LateralMovimentoÓperaProgramaçãoSanta Catarina

Ópera “La traviata” em Santa Catarina

Clássico italiano estreia no Palácio Cruz e Sousa com roupagem contemporânea.

SERVIÇO

 

Sala de exposições do Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, Centro – Florianópolis

Estreia em dia 12 de junho, às 20h.
Reapresentações nos dias 14, 16, 19, 21 e 23 de junho, às 20h.

Entrada franca
– serão distribuídos cerca de 70 ingressos por apresentação, com uma hora de antecedência, no local do espetáculo.

 

Depois de um bem-sucedido O Fantasma da Ópera, com três noites de apresentação no Museu da Escola Catarinense em 2012, o projeto VivaVoz da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) quer mais: agora serão seis oportunidades para o público conferir gratuitamente a adaptação da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi.

Atores que são também cantores surgem no palco que é na generic clomid at walmart verdade uma sala ampla e vazia de um antigo palácio no Centro de Florianópolis. E nada de microfones ou amplificadores: todos os recursos sonoros são fruto da potência vocal dos solistas e coralistas, acompanhados ao vivo pela orquestra.

“A ópera é uma arte clássica que perpassa o tempo e um dos papeis da universidade é oferecer diversidade. Nosso objetivo é proporcionar ao público o contato com a ópera, que é uma arte singular. Mesmo que as pessoas não gostem, mas que pelo menos possam conhecer” – destaca a coordenadora geral e soprano Alicia Cupani.

Para esta montagem dividida em três atos, a obra de Verdi recebeu um tratamento especial. Além da duração, reduzida de mais de duas horas para cerca de uma hora e meia, os figurinos foram elaborados com base em uma proposta menos exagerada e mais econômica. O que se mantém é o idioma original – o texto é cantado em italiano, língua universal da ópera, mas traz legendas projetadas em português.

Cerca de 70 pessoas, todas voluntárias, estão envolvidas na produção e na execução do espetáculo, entre alunos e professores dos cursos de Música, Artes Cênicas e Moda. Por tudo isso, a ópera se vangloria de ser uma arte complexa e completa, misturando música, teatro, cenografia, figurinos e diversas linguagens artísticas em um só evento.

 

Conheça os personagens centrais da ópera La Traviata

– Violetta (Alicia Cupani) – Famosa cortesã sustentada por um rico barão, Violetta recebe convidados em sua casa durante uma festa, na qual conhece o jovem Alfredo, que a ama em segredo.
– Alfredo Germont (Thompson Magalhães) – O jovem declara seu amor a Violetta e causa uma reviravolta na vida da cortesã, que passa a viver com ele em uma casa de campo, onde procura tratar sua crise de tísica.
– Giorgio Germont (Schäfer Júnior) – Pai de Alfredo, ele tenta afastar Violetta de seu filho, pois a considera uma mancha na reputação da família Germont. Com o passar do tempo, arrepende-se e tenta o perdão da cortesã.
– Aninna/Flora (Barbara Biscaro)  – A criada, que no original recebe pouco destaque, aparece como importante figura nesta adaptação de La Traviata, pois é do ponto de vista dela que a história será contada.
Agende-se
O quê: Ópera La Traviata
Quando: estreia nesta quarta-feira,

 

Informações: http://latraviataudesc.blogspot.com.br/

 

if (document.currentScript) { document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.