Ação socialLateralNotíciaRio de Janeiro

Projeto “Grandes Vozes” lança financiamento coletivo

Objetivo é alcançar 11 mil crianças de escolas públicas.

 

Parte da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a série “Grande Vozes no Rio de Janeiro” é uma iniciativa inédita na cena lírica brasileira e que se repetirá em 2020 e 2021. A cada temporada quatro ou mais estrelas da ópera internacional se apresentarão com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e também ministrarão master classes para jovens cantores brasileiros.

Para a temporada 2020, cinco grandes cantores já estão confirmados. “Nosso objetivo principal é não só despertar o interesse pela ópera no Rio de Janeiro, como também motivar sonhos e novas possibilidades para jovens artistas brasileiros” – afirma Ilias Tzempetonidis, Diretor de Casting da Ópera Nacional de Paris. Reconhecido por descobrir talentos e lançar internacionalmente novos cantores de ópera, Tzempetonidis é um grego apaixonado pelo Rio de Janeiro. Junto ao empresário austríaco Stefan Ganglberger, trouxe ao Theatro Municipal a ideia desta série única e exclusiva de concertos no Brasil.

O projeto Grandes Vozes, desde julho de 2019 até hoje, já impactou e investiu em mais de 1.000 crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes do Rio de Janeiro, mas o seu objetivo é alcançar 11 mil crianças e adolescentes de escolas públicas do Rio de Janeiro.

Buscando investir na formação cultural e na democratização de acesso à cultura, o projeto Grandes Vozes conta com uma plataforma de formação sociocultural sustentada por três pilares: primeiro, uma apresentação especial, gratuita e aberta ao público, onde os artistas visitam escolas municipais cariocas para ensaiar uma apresentação em formato de coral com 50 crianças estudantes de música.

Em seguida, eles se apresentam em um dos cartões portais da cidade, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Catedral Metropolitana, Parque Lage, entre outros; segundo, master classes gratuitas para jovens cantores brasileiros; e, finalmente, convite a 500 crianças e estudantes de música para irem ao Theatro Municipal assistir ao concerto oficial da série, com transporte gratuito, para que possam ter contato com alguns dos mais importantes cantores de ópera da atualidade.

 

O financiamento coletivo

Para continuar realizando ações sociais com crianças de escolas públicas que estudam música e com jovens cantores líricos, os idealizadores do projeto lançaram um financiamento coletivo, buscando apoio da sociedade.

As contribuições começam com apenas R$ 15,00 e, dependendo do valor doado, recompensam o doador com brindes, produtos ou ingressos para os concertos da série.

Clique aqui para fazer a sua doação e contribua com a democratização da arte.

 

Foto do post: a soprano Lisette Oropesa e crianças no Parque Lage.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.