LateralMinas GeraisMúsica antigaNotíciaTecnologia

Recital de órgão com Giulio Mercati

Concertista requisitado e diretor artístico de diversas séries e festivais na Itália, Suíça e Espanha, o italiano Giulio Mercati apresenta-se em recital de órgão no 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga – Edição Virtual no dia 24 de novembro.

Realizado durante o FIO – Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, em Portugal, o concerto foi gravado na Igreja Matriz de Ribeirão para apresentação no evento brasileiro, graças à parceria desta edição com o festival português.

Durante a apresentação, Giulio Mercati utiliza dois órgãos da Matriz – um órgão histórico de 1874 e outro novo, adquirido em 2018. A valorização do patrimônio orgânico – quer histórico, quer moderno – das paróquias de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso, é um objetivo do FIO, que tem como diretor artístico o cravista ítalo-brasileiro Marco Brescia. O recital de Mercati integrou a semana principal de concertos do festival português.

No programa, composições de Händel, Cabanilles, Scarlatti – executadas no órgão histórico da Matriz de Ribeirão – e de Bach e Krebs – para as quais Giulio Mercati utilizou o órgão moderno Klaus.

 

O 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga é uma realização da Pró-reitoria de Cultura e Centro Cultural Pró-Música/UFJF.

 

Dia 24 de novembro, às 20h, no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube

* Às 19h, palestra do professor de Música da UFJF Rodolfo Valverde faz a contextualização histórica dos programas dos concertos.

 

PROGRAMA

Órgão Histórico António José dos Santos (1874)

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Ciaccona em sol maior

Juan Cabanilles (1644-1712)
Corrente italiana

Alessandro Scarlatti (1660-1725)
Partite sull’aria della Follia


Organo Klais
(2018)

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Toccata, adagio e fuga, BWV 564

Johann Ludwig Krebs (1713-1780)
Wie schön leuchtet der Morgenstern

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Preludio e fuga in la menor, BWV 543

 

Giulio Mercati

É natural de Saronno (Itália) e iniciou seus estudos musicais aos 6 anos, através do avô materno, o maestro Lamberto Torrebruno, expoente de uma importante família de músicos. Posteriormente, especializou-se no órgão, em composição e em cravo com maestros de carreira internacional. Músico versátil, é um concertista muito requisitado a nível internacional.

Como organista e cravista solista, apresentou-se em mais de 20 países, em salas de concerto e catedrais de prestígio, desde a Sala Grande da Filarmônica de São Petersburgo à Catedral de Saint Patrick em Nova York. É muito ativo como continuísta e instrumentista de tecla junto a diversas formações, entre as quais a Orquestra da Suíça Italiana, onde colaborou com diretores da altura de Alain Lombard, Vladimir Ashkenazy, Juraj Valčuha, Alexander Vedernikov, Heinz Holliger, Howard Griffiths, Markus Poschner, Timothy Brock, Pablo González, dentre outros.

Como solista, foi acompanhado por grandes músicos na interpretação dos concertos de Händel, Haydn, Hindemith, Poulenc e Barber, por vezes atuando como maestro. É organista titular da Igreja de Santa Maria degli Angioli de Lugano. Gravou pelos selos RTSI, Bottega Discantica e Tactus.

É compositor de diversas obras, sobretudo para órgão e coro, tendo algumas de suas obras sido gravadas em disco lançado em 2019 pela gravadora Tactus, sob o título “Giulio Mercati: Interrogatorio a Maria – Opere Sacre”. Em 1996, concluiu cum laude o curso de filosofia junto a Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano.

É um musicólogo aclamado e um conferencista requisitado, além de diretor artístico de diversas séries e festivais na Itália, Suíça e Espanha. É cofundador e diretor do Curso de Música Litúrgica del Corpus Christi de Lugo (Espanha) e docente de História da Música Sacra junto à Faculdade de Teologia de Lugano.
www.giuliomercati.it

 

 

Outras informações:

Centro Cultural Pró-Música – produção.promusica@ufjf.edu.br

Pró-reitoria de Cultura – cultura.ufjf@gmail.com

YouTube – https://cutt.ly/shq4cv3

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.