MPBMúsica contemporâneaMúsica sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

Pixinguinha em concerto

Primeiro concerto da série OSN Popular traz com arranjos feitos especialmente para a apresentação, sob regência de Anderson Alves (na foto).

 

Para o primeiro concerto de 2018 da série OSN Popular, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (OSN UFF) preparou um tributo a um dos maiores músicos brasileiros e um dos principais expoentes do choro brasileiro: Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha (1897-1973). No concerto, o público poderá apreciar as músicas do compositor carioca por meio de arranjos sinfônicos feitos especialmente para a apresentação pelo maestro e compositor Anderson Alves – também autor da Suíte Pixinguinha, cuja estreia ocorre na ocasião.

O concerto traz ainda Divagações n. 12, concerto para clarineta e orquestra do compositor petropolitano Vittor Santos. O solo será do clarinetista Victor Hugo Silva, vencedor do 1º Concurso OSN UFF Novos Talentos, realizado em 2017.

 

Artistas

O jovem maestro Anderson Alves é também compositor e pianista, tendo sido finalista em concursos de jovens regentes e se aperfeiçoado em regência orquestral com grandes maestros, entre eles Isaac Karabtchevsky e Kirk Trevor (Inglaterra). Como compositor, tem obras para diversas formações, dentre as quais Fantasia para orquestra sinfônica (estreada em 2014 pela OSN UFF), Divertimento para trio (dedicada ao Trio Capitu e parte do CD Novos Ventos) e Concertino para clarineta e cordas (dedicada ao prof. José Carlos de Castro). Tem, em seu repertório, obras do Barroco à música contemporânea. Atualmente, é maestro e diretor musical da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – Programa Orquestra nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, coordenador pedagógico do Projeto Som+Eu e diretor do Circuito Cultural Zona Sul.

Victor Hugo Silva

O clarinetista Victor Hugo Silva iniciou os estudos aos 11 anos e, atualmente, como 1º clarinetista da Orquestra Jovem Paquetá, se apresentou nas principais salas e teatros do Rio de Janeiro, inclusive estreando obras de diversos compositores brasileiros. Esteve recentemente em turnê pela Alemanha com a Orquestra Jovem. Em 2015, foi um dos vencedores do concurso para solistas da ORSEM e, em 2016, venceu o 6º Concurso de Música de Câmara do Festival Villa-Lobos, com seu duo Bifonia. Integra o naipe de clarinetas da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio. Victor Hugo é bacharel em clarineta pela UFRJ.

Músico há mais de quatro décadas, o arranjador, compositor, trombonista e produtor Vittor Santos é natural de Petrópolis. Referência em teoria musical, improviso, arranjo e harmonia, suas composições transitam entre o popular e o jazz. Com carreira internacional tem emprestado talento a trabalho de estrelas da MPB como Chico Buarque, Caetano Veloso, Ivan Lins, Francis Hime, Elza Soares, Gal Costa, Leila Pinheiro e Fátima Guedes, entre outras.

 

PROGRAMA:

Pixinguinha (1893-1973)
Minha vez
Vou vivendo

Vittor Santos (1965-)
Divagações n. 12
Solista: Victor Hugo (clarineta)

Anderson Alves
Suíte Pixinguinha: I – Uma Rosa para Glória | II – Os Oito Batutas | III – Dininha | IV – Segura Seu Lourenço | V – Ainda me Recordo

Pixinguinha (1893-1973)
Carinhoso

 

SERVIÇO:

 

Série “OSN Popular” – Pixinguinha

 

Orquestra Sinfônica Nacional da UFF

Vitor Hugo, clarineta

Anderson Alves, regência

 

9 de maio, quarta-feira, 19h30

Teatro da UFF (R. Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói. Tels.: 21 3674-7511 e 3674-7512)

 

Ingressos: R$ 30, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Sugestão etária: livre

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.