LateralProgramaçãoRio Grande do SulShow

OSPA realiza espetáculo inédito – ‘‘Pink Floyd Sinfônico’’

Espetáculo dedicado a uma das maiores bandas de rock de todos os tempos

No dia 7 de julho, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) imerge no universo psicodélico e experimental da banda britânica Pink Floyd. O tributo a um dos grupos precursores do rock progressivo nos anos 1960 é revivido sob a batuta de Evandro Matté. A partir das 18h, no Auditório Araújo Vianna, o maestro conduz a orquestra pela história de cinco grandes álbuns, revivendo sucessos como Another Brick In The Wall e Wish You Were Here.

Aliada da instrumentação clássica, a apresentação conta com a participação especial dos cantores Anaadi e Rafael Gubert, do guitarrista Johnny Macedo, do baixo elétrico de Gabriel Nunes, do pianista Paulo Bergman, do baterista Jorge Matte, além do Coro Sinfônico da OSPA e do Coro Infantojuvenil. O concerto garante uma viagem no tempo pelos primórdios do rock, trazendo à tona a nostalgia de quem vivenciou a trajetória da banda e de quem cresceu a escutando.

O Banrisul é patrocinador oficial do evento, que é realizado em parceria com a OSPA pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Os ingressos custam R$ 50 e estão à venda pelo site da Uhuu e na bilheteria do Teatro Bourbon Country de segunda a sábado das 13h às 21h e nos domingos e feriados das 14h às 20h. No sábado dia (6), das 10h às 18h, e no domingo (07) também haverá bilheteria física no Auditório Araújo Vianna, das 10h às 18h.

‘‘Não é de hoje que a música sinfônica, com todo seu refinamento e erudição, flerta com o rock progressivo. Nos idos dos anos 1960 e 1970 não era raro que grupos de rock, especialmente ingleses, elaborassem músicas para serem executadas por orquestras. Um dos ícones deste movimento, sem sombra de dúvidas, é a banda Pink Floyd, que conseguiu unir o experimentalismo e profundidade com a qualidade da música de concerto. O espetáculo ‘‘Pink Floyd Sinfônico’’ apresenta quatro épocas distintas da banda: a fase Syd Barrett, com todo seu psicodelismo; a fase do quarteto, quando foi lançado o fabuloso ‘‘The Dark Side of the Moon’’; a fase Roger Waters, que culminou no lançamento do “The Wall”, e, por fim, a fase David Gilmour, mais melódica e profunda musicalmente. Com orquestra, coro e solistas, a OSPA pretende explorar toda essa história através de uma linguagem sinfônica’’, afirma Evandro Matté, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Com o objetivo de revisitar todo universo de um dos maiores grupos musicais de todos os tempos, a OSPA inicia sua trajetória em uma linha do tempo que começa com Astronomy Domine, do álbum de estreia da banda, The Piper at the Gates of Dawn, escrito por Syd Barrett. Em seguida, a orquestra atravessa três canções de The Dark Side of The Moon, reconhecido como um dos maiores discos de todos os tempos, interpretado com Time, The Great Gig in The Sky e Money. A sinfônica chega ao auge do rock progressivo com Shine on You Crazy Diamond, do excêntrico álbum Wish You Were Here. Toda análise social reflexiva após o incidente de Roger Waters com um fã emerge a partir de The Wall. Considerado um marco, a partir de um muro simbólico, a orquestra executa onze canções em sequência do álbum mais crítico do Pink Floyd: The Happiest Days of Our Lives, Another Brick in The Wall (parte II), Mother, Goodbye Blue Sky, Hey You, Nobody Home, Vera, Bring the Boys Back Home, In The Flesh?, Run Like Hell e The Trial. Na sequência, a variação simbólica de Wish You Were Here, marcada pela figura de capa de um dublê em chamas, retorna ao palco com a música que leva o nome do disco. Para encerrar a jornada pela história da banda, a orquestra interpreta High Hopes, uma música introspectiva com solos de guitarra típicos de David Gilmour, do último álbum da banda, Division Bell.

 

PROGRAMA

Syd Barrett *
Astronomy Domine

David Gilmour, Richard Wright, Roger Waters *
Time

Clare Torry, Richard Wright *
The Great Gig in The Sky

Roger Waters *
Money

David Gilmour, Richard Wright, Roger Waters **
Shine on You Crazy Diamond

Roger Waters **
The happiest days of our lives

Roger Waters **
Another Brick in The Wall

Roger Waters **
Mother

Roger Waters **
Goodbye Blue Sky

Roger Waters **
Hey You

Roger Waters ***
Nobody Home

Roger Waters ***
Vera

Roger Waters ***
Bring the Boys Back Home

Roger Waters ***
In the Flesh?

David Gilmour, Roger Waters ***
Run Like Hell

Bob Ezrin, Roger Waters *
The Trial

Roger Waters, David Gilmour ***
Wish You Were Here

David Gilmour, Polly Samson *
High Hopes

Arranjos: Gilberto Salvagni (*), Alexandre Ostrovski (**), Silvane Guerra (***)

 

 

SERVIÇO

 


Série Araújo Vianna – OSPA apresenta Pink Floyd Sinfônico

Dia 07 de julho, domingo, às 18h

Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 – Parque Farroupilha/Porto Alegre)

Ingressos: R$ 50,00 –  com 50% de desconto para estudantes, portadores da Identidade Jovem, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH, e 20% de desconto para Cartão Zaffari Bourbon, Banrisul e Panvel.

Venda online: a partir de sexta-feira (07/6), no site da Uhuu, em http://bit.ly/ospa_pinkfloydsinfonico

Venda física: a partir de sexta-feira (7) de junho, na bilheteria do Bourbon Country, de segunda a sábado das 13 às 21h e domingos e feriados das 14 às 20h. No sábado (6) das 10 às 18h, e no dia do concerto (7) de julho também haverá ingressos na bilheteria do Auditório Araújo Vianna, das 10 às 18h.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

 


A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.