LateralNotíciaRio de JaneiroTecnologia

Priscila Bomfim: “Leitura à primeira vista”

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante esta pandemia, segue com uma intensa programação nas suas redes sociais, trazendo ao público o rico conteúdo dos profissionais que fazem parte de um dos teatros mais importantes do país.

Na próxima segunda, dia 22 de junho, a Pianista e Maestrina Assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, Priscila Bomfim, participa da Campanha #AulaEmCasa, que reúne os especialistas do equipamento cultural para dar aulas on-line sobre assuntos variados. A aula começa às 14h, no Instagram e Facebook do Theatro.

Priscila vai tratar de uma habilidade muito importante para todos os pianistas e musicistas: a Leitura à Primeira Vista. Ela vai fazer uma introdução ao tema, abordar quais são as aptidões envolvidas, como a habilidade pode ser desenvolvida, falar sobre as estratégias básicas de aprendizagem e os aspectos relevantes para uma boa leitura, logo no início da carreira.

Este tipo de leitura faz parte do desempenho de um músico em diversas áreas: como solista, aluno, professor, músico de orquestra e faz parte, essencialmente, do quadro de habilidades de um pianista especialista: o pianista correpetidor ou ‘acompanhador’. A leitura à primeira vista também é fundamental para aqueles que desejam ingressar no campo profissional, pois comumente o músico é exposto a situações que exigem esta aptidão. Não são raras as citações sobre grandes mestres como Mozart e Liszt, que foram reconhecidos pela sua leitura primorosa” – completa Priscila.

A artista abordará algumas estratégias básicas de aprendizagem da leitura à primeira vista, pautadas na investigação desse processo de leitura (que resultou em publicações sobre o tema), e na sua experiência musical como professora, pianista e maestrina, que inclui aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, música de câmara, concertos, preparação de cantores, direção musical e o trabalho nas produções de ópera e espetáculos do Theatro Municipal, onde é pianista e maestrina assistente.

Durante a aula on-line, o espectador poderá participar fazendo perguntas ao vivo que serão respondidas por Priscila no decorrer da explanação do assunto. Além disso, as perguntas podem ser enviadas previamente, por meio de mensagens nas mídias sociais ou para o e-mail ascomtheatromunicipal@gmail.com.

 

 Aproveite para ampliar o seu conhecimento e participe da Campanha #AulaEmCasa!

 

Priscila Bomfim

Priscila Bomfim é pianista e regente assistente da Orquestra Sinfônica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila desenvolve paralelamente uma carreira como regente, tendo sido a primeira mulher a reger óperas da temporada do Theatro Municipal – Serse, de Händel, com elenco da Academia de Ópera Bidu Sayão (2016) e La Tragédie de Carmen, de Bizet/Constant (2017).

Como assistente, regeu récitas das óperas Un Ballo in Maschera, de Verdi (2018) e Fausto, de Gounod (2019). Em 2019, regeu as óperas Os Contos de Hoffmann, de Offenbach e Orphée, de Philip Glass.

Em 2018, dirigiu concertos com a Orquestra Sinfônica da Bahia, a Orquestra Académica Bomfim (Portugal) e a ópera de câmara Piedade, de João Guilherme Ripper, na Sala Cecília Meireles. As óperas Piedade e Serse foram espetáculos eleitos pela crítica entre destaques do ano na cidade do Rio de Janeiro, em 2016 e 2018.

Também nesse ano, Priscila foi uma das seis maestras escolhidas internacionalmente para participar da 4ª Residência do Linda and Mitch Hart Institute para Mulheres Regentes, promovida por The Dallas Opera (Texas/EUA). Em 2019, regeu também os concertos de lançamento da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro, orquestra que marca a representatividade feminina no meio musical e artístico.

Ao final de masterclasses de regência, apresentou-se à frente das Orquestras Sinfônica Nacional do Chile (Chile), Sinfônica Jovem de São Petersburgo (Rússia), Filarmônica de Minas Gerais (MG), Sinfônica de Santo André (SP), Sinfônica Cesgranrio (RJ) e Järvi Academy Sinfonietta (Estônia).

Priscila iniciou seus estudos musicais em Portugal, onde nasceu. Na UFRJ, graduou-se em Piano com o título Suma cum lauda, em Regência Orquestral na classe do maestro Ernani Aguiar, e concluiu o seu Mestrado em Performance com uma relevante dissertação sobre Leitura à Primeira Vista ao Piano.

 

Foto do post: Cícero Rodrigues

 

SERVIÇO

 

Campanha #AulaEmCasa com Priscila Bomfim em “Leitura à primeira vista”

Data: 22 de junho – segunda-feira

Live / Aula on-line às 14h

Palataformas: Instagram @theatromunicipalrj 

Facebook https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/

Redes da maestrina Priscila  Bomfim:

facebook: Priscila Bomfim

instagram: @priscilabomfim.insta

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.