LateralMúsica coralProgramaçãoRio Grande do Sul

Orquestra de Câmara Fundarte

Orquestra de Câmara Fundarte encerra temporada 2011 com  apresentação de Concerto Natalino  na Capital.

SERVIÇO

 

Catedral Metodista de Porto Alegre
Rua Duque de Caxias, 1676 – Centro Histórico

Dia 18.12, às  20h.

Entrada franca

 

Agraciada com o prêmio Líderes & Vencedores 2011 na categoria Expressão Cultural, a Orquestra de Câmara Fundarte encerra a temporada de concertos  deste ano  do seu 15º. aniversário no próximo domingo, dia 18, com o concerto Natalino da Série Circuito Musical Comunitário, que será  apresentado na Catedral Metodista de Porto Alegre.

Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, conta com a participação do Coral da Catedral Metodista de Porto Alegre, tendo como solistas   Jordelei dos Santos (trompete), Rosimari Oliveira (soprano) e Sérgio Santos (barítono).

 

PROGRAMA

W. A. Mozart
Divertimento em Ré Maior, K. 136
Laudate Dominum

Joseph Haydn
Concerto para Trompete

G. F. Händel
Messias  -seleção de árias

Camille Saint-Säens
Oratório de Noel: Benedictus

Felix Mendelsshon
Herbstlied e Ich Wolt meine lieb

E mais Canções tradicionais de Natal.

 

Resultados da programação de 2011

Uma das orquestras brasileiras mais atuantes, em 2011, ano  das comemorações do seu 15º. aniversário, a Orquestra de Câmara Fundarte realizou 54 apresentações, entre os concertos do Projeto  SESI Catedrais e da Série Circuito Musical Comunitário e das montagens do espetáculo Piazzolla Coreografado e da ópera cômica La Serva Padrona – em cartaz há quatro anos -,  perfazendo um público de mais de dez mil espectadores.

O desenvolvimento da programação conta com a parceria do SESI-RS, fundador da orquestra ao lado da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-Fundarte,  e de patrocínios por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Orquestra de Câmara Fundarte rx drug store pro

A exemplo da Missão desenvolvida pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, que ao longo de seus 39 anos desenvolve o ensino das Artes com a finalidade de educar -se tornando uma referência nacional neste segmento- a Orquestra de Câmara Fundarte foi criada no dia 26 de março de 1996,  a partir  da parceria entre o Serviço Social da Indústria-Sesi, RS, com a FUNDARTE, tendo como metas contribuir para o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional  e investir na formação de platéias com função pedagógica e educacional, por meio da apresentação da música orquestral para as comunidades do Interior do Rio Grande do Sul e Capital, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.

Formada por 15 músicos profissionais a Orquestra Fundarte  tem como Regente Titular, o maestro e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS,  compositor Antônio Borges- Cunha,   e como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona.

Por meio do Concurso Jovens Solistas, de âmbito nacional, que realiza há oito anos,  selecionando anualmente jovens de até 25 anos para serem solistas em suas séries de concertos,  já contemplou quase uma centena de músicos.

Com um CD gravado, a Orquestra Fundarte cruza anualmente as várias Regiões do Estado e contabiliza mais de 40 apresentações por ano. Em seus 15 anos de trajetória comemorados em 2011 já realizou 554 apresentações em teatros, igrejas e espaços alternativos de arte contemplando os públicos de mais de uma centena de cidades tendo sido aplaudida por aproximadamente 260.000 mil espectadores. Através de suas ações a Orquestra Fundarte oferece  a oportunidade de crescimento aos músicos jovens e realiza a verdadeira democratização da cultura.

No seu repertório estão incluídos os concertos do Projeto SESI Catedrais e da Série Circuito Musical Comunitário, além das montagens da ópera cômica La Serva Padrona e do espetáculo Piazzolla Coreografado. Sua agenda inclui também apresentações com formação de Quinteto, masterclasses e concertos didáticos.