LateralMúsica antigaNotíciaSão PauloTecnologia

Orquestra A Trupe Barroca se junta ao Global Hope Festival

A campanha # MúsicaSolidária, organizada pela orquestra A Trupe Barroca, se une à causa do combate à pandemia de Covid19 promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Global Hope Festival, uma ação que deseja promover a contribuição responsável com a sociedade e transmitir uma mensagem de esperança para o futuro.

# MúsicaSolidára é uma campanha online com vídeos de obras dos séculos XVII e XVIII, executadas por músicos que se têm um vínculo de afeto com a orquestra e que generosamente doaram seus talentos para transmitir suas mensagens de apoio e um momento de paz e alegria ao público através da música.

Entre os participantes da campanha: os violinistas Cynthia Freivogel (EUA) e Gastón Gerónimo (Uruguai), os brasileiros Jardel Souza na viola da gamba, José Eduardo Costa Silva no alaúde, os cravistas Carlo Arruda e Edmundo Hora e os contratenores Victor Lucas Bento, Bruno Costa e Paulo Mestre, como também o espanhol Víctor Jiménez Díaz.

Achamos importante o engajamento do nosso trabalho artístico, através de ações de responsabilidade social que, fortalecidas pelos meios de comunicação digitais, sejam capazes de transmitir uma mensagem de esperança e solidariedade“. diz Alexandra Asanache, diretora de comunicação da A Trupe Barroca.

Você também pode contribuir fazendo sua doação 👉 covid19responsefund.org/en/

Com essa ação, a orquestra está adaptando suas atividades culturais ao ambiente virtual e continua no mesmo viés com grandes projetos na temporada 2020-2021, desenvolvendo uma estratégia inovadora de acessibilidade à cultura, valendo-se dos meios de transmissão à distância.

Parte da programação da temporada: um trabalho de pesquisa com obras de compositores mineiros dos séculos XVII e XVIII e, também, de compositores portugueses e napolitanos, através de cinco concertos didáticos, projeto chamado “Música na Estrada Real” e a produção da ópera “Orlando” de G. F. Händel com a direção musical nas mãos do maestro Sérgio Dias e encenação e iluminação pelo brilhante Caetano Vilela, uma produção que verá no seu papel principal o contratenor espanhol Víctor Jiménez Díaz.

Originalmente fundado em 1998 sob o nome de Victoria Ensamble, o grupo já se apresentou com nomes importantes no cenário musical brasileiro, como Jerzy Milewski (violino), Vanja Ferreira (harpa), Sérgio Dias (flauta), Inácio de Nonno (barítono) , Aleida Schweizer (piano), entre outros.

A partir de 2017, a orquestra assumiu a ousada proposta de se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, utilizando instrumentos históricos ou cópias perfeitas, investindo em pesquisas e sutilezas de performances historicamente orientadas. Com esta nova missão, o grupo renasce em 2017 com o nome de A Trupe Barroca.

Depois de atuar em vários estados do Brasil, desde 2019 ele também expandiu suas operações para a cidade de São Paulo, onde começou a desenvolver projetos importantes, além de ganhar cada vez mais visibilidade graças ao seu compromisso de democratizar o acesso à arte, numa perspectiva de informação cultural socialmente responsável.

 

SERVIÇO

A campanha prevê a transmissão de vídeos todos os sábados às 22:00 CET através da página do Facebook 👉 fb.me/atrupebarroca, do perfil do Instagram 👉 bit.ly/InstaTrupe e através do canal do YouTube 👉 bit.ly/YouTubeTrupe

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.