Notícia

Neyde Thomas nos deixou!

Com tristeza aviso a todos sobre o falecimento de nossa querida Neyde Thomas. O corpo estará sendo velado na Igreja Batista do Bacacheri. O sepultamento será 02.08, terça-feira, às 13 horas, conforme notícia dada pela família.

Conheça mais sobre esta incrível artista que nos deixa neste momento triste.

viagra online pay with checks Neyde Thomas

Neyde Thomas

Neide estudou técnica com a professora Olga Urbany de Ivanov e repertório com o maestro André Vivanti. Sua estreia foi como Gilda na ópera “Rigoletto”, de G.Verdi.

Venceu com medalha de ouro o Concurso “Achille Peri”, em Reggio Emilia, na Itália, debutando no Teatro Municipal da cidade, representando o papel de Lucia, da ópera “Lucia de Lammermoor” de G.Donizetti.

Residiu no exterior durante vinte anos, onde desenvolveu intensa e destacada carreira internacional, tanto na ópera como em concertos; cantou nos maiores teatros internacionais dentre os quais: Metropolitan Opera House (New York), Deustche Oper (Berlim Ocidental e Oriental), Ópera de Monte Carlo, Academia de Santa Cecília (Roma), Liceu de Barcelona, Teatro Angelicum (Milão), Palais de Beaux Arts (Bruxelas), Palácio de La Musica (Barcelona), Palácio Del Congresso (Madrid), Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tornou-se membro efetivo do Deustche Oper de Berlim, na reinauguração do Komische Oper, marcando sua presença.

Atuou sob a direção de renomados maestros como: Igor Markevitchi, Lorin Maazel, Eugen Jochum, Molinari Pradelli, Giuseppe Patané, e regisseurs do porte de Walter Felsenstein, Bureslaw Barfog, Phillippo Sanjusti e Josef Svoboda. No Brasil sob a direção dos maestros Eleazar de Carvalho, Isaac Karabschewsky, Júlio Medaglia, Túlio Collacioppo, Diogo Pacheco, Alceo Bochino, Oswaldo Colarusso, entre outros. Contracenou com grandes nomes como: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Cezare Siepi, Alfredo Kraus e Montserrat Caballé.

Recebeu vários prêmios, dentre eles, o 1º lugar no “Prêmio Talentos da Maturidade do Banco Real”, interpretando “Melodia Sentimental” de Villa-Lobos e gravou um CD com as três peças que fazem parte da “Suíte Floresta Amazônica”: “Melodia Sentimental”, “Cair da Tarde” e “Canção do Amor”.

Foi-lhe concedida também a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, pela Câmara Municipal, bem como a Comenda Euclides da Cunha, do Clube dos Estados, a Medalha de Ouro no Festival de Valência, com a participação em homenagem a Lauri Volpi ao lado de Alfredo Kraus, Montserrat Caballé e Plácido Domingo. Inclui também a Medalha de Ouro – Società Giandino – Milano, Medalha de Bronze – B.I.T. Geneve Bureau Internacional aux Ouvres Genevoises – recital com obras de Marlos Nobre.

Dentre tantos, recebeu também o Notório Saber do Conselho Estadual de Educação do Paraná que concede aos seus portadores o título de Livre Docente, Doutor e Mestre.

Em 1999, foi convidada para representar o Brasil na transmissão ao vivo para o nosso país das óperas do Metropolitan Ópera House, recebendo o “Troféu Texaco Metropolitan Opera International Radio Network”. Em 2002, foi homenageada com o “Prêmio Carlos Gomes”, considerado o Oscar da Música Erudita, na categoria “Universo da Ópera”.

Já no Brasil, dividiu seu tempo entre a carreira artística – nacional e internacional, o magistério de técnica e aperfeiçoamento vocal em Curitiba e master-classes em diversas cidades do país e do exterior. Foi durante muitos anos professora concursada do Curso Superior da Escola de Música e Belas Artes do Estado do Paraná e preparadora vocal das óperas do Teatro Guaíra, além de ser orientadora vocal da Camerata Antiqua de Curitiba.

Gravou o Vídeo-Aula “A Arte de Cantar Bem”, o único no gênero que inclui a História do Canto, prática e teórica, onde são postas em evidência as técnicas do canto, com imagens envolvidas na formação da voz e sua filosofia.

Gravou o filme “Televisão Alemã – Ópera Don Giovanni” no Komische Oper, direção Walter Felsenstein. Foi diretora artística da “L’Opera Ilustrata” (Projeto da Fundação Cultural de Curitiba), espetáculos didáticos de grande sucesso em Curitiba, onde se revelaram grandes talentos.

Ultimamente, ministrava aulas particulares de técnica vocal e interpretação para centenas de alunos, dividindo seu tempo entre Curitiba e São Paulo, onde tem alunos regulares e o resto do Brasil, onde é convidada para inúmeros master-classes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rqcyUC3erDM[/youtube]

} else {

3 Comments

  1. Fico feliz de ter participado da Abertura do Festival de Londrina, onde ela foi homenageada recebendo uma placa de prata por uma vida dedicada ao canto. Fui testemunha, onde no mesmo festival ela trabalhou com alunos até sua saúde dizer: chegou a hora de parar!!! E ela, mesmo recebendo alta do Hospital de Curitiba (para onde havia sido levada aàs pressas, queria a qualquer custo voltar para Londrina e continuar seu trabalho. BRAVO!!! Adeus minha querida Neyde Thomas, se um dia alguem acreditou em mim e pela primeira vez me deu uma chance, foi você. Muito obrigado, minha querida maestra e amiga ….por estes 22 anos de convivência. Termino endossando as palavras de Martin Muehle – no FB – o Brasil perde um dos últimos, talvez o último pilar de uma escola de canto em total degeneração aqui e no mundo afora.

  2. Minha sempre professora… o quanto me ajudou e me incentivou. Seus ensinamentos estarão presentes sempre na minha voz e na minha personalidade como artista. Fui uma filha às vezes rebelde, mas sempre procurei fazer o que querias…e meu amor sempre existiu e admiração, sei que tinhas orgulho também de mim. Meu muito obrigada por tudo, em todos os momentos em que precisei nestes 20 anos!! Deixo meu beijo em sua alma, que agora está nos braços de Deus. Perdemos uma grande Diva!! uma grande Mulher!!! uma grande Mãe.

  3. Não conheci Neyde Thomas pesoalmente: minha sobrinha Marina foi quem teve esse prazer e pôde estar com ela aqui em Londrina no Festival deste ano, quando foi homenageada. Fiquei bastante triste, mas realizou seus sonhos e deixou o palco com todas as suas metas realizadas. Meus sentimentos aos familiares.

Comments are closed.

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.