LateralNotíciaRio de JaneiroTecnologia

OPES lança novo conjunto de lives – tema “Música e Inclusão” 

A série “OPES Em Ação”, da Orquestra Petrobras Sinfônica, nasceu originalmente com o foco de levar música de concerto a locais tradicionalmente desassistidos. No atual cenário, que pede ainda o isolamento social, veio a ideia de trabalhar lives com o tema “Música e Inclusão”, tendo o campo da deficiência física e intelectual como ponto chave. O objetivo é reforçar a importância da música como instrumento e auxílio na superação de obstáculos.

Está sendo realizada uma série semanal de bate-papos ao vivo, transmitidos através do YouTube da Orquestra Petrobras Sinfônica, com tradução em libras. São episódios, sempre comandado por um músico da orquestra ao lado de Monique Andries, Coordenadora do Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica, além da participação de um convidado.

Teremos lives com pessoas do espectro autista, com síndrome de down, lidaremos também com a questão das deficiências visuais e auditivas. A ideia é conseguir, de uma forma bem ampla, tocar em todas essas questões. Os convidados terão um papel importante de humanizar essa discussão e interagir com o público, sempre com a participação da música, que é o ponto chave no trabalho desenvolvido pela orquestra”, explica Monique.

Transmitido toda quarta-feira de setembro, às 11h da manhã, o “Música e Inclusão” já recebeu convidados distintos, como o tenor lírico Saulo Lucas e a Coordenadora do Grupo Surdodum, Ana Soares. Alinhado com a diretriz de democratização da música clássica, o projeto visa aproximar a orquestra do grande público, estreitando laços e derrubando fronteiras. As lives são transmitidas através do link: http://www.youtube.com/c/OPESinfonica

 

Confira abaixo a lista das lives – Música e inclusão

Dia 16/09, quarta-feira, às 11h 

Ana Soares – Coordenadora do Grupo Surdodum

Eliézer Rodrigues – Tubista da Orquestra Petrobras Sinfônica

Monique Andries – Coordenadora do Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica

 

Dia 23/09, quarta-feira, às 11h 

Luiz Otávio – Cantor

Maria Lúcia T. S. Campos – Professora do Depto. de Educação Musical do CPII

Marcelo Bonfim – Flautista da Orquestra Petrobras Sinfônica

Monique Andries – Coordenadora do Educativo da Petrobras Sinfônica

 

Dia 30/09, quarta-feira, às 11h 

Regina Colucci – Espaço Cultural Tocando em Você

Maria Angélica Luz – Cantora

Murillo Barquette – Flautista da Orquestra Petrobras Sinfônica

Monique Andries – Coordenadora do Educativo da Petrobras Sinfônica

 

Orquestra Petrobras Sinfônica 

Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 70 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

 

Petrobras 

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.