ConcursoLateralMinas GeraisNotícia

Orquestra Ouro Preto abre inscrições para percussionistas

Uma nova oportunidade está lançada para jovens músicos se integrarem aos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto. Dessa vez, são duas vagas para percussionistas com idade entre 18 e 28 anos (completados até 1º de maio/2020) desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio e o edital com as instruções e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.orquestraouropreto.com.br.

Em função da quarentena não haverá audições presenciais. Os candidatos devem enviar a documentação solicitada junto a um vídeo com gravação do repertório exigido e um depoimento sobre a experiência com os instrumentos.

A Academia Orquestra Ouro Preto, que é patrocinada pela SulAmérica e tem o apoio do Sesc, propõe desenvolvimento técnico de músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto, a partir do conceito de excelência e versatilidade que tem dado destaque à própria formação principal.

Além disso, propõe trabalhar a ansiedade na performance, os conceitos de musicalidade e sonoridade específica da percussão; ferramentas didático-pedagógicas para músicos e professores; o desenvolvimento de repertório específico da Orquestra Ouro Preto; e a formação de uma “rede de comunicação e desenvolvimento” entre os participantes.

Os dois jovens aprovados receberão uma bolsa no valor de R$700 e se juntarão aos 28 bolsistas que integram o corpo artístico, que, neste período de quarentena, têm recebido aulas por meio da plataforma de ensino a distância, com ensaios semanais.

Desenvolvemos um sistema próprio de ensino à distância para os alunos da Academia continuarem seus estudos. Eles gravam o material, mandam para os instrutores e esses retornam com as avaliações. As bolsas continuam sendo pagas e esse contato tão rico entre alunos e instrutores tem permanecido”, destaca o Maestro Rodrigo Toffolo.

Logo que a pandemia apareceu, a Academia Orquestra Ouro Preto elaborou um plano de ação para que as atividades não fossem interrompidas. O novo formato, a Academia Digital, permitiu que o contato entre professores e alunos continuasse para a prática orquestral.

Com orientação dos professores, o primeiro vídeo lançado foi uma releitura do naipe de violoncelos do rock “Nothing Else Matters ”, da banda inglesa Metallica. Do naipe de contrabaixos, a surpresa veio em um inusitado vídeo animado entoando a trilha do filme “A Pantera Cor de Rosa”.

Acompanhe essas e outras novidades no canal do YouTube e nas redes sociais da Orquestra Ouro Preto.

 

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.