LateralMúsica sinfônicaNotíciaRio Grande do SulTecnologia

OSPA live: Beethoven e Richard Strauss

Alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), convidados e um integrante da OSPA revisitam a trajetória de dois dos principais nomes da história da música de concerto.

No próximo sábado (25), às 17h, a 13ª edição do OSPA Live destaca Quarteto de Cordas Op. 18 nº 4 em Dó menor, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

A peça, que foi dedicada ao seu patrono, o príncipe Joseph Franz von Lobkowitz, fica a cargo do Quarteto da Escola – composto por Dhouglas Umabel (violino), Júlia Varini (violino), Diego D’Ávila (viola) e pela convidada Isadora Gehres (violoncelo).

O duo formado pelo músico da orquestra Leonardo Bock (violino) e pela convidada Liliana Michelsen (piano) sobe ao palco com Sonata em Mi bemol maior, Op. 18, de Richard Strauss (1864-1949).

A obra, de caráter clássico, retrata uma breve passagem pela juventude do compositor, que se consagrou, na história, com o gênero operístico e com o poema sinfônico. Em reformulação, as lives passam a contar com dois grupos de câmara, a fim de abranger mais instrumentos e novos repertórios. O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.


OSPA Live 

Projeto da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, são realizados recitais, com número reduzido de músicos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Porto Alegre Airport. Apoiador da Temporada Artística: Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

PROGRAMA

Ludwing Van Beethoven (1770-1827)
Quarteto de Cordas Op. 18 No. 4 em Dó menor 
– Allegro ma non tanto
– Andante scherzoso quasi Allegretto
– Menuetto allegretto
– Allegro

Richard Strauss (1864-1949)
Sonata em Mi bemol maior, Op. 18
– Allegro, ma non troppo
– Improvisation: Andante cantabile
– Finale: Andante – Allegro

 

SERVIÇO

OSPA LIVE

Dia 25 de julho, sábado, às 17h

Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Acesso em bit.ly/ospa_youtube

www.ospa.org.br

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.