LateralNotícia

Orquestra Petrobras Sinfônica lança sua primeira animação

Orquestra Petrobras Sinfônica lança sua primeira animação,  com o objetivo de reforçar a importância da música junto ao público infantil.  “Cai Cai Balão” é a primeira de uma série de animações que estão por vir no canal do YouTube da orquestra.

Trabalhar com o lúdico é uma tarefa que vem sendo cumprida com mestria pela Orquestra Petrobras Sinfônica. Não é de hoje que crianças se mostram capazes de se envolver e embarcar numa viagem musical da mais alta qualidade.

Dia 11 de julho, será lançada a primeira animação da Petrobras Sinfônica, auxiliando mais uma vez não só no didatismo e na apreciação musical, ao apresentar aos pequenos alguns dos instrumentos de sopro que compõem uma orquestra, como levando até os adultos a se emocionarem com a envolvente execução do clássico “Cai Cai Balão”, música que compõe o Guia Prático de Villa-Lobos, trabalho de coleta e arranjos de uma centena de canções tradicionais, feito por Villa-Lobos na década de 1930.

Ao longo da animação são apresentados aos pequenos o fagote, a clarineta, o oboé e a flauta, tudo isso com a magia do som da Orquestra Petrobras Sinfônica. E nas ilustrações do vídeo o cuidado com o meio ambiente também é mostrado, afinal são balões de gás os utilizados na animação.

O Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica seleciona variadas canções de nossa cultura popular, reunidas por Villa-Lobos em seu Guia Prático, originalmente voltado para o canto coral, e as apresenta em novos formatos, sinfônicos ou camerísticos. Víttor Santos, arranjador do projeto, propõe releituras inovadoras e divertidas, que enriquecem este legado, valorizando ainda mais as tradições folclóricas brasileiras. Iniciamos com a animação de “Cai, cai balão”, pérola do cancioneiro infantil, presente na memória de muitas gerações e, se depender de nós, presente nas brincadeiras das crianças de hoje”, afirma a Diretoria Artística da orquestra.

O vídeo estará disponível no canal do YouTube da orquestra a partir do dia 11 de julho – https://youtu.be/Zl89rECHQjE

 

Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres e patrocinada pela Petrobras desde 1987, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. A orquestra vem fortalecendo sua presença digital com ampla disponibilização de conteúdo, exibição de vídeos e concertos especiais, dentre outros.

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Petrobras

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Por meio do incentivo a diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

 

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.