LateralNotíciaRio Grande do SulTecnologia

OSPA live tem canal extra para transmissões

Plataforma #CulturaEmCasa é alternativa ao canal do YouTube da OSPA.

A consolidação do OSPA Live como projeto cultural em meio à pandemia do coronavírus revelou novos formatos de relação com o público, assim como desmantelou fronteiras – geográficas e artísticas. A partir disso, a OSPA, por meio da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS), garante ao público uma segunda opção para assistir aos espetáculos ao vivo, para além do canal da Orquestra no YouTube.

Pela plataforma #CulturaemCasa é possível acompanhar onde e como quiser às apresentações do projeto online da Sinfônica, de graça.

Através do site (culturaemcasa.com.br), criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, pode-se conferir todas as apresentações remotas, além de diversos conteúdos culturais gratuitos disponibilizados pela plataforma. A parceria fomenta a ampliação de novos espaços para a música de concerto, bem como contribui para a formação de novos públicos.

O universo digital torna as fronteiras invisíveis, e esse desejado intercâmbio com a plataforma Cultura em Casa revela o quão universais podem ser as diferentes identidades culturais de nosso país. É a cultura atuando como elo revelador dos muitos brasis, da diversidade, das tradições e da inclusão”, avalia a secretária da Cultura do RS, Beatriz Araujo.


#CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos seis primeiros meses, registrou cerca de 2 milhões de visualizações e 1,5 mil conteúdos disponibilizados. O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.


OSPA Live 

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e/ou convidados realizam apresentações, em grupos reduzidos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra e pela plataforma #CulturaEmCasa, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.