Música antigaMúsica de câmaraNotíciaProgramaçãoRio de Janeiro

Raridades barrocas em concerto

Cravista Clara Albuquerque e Duo Santoro apresentam no Rio seis sonatas de Vivaldi.

 

Uma oportunidade única para os amantes da música barroca: na terça-feira, dia 16 de setembro, às 19h, a série Música no Palácio, do Centro Cultural do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro, apresenta a execução integral das orlistat in canada Cheap Pills Seis sonatas para violoncelo solo e baixo contínuo Op. 17, de Antonio Vivaldi. As peças serão executadas pela cravista Clara Albuquerque e pelos irmãos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, do Duo Santoro. A entrada é franca, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início da récita.

As seis sonatas que compõem o programa – N. 1 em si bemol maior RV 47, N. 2 em fá maior RV 41, N. 3 em lá menor RV 43 http://www.nygatan16.se/?p=5164 Pills , N. 4 em si bemol maior RV 45, N. 5 em mi menor RV 40 e N. 6 em si bemol maior RV 46 – foram compostas entre 1720 e 1730, mas publicadas pela primeira vez em Paris em 1740.

Na música barroca, apesar de muitas vezes a execução ser realizada com instrumentos históricos, as formações que combinam o cravo com instrumentos modernos são muito comuns e amplamente aceitas. Neste recital, os violoncelos terão duas funções distintas: um atuará como instrumento solista e o outro, como baixo contínuo, isto é, uma melodia em geral mais grave que acompanha a melodia principal ao longo de toda a peça, dando sustentação harmônica e condução rítmica.

online Order Clara Albuquerque

Formada pela UFRJ em 2009, é cravista acompanhadora da UFRJ desde 2010 (orquestra, recitais de alunos, aulas, ensaios e provas), e professora de cravo no curso de extensão da mesma escola desde 2012. Atuou em diversas orquestras e corais, como OSB, Petrobrás Sinfônica, Orquestra da UFRJ, Coro de Câmera da Pro Arte e Conjunto Calíope, e atualmente destacam-se suas parcerias com o flautista Eduardo Monteiro e com o Trio Reale, ao lado da cantora Michele Menezes e o trompetista Nilson Coelho.

Pills Duo Santoro (violoncelos)

Mestres em Música pela Uni-Rio e pela UFRJ, integrantes da OSB desde 1986 e da Orquestra da UFRJ desde 1989, Paulo e Ricardo Santoro têm se apresentado ao longo dos anos como solistas frente a diversas orquestras, e em variadas formações camerísticas distintas. O Duo Santoro estreou em 1990 e seu vasto repertório vai do erudito ao popular e do clássico ao contemporâneo. Seu primeiro CD, Bem Brasileiro (2013 – leia crítica aqui), todo dedicado à música nacional, obteve grande aceitação por parte do público e da crítica especializada.

 

SERVIÇO:

Seis sonatas para violoncelo solo e baixo contínuo Op. 17, de A. Vivaldi

Clara Albuquerque (cravo) e Duo Santoro (violoncelos)

16 de setembro de 2014, terça-feira, às 19h

 

Série Música no Palácio

Centro Cultural do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro (Rua Dom Manuel, 29, térreo, Centro – Rio de Janeiro).

Tel.: (21) 3133-3366 / 3133-3368

Entrada gratuita, com distribuição de senhas no local a partir das 18h30

Capacidade: 50 lugares

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.