Pianista italiano Luca Buratto se apresenta em Campinas
Premiado artista faz apresentação única no dia 03 de agosto.
O pianista Luca Buratto é a próxima atração da Sala Watari, um espaço dedicado à música de câmara no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, no dia 03 de agosto, às 20h. O repertório começa com o compositor alemão Robert Schumann (1810-1856). Em seguida, uma homenagem a um dos maiores compositores e músicos da história, Ludwig van Beethoven (1870-1827) e, encerrando o programa, o compositor e pianista francês Maurice Ravel (1875-1937).
PROGRAMA
R. Schumann (1810-1856)
Cenas Infantis op. 15 (1838)
Por povos e terras distantes
História curiosa
Cabra-cega
A criança suplica
Completamente feliz
Grande acontecimento
Sonhando
Junto à lareira
Cavaleiro do cavalo de pau
Demasiado sério
A criança tem medo
A criança a adormece
O poeta fala
L. v. Beethoven (1870-1827)
Sonata op. 57, Appassionata, em fá menor (1804-06)
Allegro assai
Andante con moto
Allegroma non troppo
M. Ravel (1875-1937)
Le Tombeau de Couperin (1914-17)
Prélude
Fugue
Forlane
Rigaudon
Menuet
Toccata
SERVIÇO
Sala Watari recebe pianista Luca Buratto
Dia 03 de agosto, sábado, às 20h
Sala Watari (Rua Fonte das Flores, s/n – Barão Geraldo – altura do km 16 da Estrada da Rhodia)
Ingressos: R$50,00 e R$25,00 (meia entrada)
Programação completa: www.salawatari.com/programacao2019
Informações e reserva de ingressos pelo telefone ou e-mail: (19) 98968-4848 | info@salawatari.com
Luca Buratto
Desde que venceu o Honens International Piano Competition em 2015, Luca Buratto se apresentou em três continentes, tendo sido rapidamente reconhecido como um artista único: “um nome a assistir” (The Guardian), “um virtuoso incomum” (The Telegraph), “magistral” (International Piano), “um artista que é ao mesmo tempo esclarecedor e destemido” (ConcertoNet).
Em março de 2018, Buratto fez sua estreia em Berlim na Konzerthaus, seguido por uma apresentação com a London Philharmonic, conduzida por Thomas Søndergård no Royal Festival Hall. A atual temporada inclui solos com as Sinfônicas Giuseppe Verdi (La Scala, Milão), de Toronto, de Winnipeg, de Edmonton, Filarmônica de Calgary e recitais nos festivais Progetto Martha Argerich, em Lugano (Suíça), Busoni e Primavera Beethoveniana (Itália), Marlboro (EUA), Ottawa (Canadá), Verbier (Suíça), The Esplanade Recital Studio (Cingapura) e Progetto DDD, em Milão.
Após a formatura do Conservatório de Milão em 2010, Buratto obteve mestrado no Conservatório de Bolzano e estudou com William Grant Naborè no Conservatorio della Svizzera Italiana (Lugano). Seus professores incluem ainda Davide Cabassi e Edda Ponti. Também foi laureado com o 3o lugar no Concurso Internacional Robert Schumann de 2012.
Essas primeiras apresentações no Brasil trazem um aspecto afetivo muito particular para o artista. O bisavô de Luca, Renzo Massarani, italiano de Mantova, adotou o Brasil como sua segunda pátria, ao escapar, no final dos anos 30, da perseguição fascista aos judeus. Músico, compositor e arranjador, Renzo foi, durante 25 anos, o respeitado crítico de música erudita do Jornal do Brasil. E foi também uma influência e inspiração importante para o jovem Luca que, já aos 9 anos, tocou uma composição do bisavô no “Dia Internacional da Recordação do Holocausto” evento realizado em Milão. Envio, em anexo, um artigo que fala um pouco mais desta influência.
Sala Watari
O espaço Sala Watari realizou sua primeira série de concertos no ano passado. Em parceria com a Direção Cultura, os curadores Mauricy Martin e Fernando Hashimoto, músicos e professores no Instituto de Artes da UNICAMP, já prepararam a agenda para o segundo semestre. Após o concerto de abertura, com Luca Buratto, a casa recebe o pianista Cristian Budu (19/10), Pablo de Leon e Andre Rangel (09/11) e encerra a programação do ano com o Quarteto de Cordas Sagarana (07/12).
Um vídeo com uma atuação do pianista