Música contemporâneaMúsica de câmaraProgramaçãoRio Grande do Sul

Novos compositores em Porto Alegre

Paula Bujes e Pedro Huff apresentam concerto Afluências, com obras de novos compositores.

 

No dia 5 de maio, sábado, às 18h, o Ecarta Musical, um dos cinco projetos da Fundação Ecarta em Porto Alegre, recebe a mistura do violino de Paula Bujes com o violoncelo de Pedro Huff. O concerto apresenta o repertório do álbum Afluências, que reúne obras de compositores como Villa-Lobos, Liduino Pitombeira, Dierson Torres, Adriano Coelho, além de composições novos talentos. O recital tem entrada gratuita.

Paula e Huff resgatam a brasilidade, destacando o choro, frevo, coco, aboio, caboclinhos, maracatu, tango, milonga e o chamamé. Afluências foi inspirado em Recife, cidade dos rios, repleta de armoriais (música erudita do Nordeste) e acompanhada de rabecas, mangues e frevos. De acordo com a violonista, o álbum significa o encontro de águas musicais de diferentes fontes, do Sul e do Nordeste do Brasil, ou seja, a música regional e a música de concerto.

 

Os músicos

O álbum Afluências foi lançado em 2017 e gravado na capela Nossa Senhora das Graças, no Recife, devido à qualidade acústica. Paula Bujes e Pedro Huff são gaúchos e trabalham em duo desde a graduação. Ambos estudaram nos Estados Unidos e se estabeleceram em Recife, onde são professores na Universidade Federal de Pernambuco. Além disso, integram festivais e ministram masterclasses pelo país e nos EUA. Neste ano, além de Porto Alegre, estarão no Festival Internacional de Campina Grande (Paraíba) e em um concerto no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro.

Paula é doutora em Artes Musicais pela Universidade Estadual da Louisiana e é especialista no método de violino do educador búlgaro Trendafil Milanov. Trabalha juntamente com discentes na adaptação do método da Bulgária ao contexto brasileiro.

Huff é violoncelista e compositor com atividade artística na música de concerto e popular. Com o trio instrumental Freveribe, composto de violoncelo elétrico, guitarra e bateria, ele percorreu Pernambuco. É doutor em música pela Universidade Estadual da Louisiana e sua obra Frevo do Acaso foi gravada e executada em diferentes formações e publicada na revista acadêmica Música Hodie.

 

Foto: Caroline Bittencourt

 

SERVIÇO:

 

Concerto “Afluências”

Paula Bujes (violino) e Pedro Huff (violoncelo)

 

5 de maio, sábado, às 18h

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Farroupilha – Porto Alegre. Tel.: 51 4009-2970)

 

Entrada gratuita, com lugares limitados

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.