LateralMúsica de câmaraNotíciaRio Grande do SulTecnologia

Pianista israelense Alon Goldstein faz recital virtual 

Considerado um dos maiores destaques da música erudita no mundo, o artista fará uma apresentação exclusiva pelo canal do YouTube do Instituto Ling no dia 12 de setembro, sábado, às 15h. Na ocasião, o músico interpretará ao vivo um repertório clássico com composições de Scarlatti, Debussy, Chopin e Schubert

A convite do Instituto Ling, o pianista israelense Alon Goldstein fará um recital virtual especialmente para o público brasileiro. Considerado um dos maiores destaques da música erudita no mundo, o artista se apresentaria em Porto Alegre pela primeira vez neste ano, mas sua estreia na capital gaúcha teve que ser adiada por causa da pandemia de covid-19.

A apresentação acontecerá então virtualmente no dia 12 de setembro, sábado, às 15h, com transmissão ao vivo diretamente da Universidade de Kansas City, nos Estados Unidos. Para a ocasião, Goldstein preparou um repertório clássico com composições de Beethoven, Scarlatti, Debussy, Bernstein, Albéniz, Chopin e Schubert.

O recital solo poderá ser acompanhado gratuitamente pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Interessados em assistir podem se inscrever no site www.institutoling.org.br para receber notificações e não perder o horário da live.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas e curadoria e produção da Branco Produções.

 

PROGRAMA

Domenico Scarlatti (1757/1685)
Duas sonatas

Ludwig Van Beethoven (1770/1827)
“Moonlight” Sonata

Franz Schubert
Impromptu Op. 90 nº 2

Claude Debussy (1862/1918)
Estampes 
– Nº 1 “Pagodas”
– Nº 3 “Gardens in the Rain”

Isaac Albeniz (1869/1909)
Asturias

Leonard Bernstein (1918/1990)
“Masque” from Symphony no 2

Frederic Chopin (1810/1849)
Scherzo no. 1

 

SERVIÇO

Programação on line – Recital com o pianista Alon Goldstein

Dia 12 de setembro, sábado, às 15h

Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)

Interessados em assistir podem se inscrever no site www.institutoling.org.br para receber o link direto de transmissão e notificações para não perder o horário da live

 


Alon Goldstein

Admirado por sua inteligência musical,  é um dos mais originais e sensitivos artistas de sua geração, o que o levou a ser um dos pianistas favoritos da audiência e dos críticos dos Estados Unidos, Europa e Israel. Entusiasta da educação musical, também se dedica a compartilhar a beleza da música clássica com comunidades carentes pelo mundo.

Graduou’se no Peabody Conservatory, onde estudou com Leon Fleisher e serviu como seu assistente. Em 2019, foi eleito para o Johns Hopkins Society of Scholars, uma honra reservada a poucos profissionais. Foi diretor artístico do Distinguished Artists Concert & Lecture Series, em Santa Cruz, na Califórnia, e, recentemente, foi indicado como diretor artístico do Mt. Angel Abbey Bach Festival, em Oregon. É também fundador do Emerald Coast Music Alliance, festival consagrado na Flórida.

Em temporadas recentes, atuou com a Filarmônica de Los Angeles, Orquestra Philadelphia e as sinfônicas de San Francisco, Baltimore, St. Louis, Houston, Vancouver, Kansas City, Indianópolis e Carolina do Norte, além de tocar com orquestras na França, Rússia, Romênia e Bulgária. Goldstein também mantém uma presença constante em gravações pelo selo Naxos, incluindo concertos para piano de Mozart, com o Fine Arts Quartet, e trios de piano de Dvorak com o Tempest Trio, bem como recentes gravações das sonatas para piano de Scarlatti.

 

Instituto Ling

Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde.

Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora.

O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Crédito da foto: Meagan Cignoli

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.