Balé/DançaProgramaçãoSão Paulo

“O quebra-nozes” da Cisne Negro Cia de Dança

Muitas curiosidades cercam este balé de 2014.

 

CURIOSIDADES DA 31ª EDIÇÃO DE O QUEBRA-NOZES

– Ghilherme Lobo, que ganhou o APCA 2014 de Melhor Ator pelo filme” Hoje Quero Voltar Sozinho”, e está gravando a novela das 6 na Globo, dança O QUEBRA NOZES.

– O bailarino brasileiro Gabriel Figueiredo, de 14 anos, uma promessa da dança, considerado o “futuro Nureiev” por Hulda Bittencourt, fundadora do Cisne Negro Cia de Dança, irá dançar toda a temporada nos papéis de Fritz e O Quebra-Nozes. Chega no Brasil dia 8/12.

– Marcos Frota e seu circo cuidam dos efeitos especiais dos artistas performáticos do elenco (os aéreos, como o anjo que voa e o rei rato que desce do alto) do Cisne Negro no Alfa

– A bailarina e coreógrafa Ana Botafogo faz seu primeiro trabalho no Cisne Negro Cia de Dança como ENSAIADORA, isto é, sem estar no palco.

– O casal mambo 36 reviews Jacques e Janine Goossens, do renomado salão de beleza, assina penteados e maquiagem do elenco. Eles praticamente “moram” no teatro durante a temporada. Salão atende O Quebra-Nozes há mais de 10 anos. Chloé, neta do casal francês, está à frente da maquiagem há seis.

– A temporada do tradicional – e sempre inovador – balé natalino O Quebra Nozes, com a Cisne Negro Cia de Dança, de 11 a 21 de dezembro no Teatro Alfa, trará várias novidades.De 11 a 14 de dezembro dançam Karen Mesquita e Cícero Gomes, brasileiros, 1os online Bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. De 16 a 21 de dezembro estarão no palco Nadia Muzyca, argentina, 1ª Bailarina Teatro Colón, Buenos Aires, argentina / Luis Ortigoza, Argentino, 1º Bailarino do Ballet de Santiago, Chile.

– Maestro João Carlos Martins e John Boudler regem a Orquestra Bachiana SESI SP em sua participação especial (apenas dia 14 de dezembro, às 18h) no tradicional espetáculo natalino O Quebra-Nozes, apresentado há 31 anos pela Cisne Negro Cia de Dança, que dança a peça há 15 no Teatro Alfa.

 

 

SOLISTAS CONVIDADOS 2014 Buy

– De 11 a 14.12 – Karen Mesquita e Cícero Gomes, brasileiros, 1os Bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

– De 17 a 21.12 – Nadia Muzyca, argentina, 1ª Bailarina Teatro Colón, Buenos Aires, argentina / Luis Ortigoza, Argentino, 1º Bailarino do Ballet de Santiago, Chile

– Dia 14.12. (domingo) 18h00 – Orquestra Bachiana SESI SP, sob a regência dos maestros João Carlos Martins e John Boudler.

– Unicirco  Marcos Frota – efeitos especiais

 

 

A chegada do Natal anuncia também o começo da temporada do célebre e tradicional espetáculo de balé where can i buy alli orlistat O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, com produção e interpretação da Cisne Negro Cia de Dança. Aos 37 anos, uma das mais importantes companhias de dança do Brasil apresenta o clássico há 31 anos ininterruptos – há 15 no Teatro Alfa. A obra entra em cartaz no dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 21 horas. A temporada prossegue até o dia 21 de dezembro. Os ingressos, que já estão à venda pelo www.ingressorapido.com.br e na bilheteria do Teatro Alfa variam de R$ 50 a R$ 110.

 

Desde sua estreia, no final do século 19, O Quebra-Nozes se tornou uma das obras mais executadas no mês de dezembro. A peça de Tchaikovksky baseia-se em uma tradução de Alexandre Dumas para um conto original de E.T.A. Hoffman. Começa quando a pequena Clara ganha um quebra-nozes de presente na noite de Natal. O boneco, de aparência humana, acaba levando-a a um reino mágico, com muitas aventuras e guloseimas.

Nas mais de três décadas de remontagens, o espetáculo nunca deixou de se reinventar. Além do elenco oficial da Cisne Negro Cia. de Dança, contratado para esta produção, conta com solistas convidados de renome internacional, além de atores e artistas performáticos. Em 2012, o espetáculo recebeu o PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO, como o MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA, preferência popular.

Com direção artística de Hulda Bittencourt, direção de ensaios de Dany Bittencourt, conta com a preciosa colaboração dos ensaiadores Sérgio Marshall, Toshie Kobayashi e Patrícia Alquezar, além da assessoria de um dos mais importantes nomes da dança brasileira, Ana Botafogo. No papel de Fritz, participação de Gabriel Figueiredo, brasileiro de 14 anos que está dançando atualmente na John Cranko, em Stuttgart (Alemanha), uma das escolas de balé mais reconhecidas em todo o mundo. Este ano, nas atuações performáticas e efeitos especiais, a Cisne Negro conta com a parceria da Unicirco Marcos Frota, a Universidade Livre do Circo criada pelo ator.

 

Purchase O Quebra-Nozes, 31ª Edição em 2014

É no mínimo irônico imaginar que quando estreou no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, em 1892, essa obra-prima de Tchaikovsky, com coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, tenha sido um tremendo fracasso. Hoje, a fábula romântica adaptada por Alexandre Dumas (pai) do conto de E.T.A. Hoffmann encanta plateias ano após ano, e faz parte do repertório das companhias de dança mais importantes do planeta.

A fantástica história de Clara, seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho – o mago Drosselmeyer – e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, depois de enfrentar a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército, foi apresentada pela primeira vez em 1983, com produção Cisne Negro, sob a direção de Hulda Bittencourt recebendo naquele ano o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como o MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA. Desde então, foi incorporado ao repertório da Cisne Negro Cia de Dança até os dias de hoje.

Durante esses 31 anos, a produção nunca deixou de se atualizar em todos os aspectos, trazendo inúmeras novidades, com uma grande diversificação coreográfica e cênica, que emprestam um toque de originalidade e inovação ao espetáculo, sem perder a essência dessa magnífica obra.

Este ano, como solistas convidados, estão os brasileiros Karen Mesquita e Cícero Gomes, 1os Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e os argentinos Nadia Muzyca, 1ª Bailarina do Teatro Colón de Buenos Aires e Luis Ortigoza, 1º bailarino do Ballet de Santiago, Chile, além do elenco fixo da Cisne Negro Cia de Dança contratado para esta produção, atores e artistas performáticos.

Terá ainda a PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, no dia 14 de dezembro (domingo), às 18 horas da Orquestra Bachiana SESI SP, sob a regência dos maestros João Carlos Martins e John Boudler, uma das mais importantes orquestras brasileiras, aclamada no mundo todo. Esta apresentação exclusiva sela o início em 2015 de uma parceria entre FUNDAÇÃO BACHIANA E CISNE NEGRO em núcleos de musicalização na periferia da Grande São Paulo, com estudos de violino e balé e apresentações em conjunto.

No papel de Fritz, participação de Gabriel Figueiredo, um brasileiro de 14 anos que é “uma promessa da dança mundial”, de acordo com Hulda Bittencourt. Este ano, nas atuações performáticas e efeitos especiais, a Cisne Negro contará com a parceria da Unicirco Marcos Frota.

No saguão do Teatro, antes das sessões, corais convidados interpretam músicas natalinas. Trata-se de uma obra que nos faz embarcar no sonho de Clara, transportando-nos a um mundo de imagens fascinantes, repletas de magia e beleza, que ficam gravadas para sempre em nossas mentes e em nossos corações.

 

Sobre o espetáculo

Encenado em dois atos, o balé conta a fantasia de Clara, uma menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial por um deles, o boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente, adormece e entra no mundo da fantasia. Os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e O Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada.

A criação de “O Quebra-Nozes” foi inspirada em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann. Tchaikovsky se encantou com as colorações sinistras e fantásticas que envolvem a história e compôs a música para o balé. O resultado é uma obra repleta de fantasia e romantismo.

 

CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA Buy

A Cisne Negro Cia. de Dança acredita que a cultura é uma ferramenta de transformação social, alimento de esperança e sonhos de muitas pessoas, portanto dentro do seu repertório a Cisne Negro possui três obras sócio-educativas “Vem Dançar”, com argumentos de Cássia Navas, “Don Quixote e Sancho Pança, Viajando pela Dança”, autoria de Dany Bittencourt, e “Baobá” obra baseada na história do Pequeno Príncipe, criada por José Possi Neto e Dany Bittencourt.

Os trabalhos da companhia se inserem dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental, e conseqüentemente, desde o início, trabalha com coreógrafos inovadores e jovens. Seus trabalhos já foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia, Uruguai e China, o grupo exibiu se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, um trabalho construído com profissionalismo e paixão.

Sucesso de crítica e de público, em 2014 a Cisne Negro Cia. de Dança comemora 37 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta, com alguns dados relevantes de sua trajetória: já foi assistida por um público superior a 2,5 milhões de pessoas, em aproximadamente 17 diferentes países, passando por mais de 400 cidades, num total de cerca de 4.000 apresentações, numa média de 100 apresentações por ano.

 

SERVIÇO

  online

 

Teatro Alfa
Rua Bento Branco De Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo (SP)
Telefone: 5693-4000


Dias 11, 12, 13, 14, 17, 18, 19, 20 e 21 de dezembro
Quarta e quinta, às 21h. | sexta-feira, às 21h30 | sábado, às 17 e às 20h. | domingo às 15 e às 18h.

 

Ingressos:
– Balcão 2 ……………………………………………….R$  50,00
– Balcão 1 ……………………………………………….R$  60,00
– Plateia …………………………………………………R$ 110,00

Meia-entrada vendida para estudantes, 3ª idade e aposentados, mediante apresentação de documento que comprove a situação.

 

Pontos de Venda:

Cheap – Bilheteria Teatro Alfa
Telefone: 5693-4000 ou 0300 789 3377

– Ingresso Rápido – www.Ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-1212.

 

 if (document.currentScript) {