LateralMúsica sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca na paróquia Santos Anjos

Concerto da série Música Clássica dos Santos Anjos, no Leblon

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Faz parte do Programa Orquestra nas Escolas. A Secretaria Municipal de Educação deu o pontapé inicial no programa em 2017, com vistas ao fortalecimento da educação por meio da arte. A iniciativa tem contribuído para promoção da melhoria da qualidade de vida e ensino de estudantes, por meio de aulas gratuitas de música nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A Orquestra realiza seus ensaios na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

 

Anderson Alves

Maestro Anderson Alves

Natural do Rio de Janeiro, o jovem maestro Anderson Alves também é compositor e pianista. Em regência orquestral, aperfeiçoou-se com Isaac Karabtchevsky, Eduardo Lopes, Kirk Trevor (Inglaterra), Felipe Cattapan, Ricardo Rocha e Fábio Mechetti. Estudou regência no Conservatório Brasileiro de Música e também atuou como professor substituto de regência, pianista co-repetidor e regente assistente da Orquestra na mesma instituição.

Fez especialização em regência de ensembles com Eduardo Lopes (prof. do conservatório de Bourdeaux, França), aperfeiçoando-se em um repertório para ensemble instrumental e voz pouco abordado no Brasil (Berio, Britten, D’Adamo, Ravel e Stravinsky). Em 2009, fez especialização em regência com o maestro Felipe Cattapan (Prof. da Escola Superior de Berna, Suiça), a obra abordada foi “A História do Soldado”, de Stravinsky, em concerto realizado pelo Departamento de Composição e Regência do Instituto Villa-Lobos.

Em 2011, foi finalista do Concurso Jovens Regentes da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. No mesmo ano regeu a Orquestra do 33º CIVEBRA – Curso Internacional de Verão de Brasília – DF, no concerto de encerramento do festival. Participou por 3 vezes do curso de regência da MIMO (Mostra Internacional de Música e Cinema), sob orientação do maestro Isaac Karabtchevsky.

Em 2015, foi selecionado ativamente para o 7º Laboratório de Regência, na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, tendo aulas com o maestro Fábio Mechetti e regendo a OFMG em Concerto na Sala Minas Gerais. Em 2016, atuou como regente no Festival MUNASP, em São Paulo SP, realizando obras de Holst e Bartók.

Dentre as orquestras que já regeu, destacam-se: Orquestra Sinfônica Nacional – UFF; Orquestra Sinfônica de Heliópolis (Instituto Baccarelli); Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Por 4 anos foi coordenador do Projeto “Educanção”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Paraty – RJ, que contava com cerca de 800 alunos de música. Também dirigiu o Coral Municipal de Paraty e Coral Sest Senat – Rio.

Como compositor, tem obras para diversas formações, dentre elas destacam-se: Fantasia para Orquestra Sinfônica (estreada em 2014 pela OSN-UFF); Divertimento para Trio (dedicada ao Trio Capitu e parte do CD “Novos Ventos”).

Atualmente é Maestro e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – Programa Orquestra nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. É coordenador pedagógico do Projeto Som+Eu e dirige o Circuito Cultural Zona Sul.

 

PROGRAMA

 A.Dvorak (1841-1904)
Dança Eslava No.1

Korsakov (1844-1908)
Temas de Sherazade
– Arranjo de R. Meyer

Tchaikovsky (1840-1893)
Abertura de Romeu e Julieta
– Arranjo de R. Meyer

G.Mahler (1860-1911)
Tema da Sinfonia 1 (3º mov)

G.Holst (1874-1934)
Júpiter de “Os Planetas”
– Arranjo de R. Meyer

G.Gershwin (1898-1937)
I Got Plenty O’ Nuttin
– Arranjo de A. Alves

N.Leyden (1917-2014)
Prelúdio e Fuga da “Serenata para Cordas”

Anderson Alves (1986)
Concertino para Oboé e Orquestra
I – Lembranças
II – Lúdico
– 
Solista: Guilherme Portilho
– Estreia mundial desta versão

 M.Duda (1935)
Suíte Nordestina
Lento
Baião
Seresta
Maracatu
Frevo

 


SERVIÇO

 

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Dia 27 de outubro, sábado, às 15h30

Paróquia Santos Anjos (Av. Afrânio de Melo Franco, 300, Leblon – Rio de Janeiro)

Ingresso: R$ 5 (cinco reais) com meia entrada para maiores de 60 anos, professores e estudantes, a ser recolhida na entrada.
A receita reverterá para melhoria das condições de execução dos concertos na Paróquia.

A estação Jardim de Alá do Metrô, saída B, Almirante Pereira Guimarães, fica a 150 metros da Paróquia.  Há abundante transporte por ônibus que trafegam pela Av. Ataulfo de Paiva. Os Shoppings Leblon e Rio Design Center oferecem amplo estacionamento pago.

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.