LateralNotíciaRio de JaneiroShowTecnologia

Ópera x Musical – diminuindo as arestas

Eles são conhecidos como um casal 20 de cantores e têm um apelido: o Casal Poplírico. Carla Rizzi, mezzo –soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o tenor, Fernando Portari, interpretam canções líricas e de espetáculos musicais em diversos palcos do país.

Os dois artistas vão bater um papo contando as expectativas deste universo musical, em busca de desmitificar supostas rivalidades entre os dois gêneros. A live acontece na quinta-feira, 24 de setembro, às 15h, no Instagram (@theatromunicipalrj).

 

Carla Rizzi

A mezzo-soprano Carla Rizzi é uma artista versátil que usa sua voz para interpretar com notável naturalidade um repertório eclético. Com seu marido, o tenor Fernando Portari, forma o Casal Poplírico que apresenta um repertório do clássico ao popular. No último ano, Carla cantou a ópera Rigoletto, premiada produção de Jorge Takla, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, no Teatro Municipal de São Paulo.

Esteve na ópera cômica “O Grande Governador da Ilha dos Lagartos”, em Ouro Preto e na obra – prima de Gustav Mahler “Das Lied von der Erde “com a Orquestra Sinfônica de Santos, sob a direção musical do maestro Luís Gustavo Petri. Intérprete dramática,  cantou Kate Pinkerton em M. Butterfly, de Puccini , Dorabella em Cosi Fan Tutte e Cherubino em Bodas de Fígaro, de Mozart, Charlotte em Werther, de Massenet e a cigana Carmen na ópera de Bizet.

Além de recitais e concertos como sua participação na ópera “O Amor das Três Laranjas” com direção musical do maestro Isaac Karabtchevsky. Realizou inúmeros musicais na Casa Julieta De Serpa como “Tributo a Clara Nunes” e “Hollywood a Magia do cinema“ e shows como “Aqueles Carnavais” na Sala Baden Powell e no Beco das Garrafas no Rio de Janeiro e “Romance” no Teatro CESGRANRIO.

Carla é graduada em canto lírico pelo Conservatório Brasileiro de Música com especialização na Accademia Musicale Chigiana em Siena, Itália.

.

Fernando Portari

O tenor Fernando Portari é um artista que ao longo do tempo aliou a arte de seu canto à força de sua voz para tornar-se intérprete dos mais variados gêneros musicais. Com sua esposa, a mezzo-soprano Carla Rizzi, forma o Casal Poplírico que apresenta um repertório do clássico ao popular.

Artista internacionalmente reconhecido cantou no Teatro Alla Scala de Milão as óperas Fausto e Romeo e Julieta e foi partner da soprano Anna Netrebko em Berlim sob a regência do maestro Daniel Barenboim em Manon, de Massenet, além de participações em shows, musicais, concertos, recitais, trilhas sonoras de novelas e jingles comerciais.

Sua relação com Ribeirão Preto começa desde o seu primeiro recital na Capela do Campus da USP com seu irmão ao piano e produzido pelo professor da medicina Dr. Hélio Vannucchi. Foi também em Ribeirão que Fernando conheceu o maestro Roberto Minczuk e no Theatro Pedro II realizaram memoráveis concertos, desde o grande concerto de reinauguração em 1996 e a partir daí construíram uma grande e fraterna amizade na vida e na arte.

Participou ainda da aula inaugural do departamento de Música da USP Ribeirão a convite do maestro Rubens Ricciardi com quem fez vários concertos na USP Filarmônica. Paralelamente à sua bem sucedida carreira como cantor, produz com sua sócia Rosane Barbosa, espetáculos líricos em parceria com o Clube Athlético Paulistano e o SESC SP.

São apresentações compactas, fundamentadas em um diálogo do canto com imagens cinematográficas, criadas especialmente para cada espetáculo, no qual se busca a possibilidade de levar essa arte fundamental a muitos públicos de uma forma simples, bela e com baixo custo.

 

SERVIÇO


Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam  o Casal Poplírico Carla Rizzi e Fernando Portari em          “Ópera X Musical: Diminuindo as Arestas”

Dia 24 de setembro, quinta-feira – Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro@valenobrasil e @petrobras

 

 

Foto do post: Alexandre Moreira

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.