LateralMúsica contemporâneaNotíciaRio de JaneiroTecnologia

OPES faz releitura sinfônica da banda Coldplay

Com transmissão online, concerto integra série de repertório popular. Sucessos como “Paradise”, “Clocks” e “Viva la Vida” ganharam arranjos inéditos.

Com intuito de apresentar um repertório popular e aproximar uma nova geração a música de concerto, a Orquestra Petrobras Sinfônica vem realizando apresentações dos mais diversos estilos, indo do Pop ao Clássico, passando por Rock e Samba. Agora, chegou a vez de uma das bandas britânicas de maiores sucessos ao longo das últimas décadas.

Dia 19 de dezembro, a orquestra fará um concerto inédito, com releitura de quinze músicas do Coldplay, com transmissão online, diretamente do palco do Vivo Rio. Os ingressos custam a partir de R$20 e podem ser comprados através do site Eventim.

Para a apresentação, sucessos como Paradise, Clocks, Viva la Vida e A sky full of stars, vão ganhar arranjos inéditos, feitos por Ricardo Cândido. O concerto, com regência de Felipe Prazeres, faz parte da série Playlist, que integra um grande conjunto de iniciativas da Petrobras Sinfônica para democratizar a música clássica e renovar o público do gênero.

O grande público não está acostumado a ouvir uma orquestra, então é uma forma de aproximar as pessoas e apresentar a diversidade de timbres e de ritmos que uma orquestra pode alcançar. Eu, como fã de Coldplay, estou muito animado com a possibilidade de tocar esses grandes sucessos, que tem um alcance enorme. Nós, da Petrobras Sinfônica, estamos muito empolgados”, adianta Felipe Prazeres.

Além do Coldplay, a Orquestra Petrobras Sinfônica já apresentou concertos interpretando arranjos inéditos de Queen, Metallica, Pink Floyd e Los Hermanos, reunindo mais de 90 mil pessoas, entre apresentações presenciais e online.

Protocolos de segurança

Para a realização do concerto, a Orquestra Petrobras Sinfônica segue estritamente todas as orientações emitidas pelos órgãos oficiais responsáveis frente à pandemia da COVID-19. Além do aconselhamento permanente de uma equipe de saúde, foram implementados diversos protocolos de segurança recomendados pela Fundação Oswaldo Cruz exclusivamente para este evento.

A Orquestra adotará medidas como: distanciamento de dois metros entre os músicos no palco, confecção e utilização de chapas de acrílicos para músicos de sopro, estantes e partituras individualizadas, testagem de todos os membros para o COVID-19 (RT-PCR), troca de máscaras constantes, monitoramento prévio e constante da saúde dos participantes, acompanhamento de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros.

Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

 

Petrobras

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

Playlist Coldplay

PROGRAMA
Clocks
Paradise
Viva la Vida
Fix you
Yellow
My place
The Scientist
Speed of sound
Talk
Trouble
The hardest part
Adventure of a life time
A sky full of stars
Death and All his friends
Charlie Brown

 

SERVIÇO

OPES faz releitura sinfônica da banda Coldplay

Dia 19 de dezembro, sábado, às 21h  

Transmissão Online

Ingressos: https://www.eventim.com.br/event/opes-coldplay-transmissao-ao-vivo-live-onstage-13328176/

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.