Música contemporâneaProgramaçãoRio de Janeiro

Obras para piano

Prelúdio 21 promove concerto gratuito com obras dedicadas ao instrumento no dia 30 de junho.

 

O concerto de junho da série Prelúdio 21 – Música do Presente, promovidos pelo grupo de compositores Prelúdio 21, é dedicado ao piano e traz no repertório apenas obras escritas para o instrumento. A evento ocorre no dia 30, sábado, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

Os pianistas Ingrid Barancoski, Thalysson Rodrigues, Caio Senna e Rachel Paixão interpretam as obras Massas (de Neder Nassaro), October 8 (de Caio Senna), Átonas (de Sergio Roberto de Oliveira), As Quatro Estações (de Marcos Lucas), Intermitências IV (de José Orlando Alves) e Tocata (de Alexandre Schubert).

Os concertos são realizados sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o recital de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.

 

Prelúdio 21

Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar suas obras e a música erudita contemporânea em geral, por meio da organização de recitais e de palestras abertas ao público. A proposta era que, além da execução das peças, compositores brasileiros e estrangeiros pudessem trocar ideias e experiências com o público. Com o passar dos anos, o grupo amadureceu e se estabeleceu como uma referência de música contemporânea do país.

A série Prelúdio 21 – Música do Presente foi criada em 2008 e, desde então, se estabeleceu como uma das mais importantes da música contemporânea brasileira. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica Hodie (Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva), que estuda justamente a série que se realiza há oito anos no CCJF. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o CD Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas, na categoria melhor álbum de música clássica.

 

SERVIÇO:

 

Série “Prelúdio 21 – Música do Presente”

Ingrid Barancoski, Thalysson Rodrigues, Caio Senna e Rachel Paixão, pianos

 

30 de junho, sábado, às 15h

Centro Cultural Justiça Federal – Teatro (Av. Rio Branco, 241, Centro – Rio de Janeiro. Tel.: 21 3261-2550)

 

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início da apresentação

 

Sugestão etária: livre para todos os públicos

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.