CD/DVDNotícia

O cigano em cada violinista

Música cigana hipnotiza violinista Ayran Nicodemo, que lança CD autoral com temas gitanos. http://thelonghaul.org/archives/7536 Buy

Nem só de lamentos românticos vive um violino. Muito além de Brahms e Beethoven, existe um instrumento que remonta ao ravanastron indiano, ao persa rabab ou ao medieval rebec. Esse mesmo instrumento – que era considerado diabólico nas mãos de seu grande intérprete e compositor Niccolò Paganini – reverbera ares do Leste Europeu e espalha-se pelo mundo por meio da música com inspiração no folclore gitano composta e gravada pelo violinista mineiro Ayran Nicodemo para seu primeiro CD solo: Pedra Cigana, produzido por Sergio Roberto de Oliveira Order para A Casa Discos.

São sete peças de autoria do jovem músico e uma releitura – Hora de la Munte domperidone for sale , tema tradicional do folclore romeno –, todas escritas para violino solo. As canções refletem o talento do mineiro, tanto para a composição como para a interpretação.

CD Pedra Cigana
CD Pedra Cigana

Em meio a ecos de noites enluaradas, crepitar de fogueiras e um clima passional e misterioso, destaca-se a Suíte Cigana, composta por três movimentos. O primeiro, Pedra Cigana Purchase http://www.studentspringbreak.com/spring-break/buy-lukol-de-himalaya.html Purchase , descreve a fúria de uma inesperada tempestade de granizo; o segundo, Ela Cigana Purchase , reproduz o olhar oblíquo de uma inesquecível mulher; por fim, De Luz e Trevas é descrito como uma atmosfera densa e carregada de sentimentos.

Vale mencionar também a bela e melancólica Improviso sobre um Poema Cigano, homenagem às crianças gitanas que sofreram nos campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

“Cada episódio deste álbum traz um pouco de mim, um pouco da minha história e um pouco das minhas raízes. Pedra Cigana foi aquela que abriu as portas para a música que flui de mim, às vezes quente, conturbada e veloz; outras simples, transparente e calma. Há, sim, momentos de dor e saudade nesta estrada, mas há também muitos momentos de festa e alegria”, resume Nicodemo, que integra, desde fevereiro, o naipe de violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 }} else {

1 Comment

Leave a Response

Fabiano Gonçalves
Publicitário e roteirista (formado no Maurits Binger Film Institute - Amsterdã). Corroteirista do longa O Amor Está no Ar e de programas de TV (novela Chiquititas - 1998/2000). Redator na revista SuiGeneris, no site Escola24horas e no Departamento Nacional do Senac. Um dos fundadores do movimento.com, escreve também sobre televisão para o site teledossie.com.br. - E-mail: fabiano@movimento.com