OSPA live – obras de Bottesini e Amaral Vieira
Projeto online reúne repertório eclético para quinteto, com peça do período Romântico do compositor italiano e composição premiada do músico brasileiro.
A 22ª edição do OSPA Live encerra o mês de setembro com composições de estilo diversificado, que reúnem renomados nomes da história da música e um consagrado repertório de câmara.
Para concretizar esse objetivo, no próximo sábado (26), às 17h, seis músicos, entre instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e convidados, interpretam Gran Quintetto, de Giovanni Bottesini (1821-1889), e Fronteiras – Quinteto para Piano e Cordas, de José Carlos Amaral Vieira (1952-).
A apresentação fica a cargo de Luiz Guilherme Nóbrega (violino), Carol Argenta (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Rafael Figueredo (contrabaixo), além de Marina Figueredo (violino) e Daniel Benitz (piano), que se revezam entre as duas obras. O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.
Sobre o Repertório
Gran Quintetto, de Bottesini, foi escrita em 1858, em homenagem ao amigo do compositor Saverio Mercadante. De estilo Romântico, a peça contém um caráter predominantemente dramático, com variações pulsantes e brevemente interrompidas; a peça caminha para um desfecho grandioso, com um tema semelhante a uma marcha.
Compositor multipremiado e autor de mais de 500 composições, Amaral Vieira assumiu em 2000 a cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Música, instituição criada por Villa-Lobos. No ano anterior, sua composição Fronteiras – Quinteto para Piano e Cordas foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor obra de câmara.
PROGRAMA
Giovanni Bottesini (1821-1889)
Gran Quintetto
– Allegro Moderato
– Allegro ma non Troppo
– Adagio
– Allegro con Brio
José Carlos Amaral Vieira (1952-)
Fronteiras – Quinteto para Piano e Cordas
– Allegro ma non troppo
– Lento
– Molto Vivace
– Vivace ma non troppo
OSPA Live
Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo corona vírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
OSPA
A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.
SERVIÇO
OSPA LIVE – obras de Bottesini e Amaral Vieira
Dia 26 de setembro, sábado, às 17h
Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA
Acesso em bit.ly/ospalive22