LateralMinas GeraisMúsica de câmaraNotíciaTecnologia

Musicamamm – Roxane Beatriz em concerto on-line

Estrela do projeto Musicamamm desta quinta-feira, 26 de novembro, a pianista Roxane Beatriz, ex-aluna do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dá sequência à série de concertos on-line realizados pelo Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Ela apresenta um programa baseado na obra do compositor alemão do século XIX, Johannes Brahms, interpretando a Rapsódia Op.79 – n°1 e n°2, em vídeo disponibilizado a partir das 17 horas no Canal do museu no Youtube

Roxane fala da importância dessa série de concertos virtuais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, por considerar a capacidade de acolhimento e renovação da arte e da cultura em geral.  “Estamos passando por um momento muito complicado e as atividades artísticas têm grande importância no sentido de nos fazer olhar para nós mesmos, enxergando as coisas boas da vida”.

A pianista diz que, apesar de tudo, temos muito a apreciar. “Todas as iniciativas artísticas que pudermos ter acesso são válidas, por trazerem aquele calorzinho no coração, nos dando esperança. A apresentação on-line é uma das formas de propiciar momentos de bem-estar, através das plataformas digitais e das redes sociais, que têm sido meios de comunicação fundamentais nesses tempos difíceis”.

 

PROGRAMA

Johannes Brahms
Rapsódia Op.79 – n°1 e n°2



Sólida trajetória

Graduada em Piano (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Roxane Beatriz tem sua área de interesse delimitada como a música contemporânea. Ao longo de sua trajetória, conquistou premiações concedidas por instituições como o Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, em Juiz de Fora; o Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, em Diamantina; a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), ambos na capital mineira.

A jovem artista foi finalista no Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrela, em 2012, e, no ano seguinte, foi solista da Orquestra de Câmara Pró-Música no Concerto de Mozart KV 37 para piano e orquestra. O ano de 2018 foi marcado pela Menção Honrosa no 25° Concurso Nacional de Piano Professor Abrão Calil Neto, em Ituiutaba. No ano passado, foi solista da Orquestra Acadêmica da UFJF, e, atualmente, é professora no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano.


Playlist

A agente de cultura e lazer do Mamm, Carmem Mattos, ressalta a importância de dar sequência ao Musicamamm, um projeto já tradicional, que ganha uma conotação renovadora nos dias atuais. “Estamos organizando uma playlist com as apresentações disponibilizadas no Youtube, a fim de que o público que não teve a chance de conferir no dia marcado possa aproveitá-las também posteriormente”.

Ela destaca a importância dessa playlist diante da ausência de previsão de retorno às atividades presenciais. “Queremos ocupar esse espaço virtual que se tornou tão importante neste estado de pandemia. Trata-se de um meio que está sendo melhor explorado e mais visitado, se transformando em um instrumento fundamental de divulgação do conhecimento, da arte e da cultura para um público ilimitado”.

Carmem observa ainda que o Musicamamm em sua modalidade virtual reforça as oportunidades de visibilidade para os artistas que já têm uma trajetória e apresentam um trabalho de qualidade. “Gostaria de reafirmar que o projeto vem se consolidando ao longo do tempo, e que mesmo que estejamos sem as apresentações presenciais, temos nos empenhado em manter o encontro com o público”, comenta.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.