LateralMovimentoProgramaçãoSão Paulo

Quarteto de Cordas da Cidade de SP recebe violeiro

Neymar Dias toca obras do Bach com arranjos para viola caipira.

 

 

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo volta a se apresentar na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, no dia 22, às 20h, com um programa especial, “Sebastiões”, que contará com o violeiro Neymar Dias. Os ingressos custam R$20.

Para este concerto, Neymar Dias se junta aos violinistas Betina Stegmann e Nélson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesário, formação atual do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, para executar as peças de sua autoria: Barroca, La Valse e Suite Caipira.  Além do mais, o público também poderá apreciar um novo arranjo que Neymar Dias fez para viola caipira e quarteto de cordas de duas peças do compositor alemão Johann S. Bach: Gavotte en rondeau e Wachet auf ruft uns die Stimme.

Neymar Dias revisita e recria obras de Bach. Ele é um dos mais respeitados violeiros do país e já lançou seis álbuns, o mais recente, Feels Bach, traz transcrições de obras de Johann S. Bach para viola caipira. O músico também já recriou obras de Villa-Lobos.

 

PROGRAMA

Neymar Dias
Barroca

Neymar Dias
La Valse

Neymar Dias
Suíte caipira

Johann S. Bach
Gavotte en rondeau
– Arranjo de Neymar Dias

Johann S. Bach
Wachet auf ruft uns die Stimme
– Arranjo de Neymar Dias

 

 

SERVIÇO

 

Quarteto de Cordas da Cidade de SP recebe violeiro Neymar Dias: “Sebastiões

Dia 22 de agosto, quinta-feira, às 20h 

Sala do Conservatório | Praça das Artes (Av. São João, 281 – Centro – São Paulo)

 

Ingresso: R$ 20 pelo site theatromunicipal.org.br ou na bilheteria.

Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, e sábados e domingos, das 10 às 17h.

Bilheteria da Praça das Artes – Sala do Conservatório: Funcionamento: 2h antes no dia do evento.

 

Indicação etária: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)

Dia 21 de agosto, ensaio aberto e gratuito às 18h na Sala do Conservatório

 

Neymar Dias

 

Ensaio aberto gratuito

Um dia antes da apresentação, 21/8, o grupo realiza um ensaio aberto gratuito às 18h na Sala do Conservatório. Essa é uma ótima oportunidade para acompanhar e aprender sobre o processo musical e as obras do repertório. Não tem distribuição de ingressos, basta o público chegar próximo do horário.

 

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado, em 1935, com a ideia de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros. É um grupo artístico fixo do Theatro Municipal de São Paulo. A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional. Já foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Conjunto de Câmara em 2003, 2011 e 2012 e Melhor Conjunto Camerístico em 2003, 2011 e 2012.

 

Neymar Dias

Autodidata, Neymar Dias aprendeu a tocar diversos instrumentos de corda em sua iniciação musical. Posteriormente, se formou em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e integrou orquestras respeitadas como a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) e a Orquestra Experimental de Repertório.

Em 2005, recebeu o Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola Caipira na categoria Revelação e, em 2014, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Raiz, juntamente com Toninho Ferragutti, por Festa na Roça.

Neymar Dias tocou ao lado de nomes consagrados da música popular brasileira, como Ivan Lins e Mônica Salmaso. Lançou seis álbuns, sendo o mais recente, Neymar Dias Feels Bach, de suas próprias transcrições de J. S. Bach para viola caipira.

 

 

Foto do post: Fabiana Stig

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.