CríticaLateral

Richard Straus é homenageado no Festival de Ópera de Brasília

Quarto Festival de Ópera de Brasília homenageou os 150 anos de nascimento do compositor Richard Strauss.

Devido à reforma do Teatro Nacional o concerto ocorreu no Teatro Pedro Calmon nos dias 18 e 19 de Julho. Teatro administrado pelo Exército Brasileiro e com grande capacidade de público, de bela arquitetura e com acústica que favorece o canto e a música. Esteve com metade de suas cadeiras ocupadas pelos brasilienses que se deleitaram com solistas de alto nível e orquestra de qualidade.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, regida por Cláudio Cohen, mostrou musicalidade robusta, com naipes equilibrados e sonoridade que respeita a voz dos solistas. Cohen extraiu da orquestra música com volume e andamentos que respeitam a linha vocal. As interessantes explicações do maestro sobre o programa a ser apresentado trazem elucidações ao público leigo.

A primeira solista a se apresentar foi Tati Helene: a soprano cantou As Quatro Últimas Canções,  best place to buy viagra online de Strauss. Apresentou uma linha vocal afinada e melódica com um timbre que exala uma voz cristalina e sedutora. Domina com mestria a técnica vocal e consegue ser expressiva nas partes densas e lírica e suave nas partes poéticas. Mostrou segurança em um repertório que faz tremer muito soprano e fez parecer fácil cantar As Quatro Últimas Canções. online  Quem tem um dom é assim, faz coisas difíceis parecerem fáceis. Helene tem o dom do canto e interpreta os sentimentos que a música expressa.

Verdana Simic encarou um repertório para lá de complicado: natural da Bósnia Herzegovina fez a cena final da ópera Salomé,  Order Ah du woltest mich nicht deinen Mund kussen lassen e da ópera de Richard Wagner, Tristão e Isolda,Liebestod. Most. Mostrou um timbre denso que diversas vezes tendia ao agressivo para vencer a orquestração de Strauss e Wagner. Voz grande, cheia e com emissão que enche a sala. Cotada para cantar a ópera Salomé inteira estranhamente usa partitura, a virada da página quebra qualquer iniciativa cênica e torna tudo artificial.

Jean Nardoto cantou a ária In Fernem Land, da ópera Lohengrin, e a famosa ária  http://alokapidakaldim.com/buy-colchicine-nz.html La Donna è mobile, de Verdi. Apresentou uma voz com timbre melodioso e sólido, exibiu técnica segura e emocionou nas suas duas intervenções. Marcelo Ferreira buy aldara online é um dos raros barítono  dramáticos da cena nacional: sua voz tem graves fartos . Cantou árias de peso: O du , mein holder abendstein, de Tanhauser, de Wagner, e Nemico della patria, Order da ópera  http://cleaningmygun.com/2018/02/mircette-generic-azurette/ Andrea Chenier, de Giordano. Em ambas mostrou técnica segura em uma voz potente e bem projetada.

A ária Cruda sorte! Amor tiranno, da ópera L’Italiana in Algeri, interpretada pelo mezzo-soprano Ângela Diel mostrou o lado humorístico do compositor. Diel imprimiu agilidade e voz com bons graves em um belo timbre. Não conseguiu a mesma expressividade, a mesma pegada na ária Mon coeur souvre a ta voix, da ópera Sansão e Dalila, de Saint Saens. Janette Dornellas começou fria em Um bel di vedremo, pecou na respiração e não se entendeu muito bem com Puccini. O soprano teve melhores momentos nas árias verdianas Tacea la note placida e Pace, pace  online mio dio. Sua voz saiu expressiva com bons agudos em um fraseado correto.

A capital federal também é cultura. O Festival de Ópera de Brasília já esta na sua quarta versão e está se arraigando na vida dos brasilienses, transmitindo cultura para toda a população. Além do festival, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro faz apresentações regulares na cidade. A resposta é a presença do público que vai se acostumando a frequentar teatro de ópera e concertos. Que a Orquestra e o Festival durem muitos anos.

Ali Hassan Ayache viajou a Brasília a convite da Opera Atelier Artists e do IV Festival de Ópera de Brasília.

 }

Leave a Response

Ali Hassan Ayache
Bacharel em Geografia pela USP. Apreciador de ópera, balé e música clássica. Ativo no meio musical, mantém o blog http://verdi.zip.net/. Escreve críticas, divulga eventos, entrevista personalidades e resenha óperas e balés em DVD.