver pronto na hora de sua apresentação dançará no final do seu respectivo bloco.

v  Os recursos de cenário, iluminação e som serão os mesmos para todos os participantes, sendo operados pelos responsáveis da organização.

v  Só serão permitidos pequenos cenários removíveis de cena rapidamente pelos próprios participantes, desde que não comprometam o horário e não danifiquem nem sujem o palco.

v  Não será permitida a apresentação com animais, plantas, substâncias químicas ou objetos cortantes que possam sujar ou danificar o palco, atingir a platéia ou ferir os bailarinos e atrapalhar a apresentação dos outros concorrentes. Bem como a utilização de fogo e nu total ou parcial, não sendo, ainda, permitida a utilização de “breu” pelos bailarinos (as), sob pena de desclassificação.

v  Não serão aceitos instrumentos musicais que necessitem de equipamentos ou ligações especiais.

v  As músicas deverão ser gravadas em CDs ou MDs e deverão estar com o responsável da escola/grupo na cabine de som e luz, 03 (três) coreografias antes da sua apresentação. Não nos responsabilizamos pela qualidade dos CDs ou MDs. É aconselhável que os grupos tragam 02 CDs para cada coreografia, devidamente etiquetados com o nome do grupo e da coreografia e sugerimos que seja gravada somente uma única faixa por cada CD.

v  O tamanho do palco é de 13m de frente por 10m de profundidade e estará coberto com linóleo.

v  A ordem de apresentação é de responsabilidade única da comissão organizadora do festival e não serão aceitos pedidos de troca da ordem das mesmas.

v   A Organização não se responsabilizará por objetos deixados nas dependências do teatro ou em qualquer outra dependência referente ao festival, ficando sob responsabilidade dos diretores, coordenadores e coreógrafos das escolas/grupos a colaboração para bom andamento do evento.

v  O uso de filmadora e câmera fotográfica só será permitido quando os usuários o façam de seus lugares na platéia e fica expressamente proibido o uso de flash ou iluminação adicional.

v  O evento será filmado e fotografado e os filmes e fotos comercializados na hora pelos respectivos profissionais, e por isso, a organização se exime de qualquer responsabilidade.

v  O responsável pela obra inscrita, ao assinar a ficha de inscrição, declara estar ciente de todas as normas deste regulamento, se responsabilizando em transmitir tais informações aos integrantes do grupo ou escola sob sua responsabilidade.

v  A Organização do Rio Dance Festival é soberana para resolver os casos omissos, bem como para realizar qualquer mudança que entenda ser para o melhor andamento do evento.

 

REALIZAÇÃO:

RIO DANCE FESTIVAL
Rua Alcântara Machado, 35 – sala 306 Centro – RJ. – Cep: 20081-010
Tel.: (21) 2223-3390 / 9604-1887
Site: www.alldanceinfok.com
E-mail: riodance.infok@gmail.com e riodance@globo.com

 

Comissão Organizadora

INFOK EVENTOS
Lúcia Louzada / Lucilene Borges

 

APOIO e DIVULGAÇÃO

REVISTA ALLDANCE INFOK

 

APOIO CULTURAL

INSTITUTO METODISTA BENNETT
(Colégio e Centro Universitário)

 } else {

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.